Goiânia

Bruno Peixoto entrega títulos de cidadania goiana para oito personalidades em sessão solene na Alego

Presidente da Assembleia Legislativa de Goiás exaltou trajetórias dos homenageados pela honraria em sessão extraordinária no Plenário Iris Rezende nesta quarta-feira/8

Oito personalidades com relevantes serviços prestados ao Estado foram condecorados nesta quarta-feira/8 com títulos de Cidadania Goiana por iniciativa do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (UB).

A entrega da honraria ocorreu no Plenário Iris Rezende, que ficou lotado pelas pessoas que estiveram presentes para acompanhar as homenagens, na sessão presidida pelo deputado estadual Amilton Filho (MDB).

Dentre os homenageados, dois dos nomes de maior destaque são os da secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andrea Vulcanis; e do delegado Alexandre Pinto Lourenço, ex-diretor geral da Polícia Civil de Goiás.

Falando em nome dos homenageados, a titular da Semad, Andrea Vulcanis, começou lembrando da parceria da Assembleia Legislativa de Goiás com a secretária, desde que assumiu o cargo.

Ela, que é paranaense, destacou seu orgulho por estar morando em Goiás; e afirmou que a Alego é referência na pauta de modernização e normatização da lei ambiental.

Andrea Vulcanis lembrou que, como a homenagem coincide com o Dia Internacional da Mulher, é impossível não tocar no tema, até porque as mulheres são as mais vulneráveis nesse processo de mudanças climáticas, que vem acontecendo.

“Ser moradora do Estado de Goiás é mais do que uma honra. De todas as vivências, de todos os lugares em que morei, não tenho dúvidas de que Goiás é o Estado mais acolhedor, é o Estado mais bonito, é o Estado que nos dá uma alegria de estar aqui”, disse a gestora ambiental.

Ela reconheceu que ser contemplada com o título é um mérito pessoal, mas também um crédito da confiança do governador Ronaldo Caiado (UB), que apostou em uma mulher para conduzir a política ambiental no Estado.

O autor das propostas, Bruno Peixoto fez questão de pontuar as trajetórias dos homenageados pela honraria, justificando o que o levou a propor o título para cada um dos agraciados.

Sobre o delegado Alexandre Pinto Lourenço, Peixoto ressaltou sua dedicação ao serviço público e à Polícia Civil. E exaltou a sua coragem de colocar a vida em risco em nome da defesa da segurança pública.

“Quero aqui agradecer a presença de cada um de vocês, que são valorosos, e disponibilizaram seu tempo para prestar essa justa homenagem. E hoje, Dia Internacional da Mulher, parabéns a todas as mulheres. Parabéns pela existência. “Parabéns pela dedicação e por terem, cada dia mais, o cuidado necessário com o nosso mundo”, finalizou Bruno Peixoto.

Confira todos os agraciados com o Título de Cidadão Goiano por iniciativa do deputado Bruno Peixoto

Alexandre Pinto LourençoGraduado em direito pela Universidade de Direito Conselheiro Lafaiete, em 1995, com especialização em relações de trabalho, negociação e direitos humanos. Em Goiás, atuou como Delegado de Polícia Civil, corregedor adjunto e gerente do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas. Alexandre Lourenço comandou a Polícia Civil por quase dois anos. Ele assumiu o cargo em fevereiro de 2021 para substituir o delegado Odair José Soares. Antes de assumir a função, Lourenço participou de investigações grandes em Goiás, como a da Máfia dos Caça-níqueis, em 2012, e as operações Metástase e Morfina, em 2019.

Andrea VulcanisBacharel em direito pela Faculdade Direito de Curitiba, Andrea é mestre em direito ambiental pela PUC-PR.  Ocupou o cargo de Subsecretária de Assuntos Estratégicos junto a Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal. Exerceu ainda cargos estratégicos no IBAMA, onde foi Procuradora-Geral entre 2007 e 2010 e Superintendente Estadual em duas oportunidades. Prestou consultoria direta aos Ministros Marina Silva e Carlos Minc junto ao Ministério do Meio Ambiente, bem como aos Presidentes do IBAMA no período. Foi Presidente da Câmara Técnica de Assuntos Jurídicos do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Atualmente é Secretária Estadual do Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável de Goiás.

Arthur Bernardes de Miranda – Bacharel em direito pela Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e tem experiência nas áreas tributárias e políticas públicas. Atuou como Chefe da Divisão de Orçamento, Finanças e Contabilidade da Câmara Legislativa do Distrito Federal e Secretário Municipal de Governo na prefeitura de Goiânia.

Jaime Luiz PrezottoEmpresário, Jaime é dono de diversos restaurantes em Goiânia e em outras capitais, especialmente no ramo de churrascarias. Em 2018, trouxe para Goiânia um novo modelo de negócio, a JP Steak House, uma churrascaria que trabalha com sistema de rodízio de carnes premium sem espetos.

Juan Angel Zamora PedreñoEmpresário, Juan é consul honorário de Portugal em Goiânia. É, também, dirigente do Eurogroup Participações e Empreendimentos, empresa de construção civil.

Mauri WierrbickiGraduado em História e pós-graduado em didática e metodologia da educação básica e superior e em gestão escolar. Wierrbicki foi Secretário de Educação, Cultura e Desporto do município de Chapadão do Céu, no Sudoeste goiano. Atualmente, cumpre mandato de vereador na mesma cidade.

Rafael de Alvarenga FreireGraduado em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, com pós-graduação em cardiologia clínica e cardiologia intervencionista no hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Desde 2005 atua como cardiologista no corpo clínico de diversos hospitais de Goiânia e atualmente é diretor clínico do hospital São Lucas.

Raul CanalAdvogado desde 1986 pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), é especialista em direito médico e Primeiro Tenente do Exército Brasileiro. Autor de oito livros, é presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem) e sócio-fundador da Raul Canal Advogados Associados. [Informações da Agência Assembleia de Notícias/ASN, em Goiânia]

Sessão solene para entrega de títulos de Cidadania Goiana foi realizada na tarde de ontem, na Alego [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo