Prefeitura de Niquelândia prepara retorno dos Jogos Estudantis em novembro após quase 20 anos sem competições entre escolas
Volta da competição foi pedida pelo prefeito Eduardo Moreira aos titulares das secretarias do Desporto e Lazer e da Educação: Gilson Silvério de Bastos, titular da pasta da área esportiva, explicou que futsal, queimada, voleibol e atletismo serão as modalidades em disputa nesse retorno
A Prefeitura de Niquelândia, através das secretarias municipais de Desporto e Lazer e de Educação, confirmou que a abertura oficial dos Jogos Estudantis será no dia 1º de novembro, após uma longa pausa de 17 anos sem a realização de nenhum campeonato esportivo que reúna alunos das escolas municipais (urbanas/rurais), estaduais e particulares da cidade do Norte do Estado.
Naquela época, a competição era denominada oficialmente como como “Olímpiadas Escolares de Niquelândia”, quando estavam em disputa oito modalidades esportivas.
Para o reinício desse trabalho – segundo o secretário de Desporto e Lazer, Gilson Silvério de Bastos – a pasta sob seu comando, em sintonia com o secretário Agripino Pessoa (Educação) decidiu que os Jogos Estudantis serão disputados em quatro modalidades: futsal, queimada, voleibol e atletismo.
As três primeiras vão ocorrer no Ginásio de Esportes Teófilo José Taveira, enquanto a última ocorrerá na sede da Associação dos Corredores de Niquelândia (ACN), da qual Gilson foi presidente-fundador. Os dois locais ficam bem próximos um do outro, no Jardim Primavera.
Crianças a partir de 5 anos, matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) poderão participar de corridas de 40 e 50 metros, de acordo com a faixa etária delas.
Gilson explicou que o retorno dos Jogos Estudantis irá ocorrer atendendo um pedido expresso do prefeito Eduardo Moreira (Novo), como um resgate da tradição interrompida há quase duas décadas no município.
Para o secretário, a atual geração de jovens e adolescentes não teve a oportunidade de participar dessas competições, de tal forma que a iniciativa da Prefeitura de Niquelândia será inédita para os novos competidores que, um dia, poderão representar a cidade em provas estaduais e até mesmo nacionais.
Enfatizando a necessidade dos alunos adotarem uma prática esportiva em detrimento das horas perdidas diante das redes sociais, o retorno dos Jogos Estudantis de Niquelândia terá o tema “Menos Tela e Mais Esporte” como principal propósito da competição.
Para Gilson, a atividade a ser realizada em novembro mostra-se bastante relevante à promoção do desenvolvimento integral, incluindo aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais, além de estimular a disciplina, o trabalho em equipe e a interação com estudantes de outras escolas da cidade.
“Essas atividades contribuem para o aumento da autoestima dos estudantes, reduzem a evasão escolar e promovem um estilo de vida mais ativo e saudável. Por isso, temos que investir fortemente na nossa juventude, tirando-a um pouco das telas dos celulares e envolvendo-a mais no esporte. Hoje em dia, as redes sociais atrapalham muito o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. O nosso objetivo, com os jogos, é melhorar o bem-estar físico e mental deles”, afirmou o secretário de Desporto e Lazer.
Os alunos que conquistarem posição de destaque individual nas modalidades em disputa serão premiados com medalhas. Fora isso, as três melhores escolas na pontuação geral receberão um troféu e uma placa de premiação, atestando o êxito da instituição de ensino na competição.
Segundo Gilson, todas as unidades escolares de Niquelândia já foram visitadas e receberam o regulamento completo dos Jogos Estudantis, bem como as fichas de inscrições e a “Carteirinha do Atleta” para os estudantes que se inscreverem nos próprios locais onde estudam. [Entrevista e reportagem: Patrícia Bastos. Supervisão de conteúdo: Euclides Oliveira]




