Barro Alto/Niquelândia

CBA abre inscrições de programa de reflorestamento ambiental para produtores rurais de Niquelândia e em Barro Alto  

Programa Reflora garante apoio na recuperação de áreas não-protegidas nos dois municípios: ao todo, mais de 30 cidades serão beneficiadas em GO, PR, MG e SP por ocasião do 2º ano da iniciativa

Niquelândia e Barro Alto estão novamente na lista de cidades contempladas pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) do Programa Reflora, cujo edital deste ano foi lançado na última segunda-feira/17 para mais de 30 municípios das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do País em parceria com o Instituto Votorantim e Reservas Votorantim.

O Reflora é voltado para pequenos e médios produtores rurais interessados em realizar o reflorestamento prioritariamente de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL).

No entanto, médios e grandes proprietários em áreas não-protegidas que estejam degradadas em suas propriedades também podem se habilitar à iniciativa.

Após o sucesso de inscrição do primeiro edital, a Companhia decidiu expandir, em Goiás, a abrangência do Programa Reflora para as cidades de Caçu e Itarumã, no Sudoeste do Estado.

Além dos quatro municípios goianos, serão também comtemplados produtores rurais de municípios de Minas Gerais [Descoberto, Itamarati de Minas, Leopoldina, Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira, São João Nepomuceno e São Sebastião da Vargem Alegre]; do Paraná [Jacarezinho e Ribeirão Claro]; e de São Paulo [Alumínio/onde fica a sede da CBA; Araçariguama, Avaré, Canitar, Chavantes, Ibiúna, Juquiá, Juquitiba, Mairinque, Manduri, Miracatu, Ourinhos, Piedade, Piraju, Sarutaiá, Tapiraí e Votorantim].

“Temos o compromisso de incentivar e promover a sustentabilidade e a recuperação ambiental. Queremos ampliar a capilaridade do projeto, contribuindo para a captura de carbono e para a biodiversidade dos biomas Cerrado e Mata Atlântica”, afirmou o gerente-geral de Sustentabilidade da CBA.
Leandro Faria.

CONHEÇA O PROGRAMA – Além do fornecimento de mudas de espécies nativas para viabilizar o reflorestamento em áreas degradadas, o Programa Reflora fornece qualificação e metodologia estratégica por conta de sua expertise em Compensação de Reserva Legal no país.
O Reflora acontece em propriedades de pequenos e médios produtores rurais das áreas de abrangência do edital, em regiões com atuação da CBA.

Os inscritos passam por uma seleção prévia para checagem dos pré-requisitos do programa.

Todo o fornecimento e plantio de mudas é gratuito e o produtor contará com consultorias da CBA, Instituto Votorantim e Reservas Votorantim.

Os benefícios para o produtor rural incluem regulação do clima, contenção de taludes e encostas, aumento de fluxo de nascentes e preservação de mananciais.

Fora isso, a iniciativa da CBA garante, ainda, aumento e conservação da biodiversidade, equilíbrio do regime de chuvas, regulação da qualidade do ar, formação e melhora da estrutura do solo e controle de erosões e sequestro de carbono.

“Isso gera um ambiente de valor compartilhado com uma operação sustentável e está em linha com a nossa agenda ESG e estratégia de desenvolver as comunidades com presença CBA, influenciando positivamente toda a cadeia de valor do alumínio”, completou o executivo da multinacional.

Nesse contexto, a CBA também atua com as suas reservas privadas, em especial o Legado das Águas [em Tapiraí/SP] e o Legado Verdes do Cerrado [em Niquelândia].

O projeto, segundo Leandro, ainda fomentará a regularização ambiental dos proprietários participantes frente ao Código Florestal.

A seleção das áreas que farão parte do Reflora CBA leva em consideração a situação dos documentos e eventuais passivos das propriedades e de seus proprietários ou posseiros. [Com Informações da Assessoria de Comunicação da CBA, em Goiânia]

Serviço
Edital Programa Reflora CBA
Inscrições: www.refloracba.com.br
Período: A partir de 17 de outubro
Contato:  (11) 97099-0274
refloracba@institutovotorantim.org.br

Veja também

Botão Voltar ao topo