Niquelândia

CULTURA – Circuito das Cavalhadas 2025 terá etapa neste final de semana em Niquelândia: iniciativa da Secult recebe apoio da prefeitura

Tradição chegou ao Brasil no século XVII, ligada principalmente à Festa do Divino Espírito Santo, celebrada especialmente no Centro-Oeste, resgatando torneios medievais europeus que encenavam batalhas entre cristãos (identificados pela cor azul) e mouros (representados pela cor vermelha)

A tradição centenária das Cavalhadas terá mais uma edição memorável em Niquelândia neste final de semana. Em 2025, pelo segundo ano consecutivo, o município integra o Circuito das Cavalhadas, uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio da Prefeitura Municipal de Niquelândia.  Com mais de dois séculos de história, o circuito é um dos maiores símbolos da cultura popular goiana.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Claudia Nogueira, as Cavalhadas são inspiradas nos torneios medievais europeus que encenavam batalhas entre cristãos, identificados pela cor azul, e mouros, representados pela cor vermelha.

“Vivenciar as Cavalhadas de Niquelândia é mergulhar na história, na fé e na identidade que unem o povo goiano há mais de dois séculos. É uma celebração que preserva nossa história e fortalece a cultura popular goiana”, afirmou a titular da pasta.

Na semana passada, como se sabe,  o prefeito Eduardo Moreira – juntamente com a primeira-dama Cláudia Moreira e a secretária de Cultura – recebeu em seu gabinete o deputado estadual Lineu Olímpio de Souza, que realizou a entrega oficial de 24 jogos de vestimentas  que serão utilizadas durante as tradicionais Cavalhadas do município.

Na oportunidade, a reunião contou também com a presença dos vereadores Deyvi Charlle Araújo Alves e João Pedro Ferreira, que acompanharam este importante momento para a cultura local.

No Brasil, essa tradição chegou no século XVII, ligada principalmente à Festa do Divino Espírito Santo, celebrada em várias regiões do país, especialmente no Centro-Oeste. A narrativa tem base na obra “Carlos Magno e os Doze Pares da França”, que conta a história dos cavaleiros fiéis ao lendário imperador franco.

PROGRAMAÇÃO – A programação começa nesta sexta-feira (4) com show de Léo & Matheus, às 21 horas, no Estádio Ary Valadão. No sábado (5), às 14 horas, ocorre a bênção dos cavaleiros na Igreja Matriz São José.

Às 15 horas, será realizado o cortejo até o Estádio Ary Valadão. A cerimônia oficial terá início às 15h30, com entrada das bandeiras e da coroa do Divino, entrada dos cavaleiros, pronunciamento das autoridades e, claro, as tradicionais corridas das Cavalhadas.

À noite, às 21 horas, também no Estádio Ary Valadão, acontece o show com Sandro & Ronaldo.  No domingo (6), a programação será retomada às 15 horas, com mais apresentações das corridas das Cavalhadas.

INVESTIMENTO MACIÇO DO GOVERNO DE GOIÁS – O apoio do Governo de Goiás tem sido fundamental para que cidades que haviam interrompido a tradição voltassem a celebrar as Cavalhadas. Niquelândia foi uma dessas cidades, em 2024.

“Mais do que um espetáculo, as Cavalhadas movimentam o turismo, fortalecem a economia local e conectam gerações. Cada edição atrai visitantes, gera renda e reforça o sentimento de pertencimento à cultura goiana”, completou a secretária de Cultura de Niquelândia

Entre 2019 e 2025, o Estado investiu R$ 15,4 milhões na montagem de cenários, confecção de vestimentas, divulgação e custeio operacional.

Em Goiás, há registros da realização das Cavalhadas desde 1751, no antigo Arraial de Santa Luzia, hoje município de Luziânia, tornando a manifestação parte essencial do patrimônio imaterial do Estado.

Em 2025, a programação percorrerá 15 municípios: Luziânia, Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás, Crixás, Niquelândia, Santa Terezinha de Goiás, Pilar de Goiás, Corumbá de Goiás, Cidade de Goiás e Silvânia. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Cultura, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo