Goiânia/Niquelândia

Porfira Queiroz, ex-presidente da Apae em Niquelândia, recebe homenagem na Câmara Municipal de Goiânia

Gian Said (MDB), que é vereador e médico na capital, entregou Diplomas de Honra ao Mérito para personalidades que, a exemplo da moradora da cidade do Norte do Estado, dedicaram sua vida e seu trabalho em prol das necessidades das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e Síndrome de Down

A ex-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Niquelândia, Porfira Moreira de Paiva Queiroz, foi homenageada nesta semana, em Sessão Especial da Câmara Municipal de Goiânia, pelo trabalho desenvolvido em prol das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e Síndrome de Down da cidade do Norte do Estado, por iniciativa do vereador da capital Gian Said (MDB).

Na última segunda-feira (4), Dr. Gian, como é conhecido o político, entregou cerca de 160 Diplomas de Reconhecimento aos profissionais e familiares que se dedicam na difícil jornada pela inclusão e respeito aos direitos das pessoas com deficiência. Ao todo, o vereador da capital indicou 181 nomes para a honraria.

“Essa sessão especial não foi apenas mais um evento em minha agenda política. Para mim, a dedicação à causa social sempre foi uma parte fundamental do meu comprometimento público. Acredito firmemente na criação de oportunidades e no respeito aos direitos das pessoas com deficiência, e essa convicção se reflete em cada passo da minha carreira política”, afirmou o vereador Gian Said, que é médico e cumpre seu quarto mandato no Legislativo goianiense.

FEAPAES-GO INDICOU PORFIRA PARA HOMENAGEM – De acordo com Porfira, sua indicação para ser uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Goiânia partiu da Federação das Apaes do Estado de Goiás (Feapaes-GO), atualmente presidida por Carmem Marize Lima, após contato feito pela assessoria do vereador da capital com a entidade em nível estadual.

Há 30 anos, Porfira se dedica à causa das pessoas com deficiência, em todas as suas vertentes, na busca incessante por recursos materiais e humanos ao atendimento contínuo de crianças, jovens e adultos que necessitam de atenção especializada dos professores e demais funcionários da Apae em Niquelândia.

“Ele [o vereador da capital] quis homenagear nomes de várias entidades e também da Apae que tivessem algum destaque e mais tempo à frente da luta pelas pessoas com deficiência sendo, em sua maioria, presidentes, ex-presidentes e diretores da Apae em todo o Estado. Eu fiquei muito feliz porque nunca havia recebido uma única homenagem de alguma autoridade do Poder Executivo ou Legislativo do município ou do Estado pelo meu trabalho na Apae, a não ser da própria Feapaes-GO. Esse diploma que me foi concedido pelo vereador de Goiânia, Dr. Gian, me incentiva a continuar melhorando cada vez mais o meu trabalho”, comentou Porfira.

Atual diretora da Escola Avani Ferreira Maciel (localizada na sede da entidade na Avenida Almirante Tamandaré), a ex-presidente da Apae disse perceber um significativo aumento do interesse às causas da inclusão das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e Síndrome de Down, nas três décadas em que trabalha nesta área, seja através da classe política, da imprensa e da sociedade em geral.

“Apesar disso, acho que ainda falta muita coisa. Pois, apesar da existência de leis garantindo os direitos das pessoas com deficiência, em muitas vezes ainda não conseguimos que essa legislação seja cumprida corretamente. No meu ponto de vista, no que diz respeito à Apae de Niquelândia, estamos sendo bem assistidos pelas secretarias municipais de Saúde e de Educação. Hoje, não podemos reclamar do Poder Público em Niquelândia, que nos oferece todo o apoio possível nessas duas áreas, graças a Deus”, comentou a presidente da Apae de Niquelândia.

De acordo com Porfira, em âmbito nacional, os deficientes ainda precisam encontrar mais oportunidade de espaço para conviver em sociedade com as demais pessoas.

Na visão dela, como o preconceito é decorrente da falta de conhecimento sobre o assunto, ainda existe muita rejeição aos portadores de deficiência intelectual e múltipla, principais públicos atendidos pela Apae em Niquelândia.

SOCIEDADE PRECISA ABRIR OS OLHOS – “A sociedade acha, em muitas vezes, que eles [os assistidos] não entendem nada e que todos têm problemas mentais, por exemplo. E é justamente aí que a sociedade se engana pois, ao trabalharmos com eles, é que percebemos a capacidade que as pessoas com deficiência possuem. Aqui [na Apae] não existe um tempo certo para que eles possam terminar os estudos, como na escola comum. Quem entra aqui na Apae logo nos diz que ‘achava que tudo [o ensino e a convivência] era muito diferente’ e hoje percebem que não é bem assim. Hoje em dia, as empresas  que empregam pessoas com algum tipo de deficiência já percebem que esse colaborador podem até ter desempenho melhor nas tarefas do que qualquer outra pessoa. Eles são muito capazes”, detalhou Porfira.

No próximo dia 13 de janeiro, a ex-presidente da Apae de Niquelândia subirá mais um degrau em sua luta pela causa dos deficientes, agora em nível estadual, ocupando uma vaga no Conselho Fiscal da Feapaes-GO. [Com informações da assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Goiânia]

Porfira recebeu Diploma de Honra ao Mérito durante Sessão Especial da Câmara Municipal de Goiânia: trabalho reconhecido à frente da Apae de Niquelândia [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo