Niquelândia

289 motivos para a Anglo American se orgulhar pelo aniversário de Niquelândia

 A história da Anglo American em Niquelândia se confunde com a história da própria cidade, que completa seu 289º aniversário de vida, de história e de tradição neste feriado municipal de terça-feira, dia 19 de março, junto com as festividades do santo padroeiro, São José.

Desde 1982, a Codemin – operação da Anglo American para a produção de níquel – está inserida na vida da comunidade por meio de projetos sociais e ambientais que contribuem para o desenvolvimento da região e de sua gente trabalhadora e acolhedora, que esbanja cultura e arte.

Dada sua importante contribuição para o processo de consolidação das operações da Anglo American em Goiás, o nome Codemin ainda é sinônimo da mineradora para as gerações mais antigas.

A história conta que, em outubro de 1962, o pesquisador Alberto Orellana Santivanez desembarcou no norte de Goiás, onde encontrou o níquel no norte do município.

Com a criação oficial da Codemin em solo niquelandense em 1966, teve início a vitoriosa história de parceria da Anglo American com o povo de Niquelândia e suas instituições.

Mesmo numa região conhecida como sertão de Goiás, devido à distância dos grandes centros, a então Codemin resolveu fincar raízes profundas no município com soluções criativas para avançar nos objetivos propostos.

A partir de 1979, com essa visão futurista, o Projeto Niquelândia figurou como um dos maiores empreendimentos de Goiás, anunciando maior desenvolvimento e geração de renda na época de sua implantação.

Estradas foram construídas, vilas edificadas, pontes e bueiros erguidos, empregos gerados e a Usina da Codemin tornou-se realidade há 42 anos, em agosto de 1982: a cidade cresceu, se desenvolveu, ganhou fama e se tornou a Capital do Níquel, um dos maiores tesouros de Goiás e do Brasil.

Passados 289 anos de sua fundação – desde quando se chamava São José do Tocantins – e 52 anos da descoberta do níquel e da chegada do primeiro pesquisador da Codemin em Niquelândia, a empresa conta com quase 800 postos de trabalho, dos quais 80% são ocupados por mão de obra local.

 A cidade e empresa continuam juntas, fortalecendo os laços de parceria, com muito orgulho de estarmos presentes num lugar cercado por uma natureza exuberante e com suas encantadoras festas tradicionais.

Os constantes investimentos feitos pela empresa no município através de seu Edital de Projetos Sociais nos últimos anos – com base em seu Plano de Mineração Sustentável – são prova inequívoca de que a Anglo American está conseguindo reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas de Niquelândia, se sentindo cada vez mais niquelandense.

Feliz Aniversário, Niquelândia!

Quem te conhece te ama ainda mais!

 

Veja também

Veja também
Fechar
Botão Voltar ao topo