Calçamento de vias internas do cemitério de Niquelândia é iniciado após prefeitura receber materiais doados pelo Poder Judiciário
Retirada de bloquetes de concreto do antigo piso do estacionamento no prédio do Fórum de Niquelândia, durante reforma executada pelo TJGO, está garantindo melhorias no pavimento no único cemitério da cidade do Norte do Estado: mão de obra carcerária trabalha no local

Atento aos compromissos assumidos ainda nas eleições municipais de 2024, o prefeito Eduardo Moreira (Novo) deflagrou, na última semana, o início das obras de calçamento das vias internas do Cemitério Municipal São José, na Vila Mutirão.
Como se sabe, quem precisa enterrar seus entes queridos naquele local, sobretudo no período chuvoso, enfrenta muitas dificuldades com a lama e o barro no local, cujo chão é de terra batida.


Além disso, o cemitério enfrenta há anos um crônico e significativo processo de abandono por parte das administrações anteriores, que não realizaram a manutenção adequada da área.
O CALÇAMENTO – O serviço de calçamento do Cemitério São José será inicialmente feito na principal via interna do cemitério, com cerca de 450 metros de extensão, cujo portão de entrada para o acesso dos carros funerários e das famílias enlutadas fica na Avenida da Saudade.

Segundo ele, os materiais poderiam ser reaproveitados pelo município, uma vez que o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) realizou uma ampla reforma no prédio do Poder Judiciário.

A ideia do prefeito de Niquelândia é, posteriormente, adquirir uma máquina para que o próprio município possa fabricar os bloquetes de concreto, reduzindo assim os custos finais da obra de calçamento das vias internas do Cemitério São José.

Além disso, o material produzido poderá ser utilizado em outras ruas do município, especialmente em trechos pequenos, de 50 a 100 metros de extensão, com baixo volume de tráfego, oferecendo uma alternativa ao asfalto tradicional de forma mais rápida e eficiente.
O QUE FOI EFETIVAMENTE DOADO – “Nós retiramos 1.500 m² desses paversnosso estacionamento. Porém, estimo que entre 800 a 1.000 m² desses bloquetes foram doados para a Prefeitura de Niquelândia. Não temos a quantidade exata porque alguns foram descartados e uma outra parte – cerca de 500m² – foi doada para Prefeitura de Colinas do Sul. Entramos com em contato com os dois municípios perguntando se eles tinham interesse. A formalização foi feita junto ao TJGO via procedimento administrativo interno, para ficar registrado para onde foi doado”, explicou o secretário da Diretoria do Foro da Comarca de Niquelândia, Thiago Souza.

Limpeza do Cemitério São José também teve avanços importantes, aponta prefeito de Niquelândia

Eduardo Moreira detalhou que Secretaria Municipal de Urbanismo já realizou diversas limpezas para retirada de entulho remanescente de construção de novas sepulturas por particulares; e do mato que se encontrava bastante crescido quando a atual administração assumiu o município, no dia 1º de janeiro.
Também por conta do convênio com a Polícia Penal, Eduardo Moreira destacou que o município sob seu comando realizou, recentemente, cerca de 15 a 18 dias de serviços ininterruptos de limpeza, com o trabalho dos detentos – algo que, segundo ele, nunca havia sido feito dessa forma na história da cidade.
O prefeito afirmou ainda desafiar qualquer gestor que passou pelo comando do município nos últimos anos a comprovar ter realizado um serviço equivalente ao que foi alcançado pela sua administração no que se trata da limpeza do Cemitério Municipal São José.
