Hospital Santa Marta celebra 45 anos de fundação com café da manhã para pacientes, amigos, médicos e colaboradores em Niquelândia
Cida Arruda e Gustavo Arruda, que hoje dirigem o mais antigo hospital particular da cidade do Norte do Estado, preparam continuidade da história com a formação em Medicina, este ano, do jovem médico Luiz Gustavo Arruda, neto do casal pioneiro Sônia e Luiz Gonzaga Arruda

Em 8 de julho de 1977, por iniciativa de dois médicos-pioneiros – o casal Luiz Gonzaga Arruda e Sônia Arruda – surgia em Niquelândia o Hospital Santa Marta, um dos mais tradicionais complexos hospitalares particulares do Norte do Estado.
Por isso mesmo, com tanta história para contar e com tanta coisa para comemorar, a direção do Hospital Santa Marta realizou um café da manhã para celebrar o 45ª aniversário da instituição, na manhã desta sexta-feira/8.
A partir de 2015 – quando a psicóloga Maria Aparecida Arruda assumiu a direção administrativa do local – o Hospital Santa Marta apresentou seguidas melhorias em sua estrutura física e no seu padrão de atendimento, que buscou humanizar a relação médico-paciente.
Por isso, em 2016, o hospital niquelandense subiu duas posições no ranking da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás (AHEG), com sede em Goiânia.

Desde então, o Hospital Santa Marta realiza atualizações periódicas para atender as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar/ANS – órgão do Ministério da Saúde com sede em Brasília – e renovar sua certificação da AHEG.
Em 2020, no ápice da pandemia da Covid-19, o Hospital Santa Marta disponibilizou em Niquelândia uma ambulância UTI Móvel, que se mostrou extremamente estratégica à remoção de pacientes com quadros graves de infecção pelo coronavírus para cidades como Goiânia e Brasília.

Único filho de Sonia e Luiz Arruda, o médico Gustavo dos Santos Arruda é o atual diretor-clínico do Hospital Santa Marta, que credita tais transformações no perfil do hospital ao perfil visionário de Cida Arruda, sua esposa.
Para este ano, a grande expectativa de Cida Arruda e Gustavo Arruda recai sobre a formatura do filho do casal, Luiz Gustavo Arruda, em Medicina, numa universidade de Araguari/MG.
A graduação do futuro médico – que hoje tem 24 anos – marcará a terceira geração da família à frente do Hospital Santa Marta.

O padre Cléber Alves de Matos, da Paroquia Nossa Senhora da Abadia, deu sua benção especial ao local nesta manhã festiva para o hospital. Cida Arruda destacou, na entrevista ao Portal Excelência Notícias, a analogia que o religioso fez sobre a diversificação das vivências experimentadas por aqueles que trabalham num ambiente hospitalar, onde a alegria do nascimento e a tristeza da partida caminham juntas diariamente.

