Revisão do Plano de Manejo da APA do Pouso Alto será debatido pela Semad em Colinas do Sul, Alto Paraíso, Cavalcante e mais três cidades da Chapada dos Veadeiros
Contribuições colhidas nas reuniões setoriais serão levadas para um encontro dos membros do Conapa, que terão o papel de elaborar uma proposta para ocupação do território e como as atividades econômicas devem coexistir com a preservação

Para revisar o Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pouso Alto começa no próximo dia 29, o primeiro ciclo de reuniões da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) com os moradores dos seis municípios envolvidos no plano de manejo.
A revisão começa com reuniões envolvendo moradores de Colinas do Sul (29/10), Alto Paraíso de Goiás (30/10), Cavalcante (31/10), Teresina de Goiás (10/11), Nova Roma (11/11) e São João d’Aliança (12/11).
Os encontros serão das 9h às 18h30, com inscrições até o dia 24 pelo link ou pelo Whatsapp (62) 9 8134-7422.
Todos são convidados, sejam eles representantes de comunidades locais, poder público, sociedade civil organizada, proprietários rurais e empresários.
PLANO DE MANEJO – Plano de Manejo é o documento que estabelece como deve ser a ocupação do território e como as atividades econômicas devem coexistir com a preservação.
A etapa seguinte consistirá em levar as contribuições colhidas nas reuniões setoriais para um encontro dos membros do Conselho da APA Pouso Alto (Conapa), que terão o papel de organizar as ideias e elaborar uma proposta de revisão do Plano de Manejo.
A proposta será então submetida a uma consulta pública ampla, presencial e virtual, aberta a toda população.
Por fim, cada município receberá uma reunião devolutiva, onde serão apresentados os resultados e encaminhamentos do processo.
INOVAÇÃO – O processo de revisão do PM da APA do Pouso Alto vai adiante do que recomenda o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) para unidades de conservação de domínio federal e traz inovações que são específicas de Goiás.
Nas UCs federais, a revisão dos planos acontece apenas com reuniões com integrantes do conselho consultivo.
Em Goiás, além dessas reuniões, a Semad fará duas rodadas de conversa com os moradores de cada município (uma prévia e outra posterior ao encontro do Conapa), além da consulta pública presencial e virtual.
O Estado tem hoje 11 Planos de Manejo vigentes e nove em andamento – seja em revisão ou em elaboração. Ao todo, são 25 unidades de conservação. [Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semad), em Goiânia]