Goiânia

ENERGIA NO CAMPO – Equatorial Goiás faz orientações para evitar acidentes com rede elétrica em lavouras e fazendas

Concessionária de energia ensina passo a passo para garantir segurança com eletricidade para quem trabalha na zona rural dos 246 municípios goianos

Focada na prevenção e conscientização dos com acidentes na zona rural, a Equatorial Goiás reforça uma série de medidas preventivas para garantir um dia a dia sem imprevistos durante as atividades no campo, como plantio e colheita.

São orientações simples, mas que fazem toda a diferença para reduzir os riscos de acidentes e aumentar o bem-estar dos agricultores, mantendo a qualidade do fornecimento de energia.

O primeiro passo para evitar acidentes começa pelo planejamento do trabalho na zona rural. A organização é fundamental para uma rotina tranquila.

A distribuidora alerta que os produtores precisam estar atentos às dimensões das máquinas agrícolas. O uso de maquinário pesado e a proximidade da rede elétrica representam desafios em termos de segurança.

Ao operar caminhões graneleiros e basculantes em áreas com fiação é fundamental manter uma distância adequada para evitar qualquer contato com a rede elétrica.

Durante o deslocamento do maquinário, a atenção deve ser redobrada. Sob nenhuma circunstância, a estrutura da rede deve ser movida ou tocada para permitir a passagem de veículos. Isso também se aplica aos estais, como são conhecidos os cabos de aço que auxiliam na sustentação do poste.

A concessionária salienta que estes nunca devem ser removidos para abrir espaço para plantações, por exemplo.

O executivo de segurança do trabalho da Equatorial Goiás, Alex Fernandes, reforça que o cuidado precisa ser constante todos os dias.

Por isso, a distribuidora intensifica conversas educativas com os clientes.

“Estamos empenhados em promover a conscientização dos trabalhadores rurais e proporcionar um ambiente seguro para as atividades agrícolas. A distribuidora busca conscientizar sobre os perigos do contato com redes elétricas e abordar ainda a importância de práticas seguras no campo”, afirma Alex.

Outro ponto de atenção são as colisões de carros e máquinas contra postes no campo, que podem provocar, inclusive, a queda ou rebaixamento de cabos, aumentando o risco para um choque elétrico de pessoas e até mesmo animais.

“Caso o veículo encoste na rede elétrica, o motorista deve aguardar sem sair do veículo e entrar em contato, imediatamente, com a distribuidora de energia. Para evitar qualquer risco é necessário o desligamento da rede elétrica”, ressalta o executivo de segurança do trabalho da Equatorial Goiás.

A distribuidora elenca ainda outros cuidados fundamentais para garantir um trabalho sem sustos na zona rural. Entre eles estão:

– TRATOR: Ao operar o trator ou arado, desvie dos cabos que seguram os postes, evitando cortá-los ou movê-los de lugar.

– PULVERIZADOR: Ao passar debaixo dos fios da rede elétrica, abaixe as barras do pulverizador. Caso identifique fios baixos, entre em contato com a concessionária de energia imediatamente.

– COLHEITADEIRA: Evite parar a colheitadeira debaixo da rede elétrica e não suba na máquina próximo aos fios. Ao identificar cabos baixos, acione a concessionária o quanto antes.

– ATERRAMENTO DE CERCAS: Mantenha as cercas aterradas para desviar a energia elétrica com segurança em caso de queda de fios.

– QUEIMADAS: Evite queimadas próximas às linhas elétricas, pois o fogo pode danificar os cabos e interromper o fornecimento de energia.

– IRRIGAÇÃO: Ajuste o equipamento de irrigação com cuidado para evitar contato do jato de água com os fios, prevenindo curtos-circuitos.

– CERCA ELÉTRICA: Aposte em eletrificador para as cercas. É uma espécie de caixa de controle da fonte de energia fundamental para o sistema de proteção com cercas elétricas. Siga as orientações do manual e instale placas de sinalização a cada 100 metros. Nunca conecte a cerca diretamente na tomada.

EVITE ESSAS AÇÕES:

– Não estacione as máquinas agrícolas debaixo da rede elétrica;

– Não faça a poda de galhos que estejam próximos à rede elétrica. Essa ação é de responsabilidade da distribuidora de energia. Se for necessário, entre em contato com a Equatorial Goiás para solicitar a poda;

– Não se aproxime e nem encoste em fios elétricos caídos no chão. Sinalize a área e avise a Equatorial Goiás.

CANAIS DE ATENDIMENTO

– Para registrar qualquer ocorrência, o cliente deve entrar em contato pelos canais oficiais de atendimento da Equatorial Goiás:

– Aplicativo Equatorial Energia, disponível para download no Android e iOS (novo aplicativo);

– Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;

– Call Center 0800 062 0196;

– Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020 [Informações da Assessoria de Imprensa da Equatorial Goiás, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo