Goiânia/Niquelândia

Comandante do Corpo de Bombeiros em Niquelândia é afastado do cargo após disparar três tiros em briga de bar na madrugada

André Luiz de Jesus Aquino, que é major na corporação, foi flagrado em vídeo fazendo os disparos na porta de uma distribuidora de bebidas, na Avenida Brasil, onde havia grande concentração de pessoas, por volta das 2h40 deste sábado/26

O comando-geral do Corpo de Bombeiros em Goiânia Militar do Estado de Goiás decidiu, na manhã deste sábado (26), pelo afastamento temporário do major André Luiz de Jesus Aquino de suas funções como comandante da corporação em Niquelândia.

Como se sabe, através de vídeos amplamente divulgados nas redes sociais, o oficial foi flagrado dando disparos de arma de fogo em via pública, durante uma confusão generalizada na porta de uma distribuidora de bebidas na Avenida Brasil, nesta madrugada.

O TEOR DA NOTA OFICIAL – “O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás recebeu a informação apresentada e não coaduna com esta situação. O Bombeiro Militar [André Luiz] será afastado de suas funções e esta situação será investigada com objetivo de definir as responsabilidades e cumprirá com rigor o código de ética e demais legislações vigentes”, afirmou a corporação em nota enviada pela Assessoria de Comunicação Social/BM-5, na capital.

Além dos tiros em lugar aberto, as imagens também mostraram o oficial dos Bombeiros de Niquelândia no calçadão da via pública [no lado oposto do estabelecimento comercial] dando vários pontapés na cabeça de um indivíduo que já se encontrava caído no solo.

À TV Anhanguera, por telefone, o major envolvido na confusão disse que esteve antes em outro local, numa festa; e que resolveu passar na Avenida Brasil para se encontrar com algumas garotas, onde acabou se envolvendo nessa briga.

Ainda de acordo com a reportagem divulgada pela afiliada da Rede Globo em Goiás, André Luís não soube explicar os fatos que culminaram com essa situação, alegando que fez os disparos em legítima defesa.

ÁUDIO EM GRUPOS – “Eu ‘tava’, eu passei lá, moço. E, aí, os meninos quis implicar com ‘nóis’, lá. Veio pra cima de ‘nóis’ pra bater em ‘nóis’ lá. Eu não entendi nada. Eu tirei a pistola e dei um tiro pra cima lá, tá doido? Esses caras queriam bater na gente, de novo!”, afirmou o comandante dos Bombeiros de Niquelândia, em mensagem por áudio que viralizou nos grupos de WhatsApp da cidade sobre o ocorrido.

TESTEMUNHA CONTA O QUE VIU – O Portal Excelência Notícias conversou por telefone, com exclusividade, com uma testemunha-chave do que realmente ocorreu durante a enorme confusão na porta de distribuidora de bebidas, em Niquelândia.

Sob a condição do anonimato, o rapaz – que ainda não prestou depoimento formal à Polícia Civil – informou que notou o início de uma briga envolvendo o major André Luiz e outras três pessoas que estavam com ele, por volta das 2h40 desta madrugada.

Porém, a testemunha não soube informar quem teria exatamente deflagrado o episódio. Sempre de acordo com o rapaz, ele notou a presença do major na distribuidora de bebidas consumindo bebidas e petiscos assim como qualquer outro cliente, sem qualquer tipo de mau-comportamento prévio que pudesse provocasse a ira de outras pessoas ali presentes.

“Ele, aparentemente, não estava ‘caçando confusão’ com ninguém. A briga foi tão grande que, se ele [André Luiz] não tivesse sacado a arma, os ‘caras’ teriam batido nele demais, teriam linchado ele, lá. Ele já tinha atravessado a rua, brigando, na hora que sacou a arma. Primeiro, ele efetuou dois disparos de pistola, para cima [que não aparecem no vídeo] e aquele terceiro disparo [revelado pelas imagens] no calçadão. Tinha muita gente lá naquela ‘muvuca’ e eu não consegui ver tudo. Mas quando veio [o desenrolar da briga] veio com tudo, na direção do calçadão da avenida”, detalhou a testemunha, ao Excelência Notícias.

Ainda de acordo com o relato do rapaz, os frequentadores do local que estavam relativamente mais sóbrios se mostraram assustados com os tiros disparados pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Niquelândia.

“Mas os ‘noiados’, os usuários de drogas, que mal sabiam o que estava acontecendo, ficaram do lado [da briga], olhando tudo”, complementou o rapaz.

Depois do episódio, segundo a testemunha, as pessoas que se envolveram na briga deixaram o local em suas motos, na direção de um local conhecido como ‘Café Muquém’ no inicio da GO-237/Rodovia da Fé.

“Teve um deles, inclusive, que deu uma ‘voadora’ num outro rapaz de camisa rosa, que estava junto com o major. Esse golpe acabou jogando essa outra pessoa [que seria amigo do oficial do Corpo de Bombeiros] dentro do córrego [Bacalhau, que passa nas imediações]”, explicou a testemunha.

O major André Luiz – por seu turno, sempre de acordo com essa testemunha – deixou o local em seu veículo, em direção contrária. Não foi a primeira vez, no entanto, que ele se envolveu em confusões semelhantes. Porém, nenhum dos casos anteriores teve grande repercussão negativa como o que ocorreu nesta madrugada.

O oficial agora afastado de comando do Corpo de Bombeiros tem 22 anos de carreira militar; e assumiu o cargo há 11 anos na cidade do Norte do Estado ainda com a patente de capitão. Sob sua gestão, na cidade, a corporação inaugurou uma moderna sede da 6ª CIBM, no Jardim Aurora.

Em 2011, antes de transferir-se para Niquelândia, André Luiz estava atuando na Seção de Segurança Contra Incêndio e Pânico do 2º Batalhão Bombeiro Militar (2º BBM) da Região Noroeste de Goiânia; e foi subcomandante da 1ª CIBM de Trindade (entre 2005 e 2007).

AFASTADO – No vídeo gravado por populares, major André Luiz aparece fazendo um disparo de revólver em plena Avenida Brasil, em Niquelândia: testemunha disse ter presenciado que o militar deu outros dois disparos, para o alto, durante a confusão [Vídeo: Reprodução/Redes Sociais]

Veja também

Botão Voltar ao topo