Goiânia

Anglo American doa notebooks para programa de reaproveitamento de eletrônicos do Governo de Goiás

Programa Sukatech terá reforço na capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia com doação de equipamentos que eram usados no escritório da mineradora em Goiânia: outro lote foi doado para a Prefeitura de Santa Rita do Novo Destino

A Anglo American realizou, na última quinta-feira/14 a doação de 20 notebooks e outros dispositivos eletrônicos para o Programa Sukatech, que realiza capacitação de jovens e adultos na área de tecnologia através da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedi) em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro.

Os equipamentos estavam armazenados no escritório da mineradora em Goiânia e passaram por um processo de reciclagem e recondicionamento.

O ato de entrega ocorreu na sede do Sukatech na capital durante a formatura de alunos do programa; e a doação será encaminhada para o Centro de Atendimento à Surdez (CAS-Goiânia).

“Com esta parceria, vamos ajudar a fomentar mais educação, inovação, desenvolvimento socioeconômico, preservação ambiental, inclusão e diversidade, pilares que vão ao encontro do nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas”, destacou a coordenadora de Planejamento e Gestão da Anglo American, Mariana Antonov Benvegnú,

Durante os cursos de informática básica, manutenção de computadores e robótica, os participantes aprendem de maneira prática, utilizando os resíduos eletroeletrônicos.

Após esse processo, os materiais recuperados são entregues a entidades públicas e privadas que fazem o atendimento de populações em situação de vulnerabilidade social, além de laboratórios de informática em comunidades, com objetivo de promover a inclusão digital.

“O Estado de Goiás, com o programa Sukatech, é pioneiro no tratamento dos resíduos eletrônicos gerados pelo setor público, se tornando referência em política pública nacional sobre o tema, com grandes resultados alcançados entre os anos de 2021 e 2023. Nesse período, mais de 500 toneladas de eletroeletrônicos foram recolhidas, mais de 1.200 alunos formados nos cursos de tecnologia, 1.500 computadores doados oriundos do nosso Centro de Recondicionamento de Computadores, e 79 entidades atendidas com as doações”, explicou o gerente de Difusão de Ciência e Tecnologia da Sedi, Thiago Angelino.

SANTA RITA DO NOVO DESTINO – No mesmo dia, a Anglo American também realizou a doação de 50 equipamentos eletrônicos para a Secretaria Municipal de Educação de Santa Rita do Novo Destino.

Os dispositivos foram direcionados à cidade – que está na área de influência da planta da mineradora em Barro Alto – para composição de laboratórios de informática mantidos pelo município. [Com informações da Assessoria de Imprensa da Anglo American, em Belo Horizonte/MG]

Ato de entrega dos notebooks ocorreu na sede do Sukatech na capital durante a formatura de alunos do programa: doação será encaminhada para o Centro de Atendimento à Surdez, em Goiânia [Foto: Divulgação

Veja também

Botão Voltar ao topo