Uruaçu

História de superação de paciente de Mara Rosa marca início do ano no Centro de Oncologia do HCN em Uruaçu

Sebastiana Xavier Gomes já está em remissão e totalmente recuperada do câncer de mama, descoberto em 2022: agora que finalizou o seu tratamento, paciente apenas realiza consultas de acompanhamento no Hospital do Centro Norte Goiano

O O Centro de Oncologia do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu, começou o ano de 2026 sendo palco de mais uma emocionante história de superação e oferecendo, de forma gratuita, o melhor que há no tratamento contra o câncer para a população de Goiás.

Moradora de Mara Rosa, Sebastiana Xavier Gomes iniciou em 2022 seu tratamento oncológico na unidade do Governo de Goiás administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed),

“Logo depois que recebi o meu diagnóstico, ainda na primeira quinzena de novembro, já realizei a minha primeira infusão de quimioterapia no HCN. De lá para cá, foi uma fase desafiadora, mas constante no atendimento, no cuidado e na escuta ativa do paciente. Eu posso afirmar que tive um tratamento e um acompanhamento humanizado aqui”,

Atualmente, Sebastiana já está em remissão e totalmente recuperada do câncer de mama.

Agora que finalizou o seu tratamento, vai ao hospital apenas para realizar suas consultas de envio.

“Eu sou um exemplo de que a saúde pública em Goiás funciona. Hoje, estou bem grato a esse acompanhamento que recebi no HCN”, afirmou.

Apelidado de Gigante do Norte, o HCN possui um histórico significativo de serviços prestados à população.

Em apenas três anos e meio, o Centro de Oncologia do hospital realizou mais de 46 mil consultas, 11.924 sessões de quimioterapia, 9.818 exames de biópsia e 3.088 cirurgias, totalizando mais de 70 mil atendimentos realizados.

REFERÊNCIA NACIONAL Inaugurado em julho de 2022, o serviço de oncologia oferece atendimento integral e humanizado à população goiana.

O espaço possui 30 leitos de internação clínica e cirúrgica, ambulatórios para consultas e exames incluídos com tecnologia de ponta e uma equipe especializada em tratamento oncológico, clínico e cirúrgico.

Em 2024, o Centro de Oncologia do HCN foi habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

As Unacons oferecem assistência integral ao paciente com câncer, incluindo diagnóstico, tratamento clínico, cirurgia oncológica, quimioterapia, medidas de suporte, reabilitação, acompanhamento e cuidados paliativos.

Segundo João Batista da Cunha, diretor assistencial do HCN, o reconhecimento do Ministério da Saúde como referência no tratamento oncológico é um marco significativo para o HCN.

“A habilitação recebida reforça a relevância e a qualidade do trabalho desenvolvido por nossa equipe na área de oncologia. Isso nos fortalece e renova o compromisso em oferecer uma assistência em saúde cada vez mais prejudicada e humanizada à população goiana”, ressalta o diretor.

TRATAMENTO COMPLETO E HUMANIZADO – O HCN destaca-se também pela presença do profissional enfermeiro navegador, que fornece um acompanhamento humanizado durante todas as etapas do tratamento oncológico.

O Centro de Oncologia da unidade inclui espaços dedicados aos familiares e acompanhantes, além de um salão de beleza e escritórios de maquiagem e lençóis, garantindo um acolhimento abrangente para todos os envolvidos no processo.

Com uma equipe multiprofissional, o hospital oferece um tratamento individualizado que inclui atendimento psicológico e serviço de assistência social, além do acompanhamento de médicos oncologistas, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e farmacêuticos.

Outro grande diferencial do Centro de Oncologia HCN é possuir estrutura para receber pacientes encaminhados com suspeita de câncer e realizar os exames necessários para investigar desde os primeiros sintomas.

Ou seja, a unidade realiza o tratamento oncológico do início ao fim de forma gratuita, seguindo os princípios do SUS, atendendo pacientes com biópsia confirmada e aqueles que precisam realizar o diagnóstico, além dos pacientes em etapa de cuidados paliativos.

O agendamento pode ser realizado para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que definem seu diagnóstico.

O ambulatório de conta com oncologista apresentado de segunda a sexta-feira, atende toda população da região Centro-Norte do Estado de Goiás. [Informações da Assessoria de Imprensa do IMED, em Uruaçu]

Veja também

Botão Voltar ao topo