Niquelândia

Grupos políticos adversários surpreendem com chapa formada por Sandro Bernardes e Conceição Veloso na disputa pela Prefeitura de Niquelândia

Candidato do MDB lançado pela base de apoio da atual administração decidiu escolher ex-primeira-dama e esposa do ex-prefeito Valdeto Ferreira como candidata a vice-prefeita da cidade do Norte do Estado, seis anos após casal deixar comando da municipalidade para o prefeito Fernando Carneiro

Agora é oficial: Sandro Bernardes Araújo (MDB) e Conceição Veloso (PSDB) caminharão juntos à disputa dos cargos de prefeito e de vice-prefeita de Niquelândia nas eleições municipais deste ano, na cidade do Norte do Estado.

A definição nesse sentido fora oficializada no começo da tarde deste domingo/4 mas a imagem de ambos juntos – selando assim a formação da chapa – só foi divulgada no começo da noite de hoje depois da lavratura das atas das convenções dos diretórios dos respectivos partidos.

A escolha da ex-primeira-dama de Niquelândia como candidata a vice-prefeita do nome apoiado pela atual administração municipal se deu mais de 36 horas após o MDB realizar sua convenção para formalizar a indicação de Sandro na manhã do sábado/3

“Nós estamos tendo um certo critério, um certo cuidado, para escolher esse nome, pois queremos uma pessoa que some conosco não apenas politicamente, mas também administrativamente e em caráter, de acordo com nossas convicções. Sabemos que em política a gente agrega, a gente une, mas o vice tem praticamente a mesma importância que o candidato a prefeito. Tenho certeza de que Niquelândia irá acolher essa pessoa assim como está acolhendo o meu nome”, dizia Sandro ao Portal Excelência Notícias, ontem, no final da convenção do MDB.

Como se sabe, o ex-assessor especial da Prefeitura de Niquelândia ainda aguardava por uma definição da Executiva Municipal do União Brasil, que decidiu pelo apoio ao candidato Ozeas Boiadeiro/PL no início da madrugada deste domingo/4, mas também via com bons olhos a possibilidade de união com o PSDB de Conceição Veloso.

“Trata-se de um grande nome, o qual nós entendemos que possui um grande serviço prestado às famílias niquelandenses. A Conceição foi uma das grandes primeiras-damas que o município já teve, pois é uma pessoa de coração caridoso que entrou na casa daqueles que realmente necessitam. O tempo (para a escolha da vice) ainda não acabou. Estamos tendo critério e tranquilidade”, completou Sandro, quando ainda se especulava o nome de Conceição como sua companheira de chapa.

O HISTÓRICO DA NOVA CHAPA – Esposa do ex-prefeito Valdeto Ferreira Rodrigues, Conceição Veloso foi primeira-dama de Niquelândia em duas oportunidades.

A primeira delas entre 1993 e 1996, quando o casal comandou o Poder Executivo da cidade pela primeira vez; e a mais recente delas entre janeiro de 2017 e maio de 2018.

Nas eleições de 2016, como se sabe, Valdeto fora eleito para seu segundo mandato como prefeito com 10.603 votos.

Todavia, em 1º de fevereiro de 2018, o então prefeito teve seu registro de candidatura cassado por 7 votos a 0 pelo TSE, pela falta de prestação de contas sobre a aplicação de recursos do Ministério da Educação, destinados ao município na forma de convênios com a Secretaria Municipal de Educação, há 28 anos.

Há seis anos, vale dizer, a Prefeitura de Niquelândia encontrava-se em situação financeira ainda mais difícil do que quando Valdeto assumiu no começo de 2017, pois acumulava salários atrasados do funcionalismo público e, além disso, havia uma greve de professores em andamento.

A calamidade financeira da municipalidade acabou sendo resolvida somente na gestão do médico e atual prefeito Fernando Carneiro (PSD), que sagrou-se vitorioso na eleição suplementar realizada em junho de 2018, sendo catapultado ao estrelato justamente após ser demitido por Valdeto do quadro clínico do Hospital Municipal Santa Efigênia.

Coube ao então assessor especial Sandro Bernardes Araújo, com o aval de Fernando, a tarefa de coordenar a reestruturação dos cofres públicos da Prefeitura de Niquelândia juntamente com a Secretaria Municipal de Finanças e demais pastas.

Nos quase seis anos em que esteve à frente do cargo de confiança, Sandro Bernardes alicerçou suas ações na pontualidade do pagamento dos vencimentos dos servidores municipais; articulou a reeleição de Fernando Carneiro nas eleições municipais de 2020; promoveu a retomada de festas populares (como Carnaval e Exposição Agropecuária); e consolidou-se como pré-candidato a prefeito neste ano, sem nunca antes ter disputado cargos eletivos.

Veja também

Botão Voltar ao topo