Goiânia/Niquelândia

Tratamentos com facetas e lentes de contato da Implant’s Odontologia Avançada garantem sólida clientela ao dentista Leonardo Dourado em Goiânia e Niquelândia

Trabalho de qualidade reconhecida começou a ser feito por Leonardo há sete anos com a fundação da clínica especializada em implantodontia na cidade do Norte do Estado: conheça a surpreendente trajetória do profissional que chegou a se formar em Direito nesta reportagem especial do Portal Excelência Notícias

Cirurgião dentista especializado em implantodontia, Leonardo Manoel Dourado Silva desenvolveu a paixão pela área da saúde bucal ainda muito criança. Bacharel em Direito em 2007, abriu mão da carreira jurídica herdada ainda no berço de sua mãe, a advogada Ivone dos Santos Dourado Silva, apenas dois anos depois da primeira graduação para a realização de seu grande sonho.

Hoje, aos 40 anos, Leonardo Dourado é proprietário da Implant’s Odontologia Avançada – que possui confortáveis e modernas instalações na região central de Niquelândia – onde ele atua com sua esposa e também odontóloga Adriana Teixeira Malta.

Após anos de experiência adquirida na capital, Leonardo retornou à cidade natal de forma mais definitiva desde 2021, oferecendo tratamentos diversificados e personalizados na área de reabilitação oral com aplicação de facetas de porcelana e lentes de contato, que também possuem finalidade estética.

Leonardo Dourado durante entrevista concedida recentemente ao Portal Excelência Notícias na sede da Implant’s Odontologia Avançada, em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
COMO TUDO COMEÇOU – Graduado em Odontologia pela Universidade Evangélica de Goiás (Unievangélica) em Anápolis (2009-2012), Leonardo Dourado começou a adquirir experiência na área em que hoje é especialista ainda durante a faculdade, quando teve a oportunidade de cursar uma capacitação e atualização em implantodontia.

Posteriormente a isso, já no exercício da profissão que abraçou, o odontólogo niquelandense aprofundou-se em seus estudos com uma atualização na área de cirurgia-oral menor e especialização em implantodontia pelo Instituto Paranaense de Pesquisa e Ensino em Odontologia (IPPEO), nos polos da instituição em Goiânia e em São Paulo, entre 2014 e 2016.

“Quando eu cursei Direito, a Odontologia era sim um sonho, mas eu ainda não tinha aquela certeza sobre essa carreira”, afirmou Leonardo [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Mais recentemente, em 2021, Leonardo Dourado aprimorou-se ainda mais ao fazer um curso de imersão em facetas de porcelana e lentes de contato através do Centro de Excelência em Estética e Implantes (Implante Center) em Goiânia.

SONHO HAVIA SIDO ADIADO – A história conta, todavia, que Leonardo Dourado formou-se em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) em 2007 após cinco anos de estudos, mas nem mesmo a sólida carreira que Ivone Dourado construiu em Niquelândia fez com que ele, aos 24 anos, desistisse do sonho de ser dentista.

“Direito nunca foi a minha primeira opção. Na época do Colegial (atual Ensino Médio, no extinto Colégio Santa Mônica) eu já cogitava fazer Odontologia, desde criança. Inclusive, eu brincava de ser dentista e meus pais até brigavam comigo por eu ter machucado a boca dos meus irmãos com palitos de dente”, relembrou.

Leonardo Dourado contou que, ainda criança, já acompanhava a trajetória de renomados profissionais da Odontologia em Niquelândia (citando exemplos como Hilda Geralda da Silva Brant, Cláudio Eduardo Caldeira Brant e Carlos Alberto Carvalho Brito) o que despertou ainda mais seu interesse por essa área do conhecimento.

“Minha mãe me ligou, dizendo que eu estava mais maduro para cursar Odontologia. E eu, sem entender nada, disse para ela ter calma porque nem havia me perguntado se eu queria isso”, contou o odontólogo [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
“Porém, naquela época, como não havia vagas para odontologia em Uberaba/MG, eu resolvi fazer a prova e fui aprovado no vestibular para Direito na Universo, em Goiânia. Minha mãe me incentivou muito, dizendo que eu era comunicativo, que iria amar a área. E eu, como qualquer adolescente naquela época (em 2002), ainda estava muito indeciso. A Odontologia era sim um sonho, mas eu ainda não tinha aquela certeza”, contou Leonardo, que chegou a cursar especialização em Direito Criminal.

Posteriormente, de acordo com Leonardo, um de seus primos saiu de Niquelândia justamente para estudar Odontologia na Unievangélica em Anápolis. Numa visita ao então estudante, num final de semana, Leonardo Dourado começou a observar os instrumentais cirúrgicos da profissão com maior atenção e interesse.

“Isso mexeu muito comigo. Quando eu vi tudo aquilo eu – já formado em Direito e fazendo especialização, a um passo de dar um avanço naquela carreira para ser advogado e fazer um concurso público – despertou de fato o meu desejo de ser odontólogo. E foi uma coincidência tão grande que, naquele mesmo dia, minha mãe me ligou perguntando se eu me lembrava da vontade que eu tinha em fazer odontologia”, resgatou

Leonardo Dourado detalhou as etapas da evolução do tratamento de que realizou em seu pai, José Carlos da Silva, através da Implant’s Odontologia Avançada [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
E a mesma Ivone Dourado – que, um dia, desejou que o filho seguisse os passos de sua carreira – acabou por aconselhar Leonardo a cursar odontologia, dizendo que ele havia amadurecido a ponto de dar uma guinada em sua vida profissional.

“Ela me deu um super apoio. E eu, sem entender nada, disse para a minha mãe ter calma, porque ela nem havia me perguntado se eu queria isso”, contou, aos risos.

Da visita ao primo em Anápolis e da conversa com Ivone, passou-se uma semana. Decidido, Leonardo Dourado foi até a Unievangélica – com o único dinheiro que tinha no bolso, segundo ele – para fazer a inscrição para o vestibular de Odontologia da instituição.

PRECAUÇÕES – Segundo Leonardo, pacientes sem indicação clara à aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato odontológicas podem ter problemas mastigatórios irreversíveis [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
“Quando tive a primeira aula, logo no primeiro momento – quando o professor começou a falar o que era a Odontologia, a fazer a introdução sobre o curso – eu percebi que eu era realmente apaixonado por tudo isso. Não foi fácil. Por isso é que, em todos esses anos, eu estudei e me aprimorei com muito amor e dedicação à profissão”, afirmou.

A HISTÓRIA DA IMPLANT’S EM NIQUELÂNDIA – Em Niquelândia, a Implant’s Odontologia Avançada existe há sete anos, desde 2016. Durante cinco anos, Leonardo Dourado trabalhou em Goiânia e também em Niquelândia em parceria com um experimentado profissional da capital que atua nas áreas de Odontologia Estética, Reabilitadora e Cirúrgica.

RECORDAÇÕES – “Quando o professor começou a fazer a introdução sobre o que era a Odontologia percebi que eu era realmente apaixonado por tudo isso”, detalhou Leonardo Dourado [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Leonardo Dourado chegou a ter um consultório próprio na Rua 68, região central de Goiânia, mas assumiu definitivamente o trabalho com lentes de contato e facetas na Implant’s apenas em 2021.

Nessa época, o odontólogo com quem atuava em parceria na capital enfrentava problemas de agenda para deslocar-se de Goiânia para atender pacientes em Niquelândia.

Todavia, dada a experiência adquirida nesse período, alguns pacientes que fizeram tratamento com Leonardo na capital chegaram a viajar para Niquelândia para novos procedimentos quando o proprietário da Implant’s já permanecia com mais frequência em sua terra natal.

Em três imagens diferentes, expostas num telão, Leonardo Dourado exemplificou a evolução do tratamento funcional e estético que realizou na arcada dentária de seu pai, em Niquelândia [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
Antes disso, seu pai – José Carlos da Silva, também seu grande incentivador – chegou a aconselhar Leonardo a postergar seu retorno para Niquelândia. José Carlos dizia que o filho precisava aprender mais e se desenvolver na carreira, até mesmo para saber comercializar corretamente os tratamentos que hoje oferta em sua carreira-solo na Implant’s Odontologia Avançada.

“Na faculdade, tudo é muito fácil, não existem dúvidas ou erros, pois é um lugar onde você levanta a mão e tem um professor ou colega para te ajudar a consertar o que não deu certo. Na vida real, dentro do consultório, é bem diferente”, comentou.

Leonardo Dourado e a esposa Adriana Malta estão sempre se aperfeiçoando em viagens para Goiânia, Brasília e São Paulo para ofertarem os melhores tratamentos e as mais modernas técnicas para os niquelandenses que desejem fazer tratamentos odontológicos de ponta na própria cidade [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
O QUE SÃO FACETAS E LENTES DE CONTATO ODONTOLÓGICAS? – De acordo com o especialista em implantodontia em Niquelândia, as facetas e lentes de contato que ele aplica em seus pacientes nos tratamentos são peças que, em tese, não possuem diferenças significativas na composição do material utilizado na fabricação das mesmas.

A diferenciação, de acordo com Leonardo Dourado, está presente milimetricamente na espessura de ambas.

Isso influencia os procedimentos prévios que são necessários à aplicação desses materiais na arcada dentária dos pacientes, o que implica uma análise caso a caso para cada pessoa interessada nesse trabalho de reabilitação oral.  Segundo ele, esse conceito vai muito além de uma simples reforma estética bucal.

Recepção e sala de espera da Implant’s Odontologia Avançada, em Niquelândia: ambiente agradável e aconchegante para o paciente sentir-se calmo e à vontade durante as etapas de seu tratamento [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]
AVALIAÇÃO CRITERIOSA– “No caso das facetas, existe a necessidade de que eu realize um desgaste maior na superfície do dente. Já nas lentes de contato esse desgaste é mais sutil, mais leve. Na verdade, até a aplicação propriamente dita, existe todo um planejamento a ser feito com o paciente. Verificamos se, de fato, existe a indicação para fazer as facetas de porcelana ou as lentes de contato que, além da função estética bastante difundida – o que garante bem-estar ao paciente – restabelecem a função mastigatória. Ou seja, a reabilitação oral não é só estética. A maior parte do trabalho é voltada à funcionalidade”, detalhou.

Segundo Leonardo Dourado, caso não sejam observados esses cuidados, problemas irreversíveis na mastigação podem ser causados nos pacientes em que não haja indicação clara à aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato odontológicas.

Atualmente, na Implant’s, Leonardo trabalha junto com a esposa e também odontóloga Adriana Malta. Formada pela Unievangélica em 2014, Adriana é especialista em Ortodontia (aparelhos ortodônticos) e atualmente está cursando especialização em Endodontia (tratamento de canal).

Leonardo Dourado (c) com a esposa Adriana (à esq) e o casal José Carlos e Ivone Dourado, pais do odontólogo niquelandense [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

SERVIÇO:

IMPLANT’S ODONTOLOGIA AVANÇADA

ENDEREÇO: Avenida São José do Tocantins nº 66, Setor Central, Niquelândia

AGENDAMENTO DE CONSULTAS: (62) 3354-2049 e (62) 99684-8670 (WhatsApp)

INSTAGRAM: @implantsodontologia

IMPLANT’S ODONTOLOGIA AVANÇADA – Empresa sediada em Niquelândia realiza diversos procedimentos odontológicos como implantes, cirurgias, próteses, clareamento, facetas em porcelana, aparelhos ortodônticos e tratamento de canal [Foto: Elaine Alves – Especial para o Excelência Notícias]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo