Niquelândia

Militar da reserva da PMDF morre afogado durante pescaria noturna no Lago Serra da Mesa em Niquelândia

Edivaldo Barbosa da Costa tinha 59 anos e acabou engolindo muita água quando a canoa em que estava virou com ele e outros dois pescadores, que conseguiram se salvar: corpo da vítima fatal foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros de Niquelândia

O Corpo de Bombeiros de Niquelândia resgatou, por volta das 8 horas da quinta-feira/26, o corpo de um homem de 59 anos que morreu afogado no Lago Serra da Mesa na noite anterior.

Segundo a corporação, a vítima fatal e outros dois homens estavam numa canoa que virou após ser atingida pela agitação das águas do reservatório, na região conhecida como Barriguda.

De acordo com o sargento da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) da cidade do Norte do Estado, Miguel Pereira Vasconcelos Neto, que comandou a operação, o acidente com a embarcação ocorreu por volta das 22h30 da noite da última quinta-feira.

Ele explicou ao Portal Excelência Notícias que, muito embora a canoa estivesse ancorada por uma poita (espécie de bloco de concreto que segura a embarcação no local desejado para pescar), tal mecanismo não impediu que o equipamento náutico balançasse além do esperado pelos pescadores, para um lado e para o outro.

Quando a canoa virou, um dos pescadores sobreviventes conseguiu nadar no Lago Serra da Mesa até avistar a iluminação de uma pousada, onde pediu apoio.

Acionados, os Bombeiros encontraram o segundo sobrevivente que havia abandonado a canoa para tentar nadar até a margem do Lago.

Porém, devido ao cansaço extremo, não conseguiu concluir a travessia e acabou por agarrar-se a galhos que encontrou no curso do reservatório.

Este pescador informou a morte do terceiro ocupante, relatando à corporação que o outro sobrevivente havia amarrado o corpo do colega à canoa pelo braço antes de buscar salvar-se do acidente.

Os três utilizavam coletas salva-vidas, o que pode explicar o fato de não ter ocorrido uma tragédia ainda maior.

A vítima fatal – segundo relato dos outros dois pescadores aos Bombeiros – desesperou-se com a situação e acabou engolindo muita água, o que provocou sua morte por afogamento.

Dada a impossibilidade de resgate do cadáver no período noturno por questões de segurança – a profundidade do local era de aproximadamente 30 metros – o Corpo de Bombeiros aguardou o amanhecer de ontem para a conclusão da operação.

O corpo da vítima fatal foi encontrado a 5 metros de profundidade sendo que apenas uma pequena parte da canoa – ancorada pela poita e parcialmente embicada – estava visível no momento da retirada da embarcação do Lago Serra da Mesa.

PMDF EMITIU NOTA DE PESAR – Posteriormente ao transporte do corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Uruaçu, para a identificação formal da vítima fatal do afogamento em Niquelândia, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) emitiu uma “Nota de Pesar” comunicando a morte do segundo tenente da Reserva Remunerada da corporação, Edivaldo Barbosa da Costa.

Ele havia ingressado na PMDF em 1984, sendo que sua última lotação foi no Centro de Inteligência, antes de sua aposentadoria. [Com informações da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar/6ª CIBM – Niquelândia]

Veja também

Botão Voltar ao topo