Barro Alto/Niquelândia

Anglo American no Brasil: 50 anos de uma mineração que faz a diferença 

Wilfred Bruijn

“Em 2023, a Anglo American, empresa que tem sua origem na África do Sul e atualmente conta com operações em seis continentes, completa 50 anos de história no Brasil.

Esse importante marco comprova o quanto nos sentimos acolhidos pelos brasileiros e, ao mesmo tempo, estimulados a seguir por muitas mais décadas no país, em busca de uma mineração cada vez mais segura, responsável e sustentável. 

Hoje, operamos dois negócios no Brasil: produção de minério de ferro em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas (MG), empreendimento que engloba um dos maiores minerodutos do mundo, com 529 km de extensão, passando por 33 municípios entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, até a filtragem e a exportação no Porto do Açu (RJ), em uma operação conjunta com a Ferroport; e produção de ferroníquel no estado de Goiás, nos municípios de Barro Alto e Niquelândia.

Juntos, os dois empreendimentos geram cerca de 12 mil empregos, entre diretos e terceiros, e investimentos no país de, aproximadamente, R$ 12 bilhões, previstos até 2027. 

Orgulhosos do nosso passado e atentos aos desafios do presente e do futuro, entendemos que a mineração só tem sentido se for para o bem de todas as partes interessadas, e de maneira que busque soluções para os desafios da sociedade contemporânea.

Assim, ancoramos nosso negócio nas melhores práticas de ESG e, com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, temos um Plano de Mineração Sustentável, que estabelece, por meio de metas claras e objetivas, as ações da empresa nos pilares: ambiental, social e governança. 

Os objetivos desse plano incluem parcerias para melhorias nos sistemas de educação e de saúde das comunidades que acolhem nossas operações; ações de inclusão e diversidade; fortalecimento dos mecanismos de transparência e integridade; foco na redução da emissão de gases do efeito estufa nas plantas operacionais (com previsão de sermos neutros em carbono até 2040); reaproveitamento e gestão inteligente dos recursos hídricos utilizados na mineração; entre diversos outros. 

O Plano de Mineração Sustentável já vem rendendo frutos que merecem ser celebrados neste aniversário de meio século de presença da Anglo American em território brasileiro. 

Nossa empresa é uma das primeiras mineradoras no mundo a constituir uma área específica para lidar com inclusão, diversidade e questões relacionadas à Saúde Mental.

Estas ações fazem parte do nosso planejamento estratégico para a consolidação de uma cultura alinhada às necessidades da sociedade atual.

Fazemos também a gestão de grupos de trabalho que discutem as questões ligadas a esta importante agenda.

Nosso planejamento tem objetivos e metas dedicados especificamente aos grupos minorizados.  

Trabalhamos, por exemplo, com a meta de alcançar, até 2027, 40% de mulheres em posição de liderança globalmente.

Para isso, promovemos no Brasil o Programa de Desenvolvimento das Mulheres, que busca o fortalecimento do público feminino na mineração, oferecendo um espaço de estímulo a debates sobre temas pertinentes das esferas pessoais, sociais e profissionais, além de discussões sobre os desafios enfrentados diariamente nas rotinas de trabalho.

Também realizamos diversas capacitações para a contratação de novas profissionais no setor, como cursos de soldadoras e treinamento de mulheres em caminhões fora de estrada.  

Ainda em relação à estrutura e aos programas da empresa, é importante mencionar que nossa atuação no tema diversidade é respaldada por políticas e procedimentos consistentes e aplicados em todas as unidades da Anglo American no mundo, tais como: Política de Inclusão e Diversidade, Política Contra a Violência Doméstica e Política Contra Bullying, Assédio e Retaliação.  

Outro ponto de destaque é que somos signatários do Movimento Transparência 100%, da Rede Brasil do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como objetivo engajar as empresas no combate à corrupção.

Ao assinar o documento, nos comprometemos a adotar medidas que vão além das obrigações legais, como o fortalecimento de mecanismos de transparência e integridade. 

Em relação ao meio ambiente, hoje a nossa matriz de energia elétrica no país é 100% renovável, rumo a uma operação cada vez mais sustentável.

Também avançamos em um projeto de reuso de água do nosso mineroduto e seguimos investindo em alternativas para aumentar a eficiência operacional em recursos hídricos, por meio de parcerias com universidades e demais instituições de pesquisa; e apoiamos a recuperação de bacias hidrográficas do Rio Araguaia, em Goiás, e de nascentes do Rio Santo Antônio, em Minas Gerais. 

Estamos trabalhando também em uma iniciativa piloto de reaproveitamento de escória de ferroníquel, que visa o uso deste material para a pavimentação de rodovias em Goiás.

Além de trazer ganhos ambientais, esse projeto incentiva a economia circular, na qual os resíduos de uma indústria servem de matéria-prima para outra atividade econômica. 

A Anglo American conta ainda com cerca de 27 mil hectares de áreas protegidas no Brasil, entre Cerrado e Mata Atlântica, o que corresponde de forma equivalente a 27 mil campos de futebol e representa mais de seis vezes a sua área operada no país; além de ter aderido, com a doação de US$ 5 milhões, ao Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), responsável pela conservação de mais de 60 milhões de hectares na região amazônica. 

Além disso, firmamos recentemente acordos para a promoção do desenvolvimento regional colaborativo nos municípios onde operamos, com objetivo de diversificar as economias locais, reduzindo, assim, a dependência da mineração. 

Alcançar meio século de atuação é, para nós, motivo de alegria, gratidão e momento de renovar nosso compromisso com uma nova forma de mineração.

Sabemos que isso só se tornou possível porque colocamos as pessoas no centro de tudo que fazemos e entendermos que estar em sintonia com as necessidades das comunidades anfitriãs às nossas operações, e da sociedade no geral, é preponderante para o sucesso e a continuidade do negócio.  

Seguiremos focados na entrega de resultados seguros e eficientes, baseados em nossos valores e propósito.

Ao celebrar os 50 anos de presença no Brasil, vislumbramos mais e mais décadas de uma mineração responsável, com padrões globais de excelência, solidez em cultura corporativa, e trabalho de pessoas compromissadas, que no dia a dia constroem a história da nossa Anglo American”

Wilfred Bruijn é o presidente da Anglo American no Brasil 

Veja também

Botão Voltar ao topo