Uruaçu

ENTREVISTA – OZIRIS RIBEIRO – “A gestão da prefeitura, a partir de janeiro, terá meu modo de agir e de tratar as pessoas”, afirma candidato a prefeito apoiado por Caiado em Uruaçu

Palanque do empresário do ramo de transportes de cargas, aliado do governador Ronaldo Caiado e do prefeito Valmir Pedro em Uruaçu, ganhou musculatura e mais força na última semana após a ascensão do advogado Rodrigo Fernandes ao cargo de deputado estadual

  1. Empresário bem sucedido no ramo de transporte de cargas e candidato a prefeito de Uruaçu pela “Coligação Para Uruaçu Continuar Avançando”, Ozires Ribeiro Silva (União Brasil) segue a todo vapor com sua campanha eleitoral para tentar suceder Valmir Pedro (PSDB) no comando do Poder Executivo, após dois mandatos consecutivos do atual gestor no cargo. No final da tarde desta quarta-feira/11, Oziris concedeu uma entrevista exclusiva, por telefone, ao Portal Excelência Notícias, onde detalhou os rumos de sua campanha eleitoral que, na última segunda-feira/9, realizou uma grande carreata pelas ruas e avenidas de Uruaçu. Por ocasião da conversa, o postulante – que nunca disputou um cargo público, por sua preferência anterior em atuar nos bastidores da política uruaçuense – detalhou o pedido feito pelo governador Ronaldo Caiado (UB) para que fosse candidato esse ano, alicerçado também pelo apoio de Valmir, que endossou a reeleição de Caiado em 2022. Sem entrar em detalhes, Oziris disse que foi traído politicamente pelo também candidato a prefeito Azarias Machado Neto, o Machadinho (MDB), razão pela qual lançou-se na atual disputa na oposição a seu então e histórico aliado político. Confira, a seguir, a íntegra da entrevista do candidato a prefeito Oziris Ribeiro:

Portal Excelência Notícias – O senhor sempre atuou nos bastidores da política de Uruaçu, sem nunca antes ter disputado eleições. Como é que se deu a decisão do senhor de ser candidato a prefeito, neste ano?

Oziris Ribeiro Silva – Olha, durante toda minha vida participei do processo político de Uruaçu, sempre nos bastidores. Estou no partido do governador Ronaldo Caiado há 22 anos desde os tempos do PFL, depois Democratas e agora União Brasil. Sempre contribuí com a política local. Fui presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, represento os Cavaleiros de Santana, fui diretor da Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás) e diretor da Adial (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás), que é uma instituição respeitada no meio da indústria e comércio, em nível estadual. E, por uma solicitação do governador – pelo bom relacionamento que nós temos – ele (Caiado) me pediu para que eu disponibilizasse meu nome como candidato a prefeito de Uruaçu. Com o alinhamento político que o governador teve, em 2022, com o prefeito Valmir Pedro – que eu considero um dos melhores prefeitos de Uruaçu, reconhecendo o trabalho que ele teve como gestor da cidade – e o pedido do próprio Caiado à minha pessoa, aceitei colocar meu nome à apreciação ainda como pré-candidato para disputar a Prefeitura de Uruaçu, em setembro do ano passado. Meu nome evoluiu bem, cresceu nas pesquisas; se popularizou de uma forma que me surpreendeu; e acabei dando o meu ‘ok’ para ser candidato este ano, após as convenções.

Coronel Maxwell (candidato a vice), deputado estadual Rodrigo Fernandes, Oziris, Nadir e o prefeito Valmir Pedro, durante a carreata em Uruaçu [Foto: Juliano Moreira – Colaboração para o Excelência Notícias]

Excelência Notícias – Depois de todos os cargos que ocupou, o senhor tinha o desejo anterior de ser candidato a prefeito de Uruaçu? Ou a candidatura do senhor por uma questão da conjuntura política mesmo, a partir do pedido do governador e da aproximação de Caiado com o Valmir?

Oziris Ribeiro –  Olha, durante toda minha vida participei do processo político de Uruaçu, sempre nos bastidores. Estou no partido do governador Ronaldo Caiado há 22 anos desde os tempos do PFL, depois Democratas e agora União Brasil. Sempre contribuí com a política local. Fui presidente do Sindicato Rural de Uruaçu, represento os Cavaleiros de Santana, fui diretor da Faeg (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás) e diretor da Adial (Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás), que é uma instituição respeitada no meio da indústria e comércio, em nível estadual. E, por uma solicitação do governador – pelo bom relacionamento que nós temos – ele (Caiado) me pediu para que eu disponibilizasse meu nome como candidato a prefeito de Uruaçu. Com o alinhamento político que o governador teve, em 2022, com o prefeito Valmir Pedro – que eu considero um dos melhores prefeitos de Uruaçu, reconhecendo o trabalho que ele teve como gestor da cidade – e o pedido do próprio Caiado à minha pessoa, aceitei colocar meu nome à apreciação ainda como pré-candidato para disputar a Prefeitura de Uruaçu, em setembro do ano passado. Meu nome evoluiu bem, cresceu nas pesquisas; se popularizou de uma forma que me surpreendeu; e acabei dando o meu ‘ok’ para ser candidato este ano, após as convenções.

NOVATOS NA DISPUTA DE CARGOS PÚBLICOS – Coronel aposentado da Polícia Militar/PM, Maxwell Franco de Morais à esq.)disputa o cargo de vice-prefeito de Uruaçu na chapa encabeçada pelo empresário e candidato a prefeito Oziris Ribeiro [Foto: Juliano Moreira – Colaboração para o Portal Excelência Notícias]

Portal Excelência Notícias – Todavia, apesar do senhor ter as qualidades desejadas para assumir, eventualmente, o comando da Prefeitura de Uruaçu, houve a necessidade, creio eu, de pensar numa extensa gama de apoiadores políticos.

Oziris Ribeiro – Como eu já disse, tenho do meu lado o prefeito Valmir Pedro, que é considerado pela grande maioria da população de Uruaçu como o melhor prefeito da história da cidade. Depois tenho, do outro lado, o apoio do governador Ronaldo Caiado, do deputado federal José Nelto, do (deputado estadual) Bruno Peixoto, presidente da Assembleia Legislativa, com quem tenho uma ligação muito forte, do (deputado estadual) Cairo Salim, do (deputado estadual) Charles Bento; e também, mais recentemente, do meu amigo de infância Dr. Rodrigo Fernandes, hoje também deputado estadual. Ou seja, a conjuntura que nos cerca me credencia para fazer um bom governo; nos proporciona uma robustez política bastante consolidada; e isso converge em benefícios para a cidade de Uruaçu. Me sinto preparado (para administrar a cidade) não só como Ozires, como pessoa, mas também pelo conjunto de forças políticas que me darão a estrutura necessária para fazer um bom governo.

Valmir Pedro, prefeito de Uruaçu, pede votos para Maxwell e Ozires o final da carreata do candidato do UB à sua sucessão em outubro [Foto: Juliano Moreira – Colaboração para o Portal Excelência Notícias]

Excelência Notícias – E quais serão os desafios que o senhor enfrentará para suceder o atual prefeito Valmir Pedro, que está terminando oito anos e dois mandatos?

Oziris Ribeiro –  Olha, eu não tenho medo de desafios. Na minha vida toda, desde quando comecei a trabalhar, minha vida sempre foi um desafio. Mas venci todos eles com muita dedicação, determinação e muito trabalho. E é com espírito que vou governar Uruaçu, acreditando que é possível fazermos uma boa gestão com a credibilidade, com a moral e a inteligência intelectual que Deus meu deu. Vou conseguir, sim, fazer um bom governo e orgulhar minha família amanhã, para ser lembrado durante muitos anos assim como o prefeito Valmir Pedro. Eu quero ser lembrado da mesma forma.

Recém-empossado como deputado estadual do Norte em Goiânia, Rodrigo Fernandes pede votos para Oziris e Maxwell ao final da carreata que contou também com a presença do prefeito de Uruaçu, Valmir Pedro [Foto: Juliano Moreira – Especial para o Excelência Notícias]
Excelência Notícias – Por mais que a sua eventual gestão possa ser considerada como continuidade das ações que deram certo nos dois mandatos do prefeito Valmir, as gestões são dinâmicas e as necessidades de uma cidade como Uruaçu também são. Caso o senhor seja eleito prefeito, a gestão uruaçuense terá um outro perfil, com sua cara? Existem projetos e ações que Uruaçu ainda precisa desenvolver e que o atual prefeito de Uruaçu não conseguiu implementar em seus dois mandatos?

Oziris Ribeiro – Com certeza, existem coisas que o Valmir não conseguiu fazer e acredito também que irei deixar outras demandas para serem resolvidas para o prefeito que for eleito em Uruaçu após minha gestão. Numa cidade chegando próximo dos 50 mil habitantes é praticamente impossível você falar “poxa, na nossa cidade não há mais (obras e serviços) para se fazer”. É claro que em Uruaçu ainda existe muito para se fazer. Mas, a partir do dia 1º de janeiro, a população de Uruaçu já sabe e já entendeu – porque, desde sempre, venho falando isso – que a gestão não será mais Valmir Pedro, a gestão será Ozires Ribeiro, com meu modelo, minha forma de conduzir e minha forma de tratar as pessoas, a partir do dia 1º de janeiro de 2025. Com fé em Deus e com muita humildade, faremos um bom governo.

Oziris Ribeiro (no microfone) discursa ao final da carreata de sua campanha à Prefeitura de Uruaçu, observado por Valmir Pedro, Rodrigo Fernandes e o candidato a vice, Coronel Maxwell [Foto: Juliano Moreira – Colaboração para o Portal Excelência Notícias]
Excelência Notícias Na última segunda feira, a coligação que apoia o senhor realizou uma grande carreata pelas ruas e avenidas de Uruaçu. Como o senhor avalia o atual momento de sua campanha, passados 25 dias do início da disputa eleitoral propriamente dita?

Oziris Ribeiro – Olha, sem dúvida nenhuma, me surpreendeu bastante o quanto o nosso nome tem crescido. Por isso, não vou fazer um balanço só de 25 dias, mas sim um balanço de quando eu comecei, me colocando na condição de pré-candidato em setembro do ano passado. Naquela época, fizemos uma pesquisa e estava apenas com 3% das intenções de voto e o meu opositor (Azarias Machado, o Machadinho, do MDB) com 52%. Então, veja bem: de lá para cá, eu saí de 3%, fui para 5, para 7, para 12, para 17, 20, 22 e 27. E a última pesquisa que saiu, contratada pela Rádio Popi de Uruaçu, mostra que estou empatado com meu opositor. Após isso, já fizemos muitas outras ações somadas ao apoio de um grande líder, de uma pessoa que tem grande credibilidade no município de Uruaçu, que é o Dr. Rodrigo Fernandes, muito bem votado aqui em 2022. Ainda não fiz outra pesquisa, mas tenho certeza que o sentimento aqui em Uruaçu é que conseguimos dar uma virada nesses números. Semana que vem terá outra pesquisa e estou confiante de que estaremos de 3 a 4 pontos percentuais à frente do nosso opositor.

Valmir Pedro, Coronel Maxwell, Oziris Ribeiro e Rodrigo Fernandes erguem os braços em gesto característico para simbolizar a certeza da vitória nas eleições municipais em Uruaçu [Foto: Juliano Moreira – Colaboração para o Portal Excelência Notícias]
Excelência Notícias – Sabemos que o “opositor” que o senhor citou, em suas respostas anteriores, é o candidato a prefeito Azarias Machado, o Machadinho, do MDB, que disputa o cargo pela terceira vez seguida. Todavia, o senhor apoiou Machadinho nas eleições de 2016 e de 2020, para prefeito; e no pleito de 2018, para deputado estadual. O que ocorreu para que houvesse essa ruptura política entre os dois, com o senhor se colocando como candidato contra seu então aliado político?

Oziris Ribeiro – Na verdade, eu sempre apoiei e acreditei no Machadinho, como se fosse um casamento. Quando você se casa com uma mulher, você acredita que ela é uma das mulheres do mundo. Por ser sua esposa, você sempre acredita nela. Porém, quando ela começa a te trair e você descobre, o caminho é separar pois, do contrário, você será toda traído por toda a sua vida. E é dessa mesma forma que vejo meu relacionamento político com o Machadinho em Uruaçu, pois fui a pessoa que mais ajudou o Machadinho. Nas eleições passadas, trouxe ele para o meu partido, apresentando-o ao governador. Mas, depois do momento que eu comecei a sentir a traição, eu me afastei e disse, aos meus amigos e às grandes lideranças que compunham o projeto dele – que eu não o apoiaria mais. E, claro, disse a ele também. E assim como eu, mas não apenas eu, cinco vereadores da base de apoio dele também o deixaram. Charles Bento, que apoiou, também deixou. Cairo Salim, da mesma forma. José Nelto que o apoiou por várias vezes também – contribuindo com o financiamento das campanhas – também deixou de apoiar Machadinho. E, agora por último, o governador Ronaldo Caiado também o deixou, vendo que não daria para continuar do lado dele (Machadinho) e o deputado estadual Dr. Rodrigo Fernandes, da mesma forma. O erro não está em mim, não está em nós. Acho que, quando você começa a perder seus companheiros, tem que fazer um exame de consciência e se perguntar: “onde é que estou errando?  porque , no meu palanque, não tenho mais as lideranças que tive em outras eleições,? agora, o que devo fazer ?”. Ou seja, deveria procurar o que está errado para consertar. É assim que eu vejo a política de Uruaçu, hoje.

Coronel Maxwell, candidato a vice-prefeito na chapa de Oziris, discursa ao final da carreata da coligação que os apoia em Uruaçu [Foto: Juliano Moreira – Colaboração para o Portal Excelência Notícias]
Excelência Notícias – Essa traição que o senhor alega ter sofrido pelo candidato Machadinho é algo que pode ser mensurado publicamente? Ou trata-se de uma questão pessoal e secreta, entre os senhores?

Ozires Ribeiro – Eu não vou me expor aqui, não vou expor também meu opositor, nesse momento de plena campanha. Mas ele (Machadinho) sabe muito bem o que aconteceu e os companheiros que eram próximos dele também. Acho que não vem ao caso eu comentar isso agora, porque não quero colocá-lo numa situação complicada nesse momento.

Coronel Maxwell e Oziris Ribeiro disputam uma eleição majoritária em Uruaçu pela primeira vez: estreia de ambos na disputa pela Prefeitura de Uruaçu uniu um militar com serviços prestados à comunidade e um dos empresários mais bem-sucedidos em todo o Norte do Estado [Foto: Juliano Moreira – Colaboração para o Portal Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo