REFORÇO NA SAÚDE – Novo mutirão amplia atendimentos e garante cirurgias eletivas para 42 pacientes em Niquelândia
Procedimentos incluem cirurgia inédita de blefaroplastia no Hospital Municipal Santa Efigênia e contam com equipe especializada de fora do município, viabilizados por recursos de emendas parlamentares, segundo o prefeito Eduardo Moreira
A Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia iniciou nesta sexta-feira/20 mais um mutirão à realização de cirurgias eletivas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O trabalho da pasta comandada pela secretária Bruna Rodrigues prossegue até o próximo domingo/22, beneficiando 42 pacientes com os procedimentos no Hospital Municipal Santa Efigênia.
Em 2025, a administração do prefeito Eduardo Moreira (Novo) anunciou ter removido a fila de espera para tal necessidade após ação semelhante, que atendesse um número ainda maior de pessoas.
No entanto, dada a repercussão e a demanda constante por esse tipo de atendimento, mais pessoas passaram a buscar suas cirurgias, que agora estão sendo atendidas a contento.
Com repercussão e procura crescente pelo atendimento, novos moradores passaram a buscar o serviço, gerando nova demanda — atendida agora nesta edição do programa.
Na quinta-feira (19), a chefe do Executivo e a secretária de Saúde, Bruna Rodrigues, cumpriram o cronograma e entregaram as guias cirúrgicas aos pacientes que ingressaram no sistema no último mês de janeiro.
A secretária destacou o impacto social da iniciativa e lembrou que a redução da fila trouxe um aviso para quem aguardava há anos por atendimento.
“Essas cirurgias ocorrem com suporte de equipe especializada de fora do município — incluindo anestesista, dois cirurgiões e profissionais de enfermagem — que já realizaram avaliações pré-operatórias e exames solicitados. O acompanhamento após os procedimentos também é garantido por nossa secretaria”, afirmou Bruna.
Entre os procedimentos listados, está a realização – inédita no Hospital Municipal – da blefaroplastia funcional.
Cirurgia de correção de rotina indicada quando o excesso de pele prejudica a visão – muitas vezes associada à estética – trata-se de necessidade clínica não contemplada pelo SUS.
A ampliação das cirurgias, segundo o prefeito de Niquelândia, foi viabilizada por recursos provenientes de emendas parlamentares, com apoio do deputado federal José Nelto (UB) e de outros representantes da bancada goiana.
Ele afirmou que os investimentos estão sendo direcionados diretamente ao atendimento da população, reforçando o compromisso com a saúde pública em sua gestão no município do Norte do Estado. [Com informações do site Niquelândia News]




