Equatorial Goiás intensifica prevenção à rede elétrica após salto de 48% nas queimadas no primeiro semestre
Estiagem prolongada e ação humana aumentam riscos de incêndios que afetam fornecimento de energia: alerta segue em nível máximo já que, historicamente, o segundo semestre concentra 94% das ocorrências anuais

A chegada do período seco em Goiás intensifica a preocupação com o aumento das queimadas e seus reflexos diretos para a segurança da população e a rede elétrica.
O Estado enfrenta uma estiagem prolongada, com mais de 40 dias consecutivos sem chuva em todas as regiões.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), entre janeiro e maio deste ano, foram registrados 552 focos de queimadas, uma média diária superior a cinco ocorrências, o que representa um crescimento de 48% em relação ao mesmo período de 2024. No ano passado, Goiás fechou com 4.311 registros.
No setor elétrico, os impactos também são evidentes. Nos primeiros sete meses de 2025, a Equatorial Goiás registrou 72 ocorrências de queimadas que afetaram diretamente o fornecimento de energia.
Ainda assim, o alerta segue máximo, considerando que, historicamente, o segundo semestre concentra 94% das ocorrências anuais.
“Estamos diante do início de um período crítico, que exige uma atuação preventiva constante para proteger a rede elétrica e garantir a segurança da população”, destaca o gerente do Centro de Operações Integradas da companhia, Vinicyus Lima.
MONITORAMENTO EM TEMPO REAL – A distribuidora atua intensamente no período de seca e reforça o monitoramento da rede de distribuição em tempo real em todo o estado.
Quando uma queimada atinge cabos, o COI é acionado e, imediatamente, equipes iniciam manobras telecomandadas para reduzir a extensão dos impactos.
Elas são uma alternativa da concessionária para reduzir o tempo de espera do cliente para o retorno do fornecimento.
Com elas, é possível restabelecer o serviço em menos de um minuto, em uma ocorrência que poderia durar horas, dependendo da situação.
Por meio das manobras, técnicos operam à distância os equipamentos e identificam trechos com defeito para restabelecer imediatamente o fornecimento.
Enquanto isso, técnicos profissionais são enviados ao local do incêndio para iniciar o serviço de reconstrução do trecho danificado.
O monitoramento das queimadas é realizado 24 horas por dia pelo Centro de Operações Integradas, com equipes preparadas para agir rapidamente sempre que necessário.
“Em caso de incêndios, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros e mantenha distância segura do local. É fundamental também evitar qualquer proximidade com a rede elétrica, pois o fogo pode danificar os cabos, provocando curtos-circuitos e riscos de choque elétrico. Se notar que as chamas atingiram a rede, entre em contato pelos nossos canais de atendimento”, alerta o gerente.
CIDADES EM ALERTA – Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), regiões como o norte e o oeste do estado, por exemplo, já acumulam mais de 70 dias sem chuvas.
A previsão para os próximos dias é de declínio ainda maior da umidade no período da tarde, com valores entre 21% e 30%, o que configura estado de atenção, de acordo com o órgão.
A concessionária ressalta que atualmente mais de 35 cidades estão sobre risco de queimadas, dentre elas Goiânia, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás, Goianira, Itaberaí, Itapaci, Jussara, Crixás, Campos Belos Cavalcante, Cristalina, Formosa, Novo Gama, Mineiros, Catalão, Cezarina, Cachoeira Dourada, Caçu, Caiapônia, Chapadão do Céu e Goiatuba
CAUSAS E FATORES AGRAVANTES – O cenário das queimadas em Goiás resulta da combinação de fatores naturais e da ação humana:
A) Clima e Meio Ambiente – O cenário atual é marcado por ondas de calor com temperaturas superiores a 40°C, agravadas por uma seca extrema e índices de umidade do ar chegando a apenas 7%. A vegetação está seca e altamente inflamável, o que aumenta o risco de incêndios.
B)Ação Humana – Dados apontam que 51,7% das queimadas foram registradas em áreas agropecuárias, enquanto apenas 1,4% ocorreram em locais devidamente licenciados para esse tipo de atividade.
“O maior desafio está em evitar as ações humanas que agravam o problema. Precisamos do comprometimento de todos para reduzir essas ocorrências”, alerta Vinicyus Lima.
DICAS DE SEGURANÇA: COMO EVITAR ACIDENTES E IMPACTOS NA REDE ELÉTRICA – A concessionária reforça a necessidade da conscientização da população para evitar queimadas, acidentes e interrupções no fornecimento de energia. As orientações de segurança são claras: não queime lixo ou restos de vegetação seca, como folhas e galhos; evite o uso do fogo para a limpeza de terrenos ou pastagens; não descarte bitucas de cigarro ou lixo às margens de rodovias ou em áreas com vegetação seca; mantenha os terrenos limpos e livres de materiais inflamáveis. Em caso de fogo, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
CANAIS DE ATENDIMENTO EQUATORIAL – A distribuidora também reforça a importância do registro de ocorrências por meio dos seus canais de atendimento, que funcionam 24 horas por dia. As opções disponíveis são: a atendente virtual Clara, pelo WhatsApp (62) 3243-2020; o aplicativo Equatorial Energia (novo app), disponível para Android e iOS; o Call Center pelo número 0800 062 0196; a agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br; e ainda por SMS, enviando a mensagem “Faltadeenergia + número da UC” para o número 27949. [Informações da Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial, em Goiânia]