IA CONTRA O CRIME – Governo do Estado incorpora inteligência artificial no trabalho das forças de Segurança Pública em Goiás
Goiás inicia uma nova fase no combate à criminalidade com a incorporação da Inteligência Artificial (IA) ao trabalho das forças policiais
Essa é a síntese do sistema IA Contra o Crime, apresentada nesta segunda-feira (26/01) pelo governador Ronaldo Caiado (UB) e pelo vice-governador Daniel Vilela (MDB) durante evento no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia.
“Com essa plataforma, estamos ampliando a capacidade de atingir os mais variados tipos de crime”, garantiu o chefe do Executivo goiano.
IA NO TRABALHO DAS FORÇAS POLICIAIS DE GOIÁS – Inédita, a solução tecnológica tem como objetivos ampliar a agilidade no atendimento às ocorrências, reduzir o tempo de elucidação de crimes e aumentar a efetividade do policiamento.
“O crime evolui e fica sofisticado. Mas nós em Goiás estamos à frente disso. [Nossa nova tecnologia] mostra que não é interessante para o bandido vir para Goiás. Seja pelo ar, água ou terra, por onde ele chegar, vai encontrar a polícia mais bem equipada”, comentou Caiado.
Com a integração da IA às câmeras de segurança, o sistema faz uma rápida identificação de veículos e pessoas suspeitas de cometer crimes.
Para tanto, há um cruzamento de dados fornecidos por vítimas e policiais, como localização, localização, vestimentas e características de veículos, como coro e fragmentos de placa.
Com isso, o sistema realiza buscas automáticas com a finalidade de traçar rotas e localizar crimes. Todas as informações são compartilhadas em tempo real com as autoridades.
PROJETO-PILOTO – Implantado há seis meses em Luziânia e Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal, o sistema já está em nove municípios da região e foi testado no aumento de 80% na solução de crimes.
Responsável por liderar o projeto, o vice-governador Daniel Vilela informou que na próxima fase será atendido o capital.
“Já estamos instalando em Goiânia e Aparecida. O próximo passo é concluído, até o fim de fevereiro, toda a Região Metropolitana. E vamos avançar para outras regiões até abril”, projetou.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, acrescentou que a instalação inclui cidades turísticas e de fronteira.
“Todo o Estado será contemplado. Serão mais de 22 mil câmeras. Tito um janeiro histórico. Iniciamos entregando quatro helicópteros que já estão em operação. Depois, a apresentação dos índices criminais, onde entramos no sétimo ano de reduções consecutivas. E hoje, com a plataforma IA Contra o Crime, a previsão é continuar com reduções expressivas”, disse.
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SEGURANÇA – A tecnologia do IA Contra o Crime é fornecida pela empresa Consórcio Goiás da Paz, vencedora de um processo de licitação pública.
A nova ferramenta é um software de inteligência policial, desenvolvido por brasileiros com experiência no Vale do Silício (EUA).
A plataforma permite o compartilhamento de alertas entre municípios e será integrada a câmeras de videomonitoramento públicas e privadas, como de comércio e condomínios.
No lançamento, o comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Luziânia, coronel Arantes, disse que a tecnologia auxiliou no atendimento a mais de 200 ocorrências no município.
Ele apresentou situações em que a ferramenta foi fundamental para o trabalho da Segurança Pública.
“Um crime bárbaro, no qual o cidadão matou a esposa e a sogra, e violentou sexualmente a enteada. Ele deu a informação de que ele tinha fugido em uma moto. Ocorreu, nosso analista de inteligência cadastradou a placa no serviço de alerta e conseguiu fazer todo o trajeto até cercar o indivíduo já na divisa do DF”, relatou.
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, destacou que a gestão atual está sempre em busca de inovação.
“Quando vemos a tecnologia chegando ao ponto de apoiar a nossa segurança pública, que já é considerada a melhor do Brasil, ela mostra que está cumprindo o seu papel”, disse.
Já o diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Rodney Silva, afirmou que “Goiás, mais do que exemplo, é uma referência”. [Informações da Assessoria de Imprensa da SSP-GO, em Goiânia]





