Goiânia

Proposta do deputado estadual Rodrigo Fernandes inclui Circuito Goiano de Pesca Esportiva de Uruaçu-Niquelândia no calendário oficial de eventos do Estado

Parlamentar uruaçuense – que recebeu quase 18 mil votos nas eleições de 2022 – detalhou que pelo menos 2 mil pessoas são esperadas à próxima edição do Circuito Goiano de Pesca Esportiva nas duas cidades do Norte: são esperados 350 competidores distribuídos em mais de 100 equipes, o que estimula o turismo, justificando assim a apresentação do projeto de lei na Assembleia Legislativa de Goiás, nesta semana

O deputado estadual Rodrigo Fernandes (Avante) apresentou esta semana, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia, o Projeto de Lei nº 888/24 pleiteando que o Circuito Goiano de Pesca Esportiva do Vale da Serra da Mesa, realizado anualmente em Uruaçu e em Niquelândia, seja oficialmente incluído pelo governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás.

Na justificativa do projeto, o deputado uruaçuense explicou que os dois municípios do Norte do Estado sediam conjuntamente o evento há quatro anos, recebendo pelo menos 350 competidores distribuídos em mais de 100 equipes.

De acordo com Rodrigo Fernandes, o campeonato de pesca esportiva realizado na modalidade pesque-e-solte reúne participantes de várias regiões de Goiás e de vários Estados, como São Paulo, Minas Gerais e Tocantins, além do Distrito Federal.

O parlamentar uruaçuense – que recebeu quase 18 mil votos nas eleições de 2022 – detalhou que pelo menos 2 mil pessoas são esperadas à próxima edição do Circuito Goiano de Pesca Esportiva, que também terá shows com artistas locais.

Eleito suplente de deputado estadual em 2022, Rodrigo Fernandes exercerá o mandato até o final do ano por motivo de licença do titular da vaga [Foto: Agência Assembleia de Notícias/ASN]
Além disso, sempre de acordo com o deputado estadual do Avante, a organização do evento realiza uma série de ações de cunho social em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade social na região.

Dentre elas, destacam-se a distribuição de cestas básicas para instituições filantrópicas e também às secretarias municipais de Assistência Social da região.

Fora isso, especificou Rodrigo Fernandes, o evento realizado em Uruaçu e em Niquelândia também notabilizou-se pela realização de palestras sobre Educação Ambiental para crianças; concurso de desenho e de redação nas escolas; plantio de árvores nativas e, como estímulo à preservação das áreas lindeiras do lago uma premiação para quem recolher a maior quantidade de lixo no reservatório e suas margens.

O PRONUNCIAMENTO DE RODRIGO FERNANDES NA ALEGO – Estou aqui, nessa tribuna, para apresentar aos senhores (os demais deputados) as potencialidades turísticas do Norte do Estado de Goiás, através do projeto de lei em tramitação nesta Casa, incluindo o eixo Uruaçu-Niquelândia – e também Minaçu – na região do Lago Serra da Mesa, no calendário oficial de eventos de Goiás. O Serra da Mesa é o maior lago do Brasil e o segundo maior do mundo em extensão, trazendo consigo 54,4 bilhões de metros cúbicos de água. Tenho a certeza absoluta de que, com a inclusão desse circuito no calendário estadual de eventos, iremos promover o desenvolvimento do Norte do Estado de Goiás; e quero também pedir que vossas excelências voltem suas atenções para aquela região, destinando emendas à estruturação daquela região. E essa é a minha função aqui, fazer com que a querida Uruaçu e todo o Norte Goiano sejam agraciados com projetos nesse sentido”, discursou o deputado estadual, que é nascido em Uruaçu.

Bruno Peixoto, presidente da Alego, orienta o deputado estadual Rodrigo Fernandes durante sessão ordinária do Parlamento Goiano na última terça-feira [Foto: Agência Assembleia de Notícias/ASN]
MANDATO TEMPORÁRIO DE TRÊS MESES – Como se sabe, Rodrigo Fernandes ocupará o cargo de deputado estadual até o próximo dia 31 de dezembro. Eleito como segundo suplente do Avante em 2022, o parlamentar está substituindo o deputado André do Premium, que tirou licença do mandato para tratar de assuntos particulares em Santo Antonio do Descoberto, seu principal reduto eleitoral, no Entorno de Brasília.

O político de Uruaçu também foi beneficiado pela recusa do primeiro suplente do Avante – o vereador de Goiânia, Sargento Novandir – em assumir a cadeira de deputado estadual por um curto período já que disputa a reeleição para o Poder Legislativo goianiense.

Até o final do ano, a meta de Rodrigo Fernandes é apresentar o maior número de propostas que beneficiem os municípios do Norte do Estado que, a cada quatro anos, deparam-se com políticos “paraquedistas” – que pouco ou nada conhecem as necessidades de Uruaçu, de Niquelândia, de Porangatu e de Minaçu, dentre outras cidades – mas que conseguem votos da região através do apoio ofertado por lideranças inescrupulosas do próprio Norte que negociam apoios com ilustres desconhecidos em troca de grandes somas de dinheiro vivo.

Neste ano, em Uruaçu, já observou-se uma prática desse tipo, com a promessa de apoio de um político bastante expressivo da cidade do Norte à um deputado estadual do Sudoeste Goiano que deverá tentar a reeleição em 2026.

Nascido em Uruaçu – que desde 1982 não tinha um deputado estadual oriundo do próprio municpio – Rodrigo Fernandes é um dos mais ferrenhos combatentes de tal prática no momento atual das eleições municipais na cidade.

Os deputados estaduais Talles Barreto (UB) e Rodrigo Fernandes durante sessão na Assembleia Legislativa, em Goiânia [Foto: Agência Assembleia de Notícias/ASN]

Veja também

Botão Voltar ao topo