Goiânia

“Goiás apresenta redução em todos os índices criminais”, aponta delegado geral da Polícia Civil

Elucidação de crimes, no Estado, alcança 90,5% do total de casos registrados: número de operações cresceu 44%, mandados de busca e apreensão tiveram 54% de acréscimo e o de prisões subiu 10%

O delegado geral da Polícia Civil, André Ganga, esteve com o governador Ronaldo Caiado (UB); o secretário de Segurança Pública, Renato Brum; e outras autoridades para balanço das ações das Forças de Segurança no Estado, nesta terça-feira (18).

Goiás apresentou redução em todos os índices criminais no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2022.

Em reconhecimento à PC, Brum elogiou a atuação das delegacias estaduais de Repressão a Furtos e Roubos de Cargas e da Repressão a Crimes Rurais pelos indicadores (veja abaixo).

ÍNDICES CRIMINAIS – André Ganga falou sobre o índice de quase 100% da elucidação de crimes com autoria definida que a PCGO remete ao Poder Judiciário.

“Nós tivemos mais de 30 mil inquéritos remetidos à Justiça e, deste total, mais de 27 mil tiveram autoria definida. Ou seja, nós temos hoje um índice de elucidação neste ano de 90,5%, que é o maior das polícias judiciárias do Brasil. Ampliamos o número de operações em 44%, aumentamos em 54% os mandados de busca e apreensão e quase 10% nas prisões”, disse.

Além disso, André Ganga destacou a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária: neste primeiro semestre, R$ 150 milhões em sonegação foram recuperados aos cofres públicos.

OPERAÇÕES – Caiado afirmou que nunca recebeu tantas informações sobre crimes e quadrilhas sendo debeladas e bandidos presos como ultimamente nas operações da PC.

“A turma está trabalhando de manga arregaçada, e está trabalhando para valer. O que o povo pede hoje é segurança. Temos um patamar de qualidade em Goiás que não existe em outro lugar”, afirmou o governador.

Na prática, houve a diminuição de crimes violentos, como a redução de 12,3% no número de homicídios dolosos; 11,1% em feminicídios e 80% em latrocínio.

No âmbito de crimes violentos contra o patrimônio, em 2023, a Segurança Pública zerou o número em 97 municípios goianos.

ROUBOS A CARGAS – Como destaque, os roubos a cargas em Goiás diminuíram em 60%. Na segurança rural, o Estado se tornou referência no Brasil.

Em 2022 foram registrados 57 roubos na zona rural, já em 2023 esse número caiu para 43.

Houve também queda de 15% no número de furtos em propriedade rural.

Em 2022 foram 1.910 e neste ano foram 1.620 registros.

O encontro foi durante a solenidade de apresentação dos 852 novos alunos dos Cursos de Formação de Oficiais e Praças da Polícia Militar de Goiás, que irão reforçar o policiamento em todo o Estado.

Confira outros dados levantados pela SSP comparados entre 2023 e 2022 (1º semestre):
Roubos a Transeuntes: – 29,7%
Roubo de Veículos: – 34,1%
Roubo em comércio: – 23,4%
Roubos a Residência: – 28,3%
Furto a Transeuntes: – 27,3%
Furto em Residência: – 16,3%
Furtos de Automóveis: – 14,1%
Furto em Comércio: –  9%
Fonte: SSP/GO

 

Combate à Violência doméstica entre 2023 e 2022 (1º semestre):
Acompanhamento de Medida Protetiva de Urgência Via Remota/On Line: + 139,42%
Medida Protetiva: + 104,65%
Acompanhamento de Medida Protetiva De Urgência: + 78,11%
Assistência Social à Mulher Assistida: + 49,14%
Apoio Policial para Retirada de Bens Pessoais: + 2,84%
Afastamento Do Lar, Domicílio Ou Local De Convivência Com A Ofendida: – 2,22%
Fonte: SSP/GO

[Informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Civil do Estado de Goiás/PCGO, em Goiânia]

Veja também

Botão Voltar ao topo