ACIN discute estratégias do Festival Gastronômico Josephina’s até 2035 com apoio do Sebrae em Niquelândia
Planejamento estratégico de longo prazo busca consolidação ainda maior do festival no calendário de eventos da cidade, atraindo cada vez mais público de outras localidades ao passo que busca fortalecer-se como uma grande vitrine da culinária regional, no Norte do Estado: 5ª edição do Josephina’s será em setembro, na Praça da Matriz

Enquanto inicia os preparativos para a 5ª edição do Festival Gastronômico Josephinas/Comida de Tradição, prevista para setembro, a Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN) já mira o futuro de um trabalho que movimenta a economia local e valoriza os empreendedores do ramo alimentício do município.
Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), a entidade classista trabalha para estruturar o evento pelos próximos dez anos, garantindo crescimento contínuo e mais oportunidades para o setor gastronômico da cidade do Norte do Estado.
Iniciado em 2019 no primeiro mandato do empresário Ronaldo Fernandes da Silva como presidente da ACIN, o festival foi cancelado em 2020 e em 2021 por conta da pandemia da Covid-19.
Depois, na gestão da então presidente Fernanda Rodrigues de Melo, o evento foi realizado em 2022 (2ª edição) e em 2023 (3ª edição). No ano passado, com Ronaldo na presidência da ACIN pela segunda vez, o Josephinas chegou à sua 4ª edição.
Agora, com um planejamento estratégico de longo prazo, o Josephinas promete se consolidar ainda mais no calendário de eventos da cidade, atraindo cada vez mais público de outras localidades ao passo que busca fortalecer-se como uma grande vitrine da culinária regional.
Auto de Paula Rodrigues Neto – consultor do Sebrae, residente em Anápolis – esteve na sede da ACIN em Niquelândia na manhã da última sexta-feira/7 para esse trabalho de consultoria e planejamento estratégico das ações futuras do Festival Gastronômico.

“A metodologia da nossa consultoria já prevê essa ‘tempestade de ideias’ – ou brainstorming, que é uma técnica de geração de ideias e soluções inovadoras – para que possamos montar um bom projeto para que o evento não comece em um ano e termine em outro, embora isso seja algo que nunca aconteceu aqui em Niquelândia”, afirmou o consultor do Sebrae.

Segundo ele, é necessário considerar diferentes perspectivas, incluindo a do consultor, da associação, do comerciante, do patrocinador e do parceiro, para a tomada certeira de decisões.
“Em 60 dias, vamos entregar nosso planejamento estratégico para os próximos 10 anos do Festival Josephina’s”, garantiu Auto.

“Nós imaginamos que, através desse projeto, possamos inclusive viabilizar a reforma de imóveis históricos ao redor da Praça da Matriz de São José (onde o festival é realizado), melhorando aquele ambiente, transformando-o de fato num local turístico, propício às famílias. Esse é o nosso pensamento e, com isso, trazer o desenvolvimento para a nossa cidade. Como eu sempre digo, Niquelândia tem três grandes forças: o agronegócio, os recursos minerais e o turismo. Então, se tivéssemos feito esse planejamento dez anos atrás, para os dez anos seguintes (ou seja, os dias atuais) nós já estaríamos vivendo dias de glória”, afirmou o presidente da ACIN.
Apesar de a cidade do Norte do Estado contar com um bom volume de turistas – especialmente para atividades de pescaria às margens do Lago Serra da Mesa, nos feriados prolongados – Ronaldo entende que é preciso buscar atrativos turísticos na área urbana para que esse turista também dedique parte do tempo de sua estada em Niquelândia.
“Nós acreditamos que o Poder Público, através do nosso prefeito (Eduardo Moreira, que fez breve pronunciamento no auditório da ACIN, antes de ausentar-se para outros compromissos) e dos nossos vereadores – que, inclusive, já sinalizaram que estão nessa luta com a gente, para que tenhamos um ambiente propício para receber esse turista, organizando as ruas e a cidade como um todo, na parte estrutural. E nós, enquanto associação comercial, vamos ajudar nosso comércio a se preparar também para receber esse turista. Inclusive, vários personagens importantes de nossa cidade participaram dessa reunião conosco. Dessa forma, acredito que iremos atingir nossos objetivos”, explicou Ronaldo.

Ronaldo mensurou, na entrevista ao Excelência Notícias, que apesar próprio chefe do Executivo ter sinalizado as dificuldades disto ocorrer ainda em 2025 na breve conversa com os comerciantes na última semana, a garantia conquistada da presença física do prefeito Eduardo Moreira, nas buscas por respaldo ao evento, terá a força de abrir muitas portas para a equipe da ACIN em Goiânia, em visitas aos gabinetes dos deputados estaduais e demais autoridades.
“Somente por isso temos certeza de que o festival desse ano será um sucesso”, disse o presidente da ACIN.
Mesmo assim, para a edição 2025 do Festival Gastronômico, a entidade novamente inscreveu-se à obtenção de recursos para o evento através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura (por meio da Lei Goyazes, da Secretaria de Estado da Cultura) que financia projetos culturais por meio de renúncia fiscal dos impostos que deveriam ser recolhidos aos cofres do Governo do Estado por empresas da iniciativa privada.

Autora do livro “Comida de Tradição/Identidade Gastronômica do Município de Niquelândia”, idealizado em 2016 e lançado no último em julho de 2024, a jornalista e consultora gastronômica Sonea Stival é figura presente na cidade do Norte do Estado desde a 1ª edição do festival, há cinco anos.
O nome do festival e do livro, como se sabe, remete aos antepassados – josephinas e josephinos – nascidos na antiga São José do Tocantins, que era a denominação de Niquelândia antes de 1943.

“O Josephina’s vai muito além de um festival gastronômico pelo fato de abrir um guarda-chuva de possibilidades, que esse planejamento de 10 anos pretende apresentar. Com o Sebrae, trabalhamos com as técnicas de se aprimorar um projeto. Por isso, o Sebrae contribui muito no sentido de dar organização clara às ideias, às ações, dentro de um cronograma com identificação de compromissos e responsabilidades dos setores envolvidos. Entendo que vários aspectos do festival precisam evoluir, mas tudo isso será apontado por esse estudo do Sebrae”, afirmou a consultora gastronômica.