Colinas do SulEleições 2020

Pré-candidato a prefeito, Alysson Nápoles defende investimentos para acabar com ‘lixão’ em Colinas do Sul

Área próxima da GO-132, na direção de Vila Borba, recebe lixo coletado diariamente dos moradores da cidade: depositados no local sem qualquer controle, resíduos domésticos podem contaminar mananciais de água potável que servem aos 3,3 mil moradores do município

Entre a manhã e tarde do sábado (22), o Portal Excelência Notícias esteve em Colinas do Sul onde acompanhou visitas do vereador e pré-candidato a prefeito Alysson Gomes Napóles (PT) em áreas públicas que ele pretende investir recursos públicos da prefeitura à melhoria da vida dos que residem no município, caso seja eleito ao Poder Executivo nas eleições marcadas para novembro.

Dentre as várias situações vergonhosas constatadas – que a atual administração municipal de Colinas do Sul não conseguiu resolver de janeiro de 2017 até o presente momento – a total falta de cuidado com o lixo produzido diariamente pelos moradores de Colinas revela-se um grave problema de saúde pública.

Alysson diante do lixo espalhado em área próxima da GO-132, na direção da Vila Borba em Colinas: situação está fora de controle no pequeno município [Foto: Excelência Notícias]
Em área localizada a cinco quilômetros do Centro de Colinas do Sul – às margens da rodovia GO-132, na direção de Vila Borba/Minaçu – o que deveria ser um Aterro Sanitário Controlado foi reduzido a um grande lixão a céu aberto, depositado de qualquer maneira em vários pontos da estrada vicinal que dá acesso ao local.

RISCO DE CONTAMINAÇÃO DOS MANANCIAIS – “Ele [o lixão] está o tempo todo aberto. No meu ponto de vista, trata-se de uma situação totalmente irregular. Eu, enquanto administrador – enquanto essa quantidade de lixo ainda for pequena aqui em Colinas do Sul – penso que precisamos manter a casa sempre arrumada.  Depois que o problema crescer, a gente pode não conseguir mais fazer isso.  Precisamos de investimentos – do governo federal e do governo estadual – para estimular a coleta seletiva do nosso lixo, com a construção de um galpão, onde também geraríamos empregos. Se essa situação não for resolvida logo, esse lixão aqui em Colinas pode contaminar os mananciais dos rios que estão ali próximos, caso do Rio Borá. Minha proposta é ir atrás de recursos para esse problema. Não adianta ficarmos parados esperando as coisas acontecerem”, afirmou o pré-candidato a prefeito de Colinas do Sul. [VEJA VÍDEO, PUBLICADO ABAIXO]

HISTÓRICO – A lei que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) passou a valer em 2010. Na ocasião, o prazo para que todos os lixões fossem desativados era 2 de agosto de 2014, o que deixou de ser cumprido em Colinas do Sul nos dois mandatos do então prefeito Iran do Lago Ferreira, hoje no Progressistas.

Depois de sucessivos adiamentos – devido à falta de condições financeiras dos municípios brasileiros ao cumprimento da PNRS – cidades pequenas como Colinas ganharam prazo até agosto de 2024 para se adequarem, conforme a Lei do Saneamento Básico aprovada em dezembro de 2019 pelo Congresso Nacional.

O texto fala especificamente em um processo de ações que levariam à disposição final ambientalmente adequada para os resíduos sólidos, com a consequente desativação das áreas de lixões.

São ações como o cercamento da área do lixão; drenagem pluvial; cobertura com solo e cobertura vegetal; implantação sistema de vigilância; remanejamento e inserção econômica de catadores de lixo e outras pessoas, assim como edificações que se localizem dentro da área do lixão ou do aterro controlado. [VEJA VÍDEO, PUBLICADO ABAIXO]

Veja também

Botão Voltar ao topo