Niquelândia

Hospital Santa Marta celebra 45 anos de fundação com café da manhã para pacientes, amigos, médicos e colaboradores em Niquelândia

Cida Arruda e Gustavo Arruda, que hoje dirigem o mais antigo hospital particular da cidade do Norte do Estado, preparam continuidade da história com a formação em Medicina, este ano, do jovem médico Luiz Gustavo Arruda, neto do casal pioneiro Sônia e Luiz Gonzaga Arruda

Em 8 de julho de 1977, por iniciativa de dois médicos-pioneiros – o casal Luiz Gonzaga Arruda e Sônia Arruda – surgia em Niquelândia o Hospital Santa Marta, um dos mais tradicionais complexos hospitalares particulares do Norte do Estado.

Por isso mesmo, com tanta história para contar e com tanta coisa para comemorar, a direção do Hospital Santa Marta realizou um café da manhã para celebrar o 45ª aniversário da instituição, na manhã desta sexta-feira/8.

A partir de 2015 – quando a psicóloga Maria Aparecida Arruda assumiu a direção administrativa do local – o Hospital Santa Marta apresentou seguidas melhorias em sua estrutura física e no seu padrão de atendimento, que buscou humanizar a relação médico-paciente.

Por isso, em 2016, o hospital niquelandense subiu duas posições no ranking da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), com sede em Goiânia.

Hospital Santa Marta também preparou um bolo alusivo ao 45º aniversário da instituição fundada em 08 de julho de 1977 [Foto: Estúdio Níquel Color/Lindomar Faustino]

Desde então, o Hospital Santa Marta realiza atualizações periódicas para atender as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar/ANS – órgão do Ministério da Saúde com sede em Brasília – e renovar sua certificação da AHEG.

Em 2020, no ápice da pandemia da Covid-19, o Hospital Santa Marta disponibilizou em Niquelândia uma ambulância UTI Móvel, que se mostrou extremamente estratégica à remoção de pacientes com quadros graves de infecção pelo coronavírus para cidades como Goiânia e Brasília.

Isabella Macedo, psicóloga do Hospital Santa Marta, ladeada por algumas das colaboradoras da instituição em Niquelândia [Foto: Estúdio Níquel Color/Lindomar Faustino]
No ano passado, em 2021, a instituição também inaugurou sua Clínica de Vacinas em imóvel com entrada independente em rua lateral ao hospital, ofertando imunizantes que jamais foram disponibilizados em Niquelândia, para a prevenção de vários tipos de doenças.

Único filho de Sonia e Luiz Arruda, o médico Gustavo dos Santos Arruda é o atual diretor-clínico do Hospital Santa Marta, que credita tais transformações no perfil do hospital ao perfil visionário de Cida Arruda, sua esposa.

Para este ano, a grande expectativa de Cida Arruda e Gustavo Arruda recai sobre a formatura do filho do casal, Luiz Gustavo Arruda, em Medicina, numa universidade de Araguari/MG.

A graduação do futuro médico – que hoje tem 24 anos – marcará a terceira geração da família à frente do Hospital Santa Marta.

Os médicos Edemeyer [o 2º da esq.p/dir] e Américo [o 4º da esq.p/dir] exaltaram as potencialidades e o crescimento do Hospital Santa Marta, em Niquelândia [Foto: Estúdio Níquel Color/Lindomar Faustino]
Por ocasião do café da manhã, dois importantes médicos na história do hospital – Edemeyer Julian Borges e Américo Lúcio Neto – destacaram a importância do Santa Marta para o avanço da Medicina em Niquelândia. Américo atende no Santa Marta há 36 anos, desde fevereiro de 1986.

O padre Cléber Alves de Matos, da Paroquia Nossa Senhora da Abadia, deu sua benção especial ao local nesta manhã festiva para o hospital. Cida Arruda destacou, na entrevista ao Portal Excelência Notícias, a analogia que o religioso fez sobre a diversificação das vivências experimentadas por aqueles que trabalham num ambiente hospitalar, onde a alegria do nascimento e a tristeza da partida caminham juntas diariamente.

Data festiva no Hospital Santa Marta também contou com a benção de padres da Igreja Católica, em Niquelândia [Foto: Estúdio Níquel Color/Lindomar Faustino]
“Para nós, estes 45 anos representam uma data bastante significativa. Acredito que o hospital conseguiu acompanhar a evolução da Medicina, como um todo. Fizemos os investimentos necessários e, hoje, temos aqui em Niquelândia vários serviços exclusivos na região Norte – como a nossa remoção em ambulância UTI e a Clínica de Vacinas – com um bom trabalho à comunidade, salvando vidas. Apesar de ainda não termos a estrutura de grandes centros, acredito que conseguimos suprir essa dificuldade na forma de atender e de acolher os pacientes que nos procuram, embora aqui seja um local onde as pessoas se tratam e também morrem, como o próprio padre Cleber nos disse aqui, hoje. Estou muito orgulhosa desta data pois ficar 45 anos no mercado, numa atividade como a nossa, realmente não é fácil”, afirmou a diretora-administrativa do Hospital Santa Marta.

45 ANOS DE HARMONIA – Cida Arruda, Luiz Gustavo Arruda, Maria Luíza Arruda e Gustavo Arruda: história do Hospital Santa Marta segue sendo bem escrita pelos atuais administradores da instituição, em Niquelândia [Foto: Estúdio Níquel Color/Lindomar Faustino]

 

 

 

 

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo