Goiânia/Niquelândia

Secretaria Estadual de Meio Ambiente flagra desmatamento irregular em Jaraguá e em Niquelândia

Gerencia de Fiscalização Ambiental e Inteligência da pasta alerta que resposta do Governo de Goiás às irregularidades está cada vez mais rápida, em todas as regiões do Estado

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou dois flagrantes simultâneos de desmatamento na última terça-feira (12) em Niquelândia e em Jaraguá. A soma das duas ocorrências resultou na supressão ilegal de 44,18 hectares de vegetação.

Em Niquelândia, os fiscais constataram que houve o desmatamento de 36,5 hectares em área fora de reserva legal e Área de Preservação Permanente (APP), e de 5,13 hectares localizados no interior da reserva legal.

Foram aplicadas multas de R$ 67 mil mais o embargo das áreas, juntamente com a apreensão de um trator de esteira.

No momento do flagrante, o proprietário do imóvel apresentou uma licença municipal para o Corte de Árvores Isoladas (CAI) que não condiz com os fatos constatados pela equipe de monitoramento e comprovados pelos fiscais in loco.

JARAGUÁ – Em Jaraguá, a Semad conseguiu impedir, logo de início, que 73 hectares de vegetação nativa fossem suprimidas. Houve a perda de 2,55 hectares, dos quais 1,09 fora de reserva legal e Área de Preservação Permanente (APP); e 1,46 no interior da reserva legal.

Os fiscais apreenderam o maquinário cautelarmente e estão no aguardo de novas imagens de satélite para a lavratura precisa dos autos de infração.

CASOS RECENTES – Desde o dia 30 de novembro, os fiscais da Semad realizaram cinco flagrantes de desmatamento (em Crixás, Cidade de Goiás e Mara Rosa, além dos dois da última terça).

O gerente de Fiscalização Ambiental e Inteligência da secretaria, Rodrigo Pinheiro Bastos, chama atenção para o fato de que a resposta do Governo de Goiás às irregularidades está cada vez mais rápida.

“O trabalho de campo da Semad está cada vez mais eficiente. Fruto do excelente trabalho realizado pelas equipes de monitoramento remoto e de fiscalização, em sintonia. No caso de Jaraguá, por exemplo, conseguimos evitar a supressão ilegal de 73 hectares. Nenhum hectare de desmatamento sequer passará impune, incluindo os que foram suprimidos nos últimos cinco anos”, afirmou o gerente. [Informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo