Campos Verdes

Pré-candidatura de Dr. Rogério vence 1ª pesquisa SMS-Direct para a Prefeitura de Campos Verdes, no Vale do São Patrício

Médico filiado ao MDB possui 57,6% da preferência espontânea do eleitorado do município conhecido como “Capital das Esmeraldas”, localizado entre Santa Terezinha de Goiás e Alto Horizonte

Levantamento estatístico realizado pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda, com sede em Goiânia, aponta que o médico Rogério Queiroz – mais conhecido como Dr. Rogério (MDB) – teria ampla vantagem na intenção de voto para a Prefeitura de Campos Verdes às eleições marcadas para 6 de outubro deste ano, se a disputa nas urnas fosse hoje no município do Vale do São Patrício.

PESQUISA ESTIMULADA – A pesquisa aponta que, no presente momento, Dr. Rogério possui 57,6% da preferência espontânea do eleitorado do município conhecido como Capital das Esmeraldas”, localizado entre Santa Terezinha de Goiás e Alto Horizonte.

No município, de acordo com dados de 2022 do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás, estão inscritos 4.043 eleitores.

A pesquisa estimulada é aquela feita com a apresentação, ao eleitor, das possíveis opções de nomes com chances de concorrer ao pleito

Por esse critério de escolha, o vice-prefeito Wallas Correia (UB) ficou na 2ª colocação: em caso de eventual candidatura, ele teria 10,1% das intenções da população campo-verdense.

Wallas, como se sabe, compôs chapa com o atual prefeito Haroldo Naves (MDB) nas eleições de 2016 e de 2020.

O ex-prefeito Noé Afonso Filho – que governou a cidade por dois mandatos, entre 2005 e 2012 – ficou em 3º lugar: ele receberia 9,3% dos votantes de Campos Verdes.

Outro possível pré-candidato na cidade é o também ex-prefeito Vilmar José Correia, mais conhecido como Vilmar da Cerâmica.   Ele, que governou Campos Verdes entre 2013 e 2016, foi lembrado por 4,2% dos eleitores, na 4ª posição.

Por seu turno, Wingleisson Araújo foi lembrado por 1,6% do eleitorado local, na 5ª posição.

O rol de descontentes com a política local representaria 7,4% do total do eleitorado, dada a disposição de anular o voto nas próximas eleições em Campos Verdes.

Porém, os eleitores que declararam não saber ou que não quiseram opinar representam 9,8% do levantamento estimulado.

Fonte: SMS/Direct Pesquisas [Imagem: Reprodução/Portal Excelência Notícias]
PESQUISA ESPONTÂNEA – A pesquisa espontânea é aquela feita sem a apresentação, ao eleitor, das possíveis opções de nomes com chances de concorrer ao pleito.

Por esse critério, a vantagem do pré-candidato Dr. Rogério se mantém em Campos Verdes: 38,7% declararam que votariam no médico, caso realmente ele decida concorrer ao cargo de prefeito de Campos Verdes.

Na sequência da pesquisa, quem aparece em 2º lugar é Haroldo Naves que, mesmo sem poder concorrer novamente ao cargo, teve 7,6% das intenções de voto.

Na sequência da pesquisa, o 3º lugar coube ao ex-prefeito Noé Afonso, com 5,4% das intenções.

O 4º nome mais bem cotado é do vice-prefeito Wallas, citado como pré-candidato a prefeito por 4,8% da população de Campos Verdes caso as eleições fossem hoje.

Vilmar da Cerâmica teria 1,1% dos votantes da cidade no pleito marcado para o segundo semestre, na 5ª posição.

Na sequência, a vereadora Dilza Aparecida foi apontada como pré-candidato ideal ao cargo por 0,9% dos eleitores de Campos Verdes, pontuando apenas na 6ª colocação, empatada com Fábio Araújo, também citado por 0,9% do público pesquisado.

Aqueles que votariam em “outros nomes” representaram 1,1%. Fora isso, outros 5,1% dos eleitores ouvidos afirmaram intenção de anular o voto nas próximas eleições.

Porém, os eleitores que declararam “não saber dizer” [ou seja, aqueles ainda indecisos, o que é natural pois os nomes aventados até o presente momento são apenas de possíveis pré-candidatos] mostra-se bastante significativo: 34,4% do total pesquisado.

Fonte: SMS/Direct Pesquisas [Imagem: Reprodução/Portal Excelência Notícias]
GESTÃO DE HAROLDO NAVES BEM AVALIADA EM CAMPOS VERDES – Os indicadores apurados pela SMS Direct Pesquisas sobre a avaliação da gestão do prefeito Haroldo Naves em Campos Verdes apontam que o atual chefe do Executivo recebeu 87,8% de aprovação popular.

O percentual corresponde à somatória dos eleitores pesquisados, uma vez que a atual administração foi classificada como “boa” por 60,2% do público consultado e “excelente” por 27,6% das pessoas abrangidas pela coleta de informações.

No outro extremo da pesquisa, a atual administração do Executivo de Campos Verdes foi considerada “ruim” por 8,2% da população ouvida e “péssima” por 2,5% dos eleitores pesquisados.

Os eleitores que “não sabem/não quiseram opinar” representaram 1,5% da amostra, por seu turno.

Fonte: SMS/Direct Pesquisas [Imagem: Reprodução/Portal Excelência Notícias]
REJEIÇÃO – A SMS/Direct Pesquisas também fez, em Campos Verdes, o levantamento estimulado (com a apresentação dos nomes aos eleitores) para avaliar a rejeição dos principais pré-candidatos ao cargo de prefeito da cidade.

Por esse viés, o nome mais rejeitado na 1ª posição é o do atual vice-prefeito Wallas: 19,2% da amostragem pesquisada afirmou que não votaria nele.

O 2º colocado pelo aspecto “rejeição” é o ex-prefeito Noé Afonso já que 17,8% dos eleitores ouvidos disseram que não o escolheriam para um eventual retorno ao cargo.

Na 3ª posição, entre os pré-candidatos ao Executivo de Campos Verdes, aparece Vilmar da Cerâmica: 16,1% não votariam nele em outubro, se as eleições fossem hoje.

Por seu turno, Wingleisson Araújo seria rejeitado por 6,5% do eleitorado local, na 4ª posição.

O pré-candidato Dr. Rogério figurou com o menor índice de rejeição no levantamento: o médico ficou em 5º lugar por esse critério, pois apenas 5,1% dos eleitores afirmaram que não o escolheriam para um eventual mandato como prefeito.

Um número bem expressivo – 25,1% dos eleitores ouvidos na pesquisa – disseram que “não rejeitam ninguém”, enquanto 6,1% foram mais radicais afirmando que “rejeitam todos” os pré-candidatos.

O percentual de votantes pesquisados que declarou “não saber responder ou opinar” atingiu 4,1%.

Fonte: SMS/Direct Pesquisas [Imagem: Reprodução/Portal Excelência Notícias]
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 26/01/2024 com o número GO-04382/2024, o levantamento foi realizado pela SMS Direct/Instituto de Pesquisas e Marketing Ltda que, por figurar como contratante dos serviços, dispensa-se a obrigatoriedade da emissão da referida nota fiscal, porém ficam mantidas as demais exigências legais em cumprimento à Lei nº 9.504/97 e Resolução TSE nº 23.600/19, complementada pela Resolução TSE nº 23.676/2021.

Para a composição do referido levantamento, foram ouvidos 302 eleitores de Campos Verdes entre os dias 29 e 30 de janeiro deste ano, divididos igualitariamente entre homens e mulheres.

A margem máxima de erro da pesquisa é de 5,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O índice de confiança do trabalho realizado pela SMS/Direct Pesquisas é de 95%.

As entrevistas com os eleitores de Campos Verdes foram realizadas em seis bairros/setores do município, a saber: Centro, Ouro Verde, Esmeralda, Tropical, Costelão e Clotildes Catão.

Veja também

Botão Voltar ao topo