Niquelândia

Abertura do América Leilões Rurais mostra potencial econômico de Niquelândia para pecuaristas de todo o Estado

Empreendimento idealizado pelo empresário Erlândio da Gamboa foi inaugurado neste domingo/28 após um ano de obras com farto almoço, moda de viola, presença de autoridades políticas e a imponente narração dos lances pelo renomado leiloeiro Astério Andreolly

Novas oportunidades de negócios mobilizaram compradores e vendedores de gado do Norte do Estado e de outras regiões de Goiás durante toda a tarde e a noite deste domingo (28) por ocasião da grandiosa inauguração do América Leilões Rurais em Niquelândia, que foi idealizado pelo empresário Erlandio Amâncio da Luz, o popular Erlandio da Gamboa.

Além de contratar o experiente leiloeiro Astério Andreolly – que comandará os leilões todas as sextas-feiras, sempre a partir das 18 horas –  Erlandio elaborou um amplo planejamento à execução das obras da área onde foi instalado o empreendimento de 5.000 m² às margens da rodovia BR-414, distante cerca de cinco quilômetros da área central da cidade, praticamente ao lado da chácara que originou seu apelido no município.

Recinto do América Leilões Rurais, em Niquelândia, mobilizou pecuaristas de toda a região [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Segundo ele, a vontade de construir o leilão surgiu há cerca de quatro anos, vislumbrando assim uma nova oportunidade para os pecuaristas da cidade e da região adquirirem e/ou venderem seus animais.

Dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísica (IBGE) – com base nos indicadores anuais da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) sobre a vacinação contra febre aftosa – apontam que o município concentra um rebanho estimado oficialmente em 263.400 cabeças de gado (entre bois, vacas e bezerros).

América Leilões Rurais possui, em sua estrutura, 70 currais com capacidade para abrigar até 3.500 animais de uma só vez [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Dessa forma, Niquelândia ocupa a 4ª posição estadual por esse indicador econômico, perdendo apenas para São Miguel do Araguaia (3ª), Porangatu (2ª) e Nova Crixás (1ª). Os números foram fornecidos pelo Sindicato Rural de Niquelândia ao Portal Excelência Notícias.

“Além desse número de animais, que é de fato muito grande, nem todas as áreas do nosso município são propícias para investimentos no cultivo da soja, por conta dos desníveis e ondulações das terras. Isso fez com que ganhássemos um potencial muito grande na área da bovinocultura”, apontou Erlandio, sobre a viabilidade de seu novo negócio.

O leiloeiro Astério Andreolly foi contratado por Erlandio da Gamboa para conduzir e bater o martelo diante do melhor lance ofertado pelos compradores de gado em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
CURRAIS ADEQUADOS – O empresário disse que, durante todas as fases de execução do projeto, houve uma preocupação muito grande com as dimensões dos currais, garantindo assim aos criadores que seus animais não sofrerão machucados durante o tempo de permanência no recinto do América Leilões Rurais.

No evento de ontem, segundo Erlandio, foram leiloados 2.005 animais. Porém, o local possui capacidade para armazenar cerca de 3.500 cabeças de gado ao todo, distribuídos em 70 currais com piso em concreto, que possuem 36 m² cada um.

Erlandio da Gamboa precisou colocar a mão na massa para que nada faltasse em termos de alimentação para o público presente à inauguração do seu empreendimento de leilão de gado [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Uma extensa passarela, feita em estrutura metálica sobre os currais, permite que os pecuaristas vistoriem previamente os lotes de animais disponíveis para serem leiloados.

O tatersal propriamente dito – ou seja, o recinto onde foram dados os lances para o arremate dos 100 lotes que estavam sendo comercializados na inauguração – possui 1.200 m² de área construída.

Assistente do leiloeiro Astério Andreolly se mostrou bastante atenta aos lances oferecidos pelos pecuaristas na abertura do América Leilões Rurais em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
O espaço, com mesas e cadeiras, comporta cerca de 800 pessoas sentadas com ampla área de estacionamento de veículos e dos caminhões boiadeiros que fazem o transporte das chamadas “cargas vivas”.

De acordo com Erlandio, o atual período chuvoso atrapalhou um pouco a conclusão dos serviços de jardinagem e outros pormenores, que devem ser resolvidos nos próximos 30 dias.

Farta quantidade de churrasco foi oferecida por Erlandio ao público que prestigiou a inauguração do América Leilões Rurais, no domingo, em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Durante as negociações, os compradores e vendedores de gado poderão aproveitar diversas opções de churrasco, petiscos e bebidas, de forma que o América Leilões Rurais também se torne um novo espaço para bons momentos de lazer em meio às oportunidades de excelentes negócios em Niquelândia.

“Nosso desejo – além de fomentar a economia, trazendo mais pessoas ao nosso município – é aumentar a segurança dos pecuaristas em suas transações, estimulando também a qualidade dos animais aqui comercializados, o que também é muito importante”, afirmou ele.

ALMOÇO LIBERADO – Pouco depois do meio-dia, público aglomerou-se diante dos tachos e bacias com salada, mandioca cozida, churrasco, almôndegas e feijão tropeiro para o almoço, antes da abertura oficial dos trabalhos do leilão [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Embora Niquelândia já possua locais para esse tipo de atividade – Erlandio se disse parceiro dos outros dois leilões locais – o empresário disse que o América Leilões Rurais chegou justamente para diversificar as atividades comerciais dos criadores da cidade e da região.

“Os leilões de outros municípios sempre receberam volume grande de animais daqui de Niquelândia. Todos nós, que vivemos da agropecuária, só temos a ganhar com isso (a inauguração de ontem)”, detalhou Erlandio da Gamboa.

ARROZ CALDOSO – Variedade do arroz de carreteiro, servido com carne cozida e queijo derretido, o arroz caldoso foi o principal prato servido na inauguração do América Leilões Rurais, em Niquelândia: tempero delicioso e aprovado por todos [Foto: Elaine Alves – Excelência Notícias]
O projeto, desde a fase inicial da terraplanagem do terreno, levou um ano para ser concluído. O valor do investimento não foi revelado por Erlandio que, além da estrutura em si, gerou 15 novos postos de trabalho no município. Porém ontem, na abertura, mais de 40 pessoas trabalharam no evento, para melhor atendimento dos clientes do leilão.

O PRIMEIRO ARREMATE – Com transmissão ao vivo pelo You Tube através do canal Astério Andreolly Leiloeiro, o América Leiloes Rurais iniciou a comercialização dos lotes por volta das 14h30, com o tatersal completamente lotado.  O leilão teve nove horas de duração.

Vacas leiteiras, da raça Nelore, foram os primeiros animais a serem arrematados na inauguração do novo leilão de gado em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Além do dinamismo da locução de Astério Andreolly – mais intensa do que a de narradores de partidas de futebol – duas assistentes do leiloeiro, muito atentas, registravam de forma estridente cada lance dado pelos potenciais compradores.

“Ele (Astério) é um profissional bastante competente, que faz um excelente trabalho. Escolhemos o Astério porque, quando organizamos o nosso negócio, os outros dois leiloeiros de Niquelândia não tinham disponibilidade para nos atender às sextas-feiras”, explicou Erlandio da Gamboa.

O cantor sertanejo Marcos Pontes {à frente) e o sanfoneiro Vairley Carvalho (ao fundo) fizeram uma apresentação de moda de viola de excelente qualidade no América Leilões Rurais [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
O vice-prefeito de Niquelândia, Carlos Roberto Oliveira – o Carlos da Líder (UB), empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos e também pecuarista – entrou para a história do novo empreendimento como o primeiro arrematante por ter dado o maior lance à compra de duas vacas Nelore PO (gado de corte).

Dois deputados estaduais – Lineu Olímpio de Souza (MDB) e Júlio Pina (Solidariedade) – estiveram presentes ao evento, bem como diversas autoridades – caso dos prefeitos Fernando Carneiro (Niquelândia) e Halison Macedo (Formoso) –  e lideranças políticas locais.

Astério Andreolly trabalhou por nove horas seguidas na abertura do América Leilões Rurais, em Niquelândia, com visão privilegiada para acompanhar os lances dados pelos compradores de gado que foram ao local [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
LEILOEIRO ELOGIA ESTRUTURA MONTADA POR ERLÂNDIO – Para o leiloeiro Astério Andreolly – que divide seu tempo em leilões em cidades das regiões de Porangatu e de Paraíso do Tocantins/TO – o gigantismo do projeto do América Leilões Rurais em Niquelândia em muito se assemelha ao tradicionalíssimo Estância Bahia Leilões, de Água Boa/MT, hoje considerada uma das melhores empresas do setor em todo o País.

“Para quem gosta de fazer investimentos, agora é a hora de vir para Niquelândia. Estamos vivendo um período bom para comprar (cabeças de gado) pois, com a chegada das chuvas e a formação de novas pastagens, a tendência atual é que haja uma reação desse mercado. O Erlandio se mostrou uma pessoa muito séria e muito dedicada naquilo que faz e as pessoas que vierem aqui, na próxima sexta-feira, vão sair supersatisfeitas”, afirmou o leiloeiro.

América Leilões Rurais funciona em moderno espaço às margens da BR-414, a cinco quilômetros da área central de Niquelândia: leilões ocorrerão sempre às sextas-feiras a partir das 18 horas [Foto: Divulgação]
Modernas instalações do América Leilões Rurais estão localizadas às margens da rodovia BR-414, a cinco quilômetros da área central de Niquelândia: leilões ocorrerão toda sexta-feira, sempre a partir das 18 horas [Foto: Divulgação]
Pouco antes da abertura oficial do leilão, houve apresentação de moda de viola com o cantor sertanejo Marcos Pontes e com o sanfoneiro Vairley Carvalho; e um delicioso almoço para o público presente, que pôde provar um delicioso arroz caldoso, preparado em enormes caldeirões de ferro fundido no primeiro dia de funcionamento do América Leilões Rurais em Niquelândia.

BOAS PERSPECTIVAS – “Nosso desejo – além de fomentar a economia, trazendo mais pessoas ao nosso município – é aumentar a segurança dos pecuaristas em suas transações, estimulando também a qualidade dos animais comercializados aqui em Niquelândia, o que também é muito importante”, afirmou o empresário Erlandio da Gamboa, sobre os motivos que o levaram a decidir pela abertura do América Leilões Rurais [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo