Anglo American conquista diversos reconhecimentos em 2024 por iniciativas dentro e fora de suas operações no Brasil
Premiações contribuem para que a empresa seja uma referência no setor de mineração: um deles foi Prêmio FIEG de Inovação. que busca reconhecer projetos e esforços bem-sucedidos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico industrial no Estado de Goiás
Ao longo do último ano, a Anglo American recebeu importantes reconhecimentos ligados a iniciativas de sustentabilidade, inovação e tecnologia, segurança, comunicação, desenvolvimento de comunidades, entre outras ações realizadas dentro e fora de suas operações no Brasil.
As premiações contribuem para que a empresa seja uma referência no setor de mineração global.
Um dos principais destaques do ano foi o reconhecimento do Padrão IRMA, sigla em inglês referente à Iniciativa para a Garantia de Mineração Responsável, para os empreendimentos Minas-Rio, de minério de ferro, e Barro Alto, de níquel.
Ambas as operações alcançaram o nível de desempenho IRMA 75, inédito em negócios de minério de ferro e níquel no mundo.
Para obter esse certificado, as duas minas foram avaliadas por auditores independentes que observaram cerca de 400 requisitos, divididos em quatro princípios: integridade nos negócios, legado positivo, responsabilidade social e responsabilidade ambiental.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – Em 2024, a Anglo American ficou, pela quinta vez consecutiva, entre as 100 empresas que mais atuam em inovação aberta no país.
O Ranking 100 Open Startups também colocou a companhia entre as 10 corporações que mais acreditam na inovação na categoria Mineração e Metais.
Entre os principais critérios para a conquista do prêmio, estão: conexões, execução de testes/projetos, valores investidos, e relacionamento com startups.
Durante o Grande Encontro UBQ, a Anglo American conquistou o 2º lugar, na categoria Métodos Ágeis, com o projeto: Monitoramento da Condição das Válvulas das Bombas Principais do Mineroduto.
Realizada pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ), a iniciativa reconhece as organizações que promovem as melhores práticas de gestão pela qualidade.
A Anglo American conquistou, ainda, quatro premiações ligadas a categorias de inovação do Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil.
Realizada bianualmente pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), a premiação reconhece empresas que se destacam por ações sustentáveis, inovadoras, socialmente responsáveis e relacionadas à melhoria contínua dos processos industriais da mineração.
Na categoria Inovação Replicação, os cases vencedores foram: Briquete Autorredutor de Minério de Níquel Utilizando Biomassa (1º lugar); Biocarvão Hidrotérmico de Eucalipto para Processos de Redução (2º lugar); e Chatbot para Otimização de Consultas Jurídicas, Governança e Compliance (3º lugar).
Já na categoria Inovação Startup, a empresa conquistou o 2º lugar com o case: Como Podemos Dar Novos Usos ao Estéril do Minério de Ferro.
A companhia também foi reconhecida no Prêmio FIEG de Inovação. A premiação é uma iniciativa do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), que busca reconhecer projetos e esforços bem-sucedidos que contribuam para o desenvolvimento tecnológico industrial no estado.
Os cases vencedores foram: Planta de Recuperação de Metais e Reaproveitamento da Escória da Redução (2º lugar em Inovação em Processos); Briquete Autorredutor de Minério de Níquel Utilizando Biomassa (3º lugar em Inovação em Processos); e Inventário Florestal Utilizando Drone e Lidar (2º lugar em Inovação em Produto).
SOCIAL – O projeto de capacitação de produtores e produtoras rurais para desenvolvimento da cafeicultura em oito municípios de Minas Gerais e um convênio firmado com a prefeitura de Conceição do Mato Dentro (MG) para promover melhorias de infraestrutura, como a pavimentação e manutenção de ruas e estradas, entre outras ações, foram as bases para dar à Anglo American o título de Empresa do Ano do Setor Mineral de 2024, na categoria Governança Social.
O reconhecimento veio em votação popular realizada pela revista Brasil Mineral.
Neste ano, a Anglo American recebeu, ainda, o prêmio de Melhor Estande da Exposibram 2024 em votação dos expositores. Organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o concurso levou em consideração as propostas das estruturas em aspectos relativos à sustentabilidade, responsabilidade social, compliance e adoção de boas práticas.
Por meio do conceito “Mineração Sustentável, Comunidade Viva”, o estande da companhia buscou evidenciar o papel da atividade mineral para o desenvolvimento sustentável e o engajamento comunitário. A comunidade foi representada por um dos símbolos marcantes do interior do Brasil: a praça.
SEGURANÇA – O projeto Integração Inteligente de Monitoramento de Pneus e Controle de Rota no Sistema de Dispatch da Mina, do Minas-Rio, recebeu o reconhecimento Prata, na categoria Segurança de Máquinas e Equipamentos, do Prêmio Proteção, considerado um dos mais importantes da área de segurança do Brasil.
COMUNICAÇÃO – A Anglo American conquistou o Prêmio Jatobá Latino-Americano de Excelência e Inovação em Relações Públicas 2024, na categoria Diversidade, Equidade e Inclusão.
O projeto vencedor, intitulado “Somos Mais Respeito, Diversidade e Inclusão”, trata da jornada da companhia, iniciada de forma intencional em 2020, em busca de uma comunicação mais inclusiva, com o objetivo de criar um ambiente de trabalho em que as diferenças sejam valorizadas, respeitadas e incorporadas de maneira equitativa.
O trabalho inclui uma série de capacitações, desenvolvimento de materiais educativos, campanhas periódicas de temas sobre a diversidade, envolvimento da liderança, entre outras atividades.
A Anglo American também foi eleita uma das três Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, na categoria Mineração.
A pesquisa é realizada pela plataforma Negócios da Comunicação e pelo Centro de Estudos da Comunicação (Cecom). Profissionais de imprensa de todas as regiões do Brasil participaram da votação.
TRANSPARÊNCIA E SUSTENTABILIDADE – Neste ano, a Anglo American foi reconhecida por seu compromisso com a transparência e a confiabilidade. A empresa recebeu o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG).
A certificação mais alta do programa é concedida a empresas que atendam a critérios como relevância, transparência e exatidão nas informações públicas anuais de seus inventários completos de Gases de Efeito Estufa (GEE), verificados por empresa certificadora.
EXECUTIVAS PREMIADAS – A presidente da Anglo American no Brasil, Ana Sanches, foi nomeada uma das 100 Mulheres Inspiradoras na Mineração Global em 2024.O reconhecimento veio da Women in Mining UK (WIM-UK) – organização internacional, sem fins lucrativos, dedicada a promover o avanço das mulheres no setor mineral.
Esta foi a segunda vez que a executiva figurou o WIM100, cujo objetivo é reconhecer talentos femininos e suas contribuições transformadoras para a mineração.
Ana Sanches também foi premiada como Personalidade do Ano do Setor Mineral em 2024, em solenidade da revista Brasil Mineral.
O prêmio foi resultado de escolha popular, que deu à executiva 41,2% dos votos.
A diretora Financeira da Anglo American no Brasil, Cristina Morgan, recebeu a Homenagem Especial às Mulheres Profissionais de Administração.
O reconhecimento, feito pelo Conselho Regional de Administração (CRA-MG), tem o objetivo de valorizar a excelência profissional feminina de administradoras que são destaques em suas áreas de atuação. Cristina Morgan foi premiada na categoria Executiva.
MAIS RECONHECIMENTO – Durante a Exposibram 2024, foi realizada a cerimônia do Prêmio Mina, criado pelo Women in Mining Brasil – WIM Brasil, movimento voluntário que busca mais diversidade, equidade e inclusão no setor, e que reconhece mulheres que se destacam na mineração e homens que são aliados da diversidade de gênero.
A coordenadora de Operação de Mina da Anglo American em Conceição do Mato Dentro (MG), Cibele Drummond, conquistou o 1º lugar na categoria Mulher na Operação.
Produtores e produtoras de queijo minas artesanal da região do Serro (MG) apoiados pelo Programa Crescer, da Anglo American, conquistaram seis premiações no 3º Mundial do Queijo do Brasil.
Entre os participantes do Crescer, o produtor Idanir Miranda, de Alvorada de Minas (MG), conquistou uma medalha de ouro do concurso.
Os outros vencedores foram: Irenice de Fátima Bicalho e Geovani Madureira Bicalho, de Conceição do Mato Dentro (MG), com uma medalha de prata; Rute Vertelo, de Alvorada de Minas, com uma medalha de prata; Neusa Pimenta, de Alvorada de Minas, com duas medalhas de prata por dois produtos diferentes; e Lindomar dos Santos, do Serro (MG), com uma medalha de bronze.
O Programa Crescer busca o desenvolvimento socioeconômico e sustentável das comunidades anfitriãs, contribuindo com o fortalecimento das cadeias de valor locais.
RANKINGS DE EMPRESAS – O jornal Valor Econômico lançou a edição 2024 do prêmio Valor 1000, que relaciona as maiores companhias do país.
Na classificação final do setor de mineração, a Anglo American apareceu em 2º lugar, com nota de 76,3, atrás da CBMM (77,6) e à frente da Vale (66,2). Já no ranking geral da publicação, que soma todos os setores, a Anglo American ficou na 97ª posição.
Outro ranking, da Exame Melhores e Maiores de 2024, colocou a Anglo American na 95ª posição geral.
A companhia ainda foi uma das vencedoras, na categoria Mineração, do Prêmio Melhores e Maiores 2024, da revista Mercado Comum, ranking focado em empresas com atuação em Minas Gerais.
A mineradora também apareceu na lista das empresas preferidas por profissionais de até 35 anos, do prêmio Top Of Mind 2024.
[Informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]