Goiânia

Lissauer recebe imprensa e realiza primeira sessão ordinária do ano na nova sede da Assembleia Legislativa

Representantes de dezenas de veículos de comunicação - de Goiânia e do interior - participaram de um café da tarde com o presidente da Alego no Palácio Maguito Vilela, localizado no Park Lozandes, na capital

As portas da nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás, o Palácio Maguito Vilela, foram abertas para a sociedade goiana nesta quinta-feira, 3.

Um pouco antes do início oficial dos trabalhos do ano, representantes de dezenas de veículos de comunicação, de Goiânia e do interior, participaram de um café da tarde.

Em seguida, o presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), Humberto Aidar (MDB), realizou a primeira reunião ordinária do colegiado.

MOMENTO HISTÓRICO – “Muitos de nós, deputados, não estaremos aqui no futuro, mas todos podem se sentir orgulhosos em compartilhar esse momento. Isso é um sonho realizado, que foi sonhado por muitos”, comemorou o presidente da Alego, Lissauer Vieira [Foto: Divulgação/Alego]
Posteriormente, o chefe do Legislativo goiano, Lissauer Vieira (PSB), conduziu os trabalhos da primeira sessão ordinária do quarto período legislativo da 19ª Legislatura, que contou com a presença de mais 37 deputados no plenário da Casa e de diversos visitantes nas galerias do local.

Em seu primeiro discurso na tribuna do novo prédio da Alego, Lissauer disse considerar o momento “histórico”.

Ao falar sobre a inauguração da nova sede, o presidente destacou que alcançar esse sonho só se tornou possível graças ao esforço de todos.

Palácio Maguito Vilela é a nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás, em Goiânia, inaugurada nesta quinta-feira/3 pelo presidente do Parlamento Goiano, deputado estadual Lissauer Vieira [Foto: Ruber Couto]
“Poder contemplar a primeira sessão nesta Casa é algo que me deixa extremamente feliz e honrado. Acompanhei todos os passos desde a retomada dessa obra, em fevereiro de 2019. Nesses três anos, passamos por dois anos de pandemia. Tivemos muitas dificuldades. Mas tudo isso nos trouxe a oportunidade de estarmos aqui hoje. Por isso, quero dividir esse momento com todos vocês”, afirmou Lissauer.

Também na tribuna, Humberto Aidar sugeriu que o novo auditório da Casa leve o nome de Carlos Vieira, pai do atual presidente, deputado Lissauer Vieira (PSB), que morreu no último dia 21.

Ao longo do dia, vários parlamentares celebraram a conquista do novo prédio e a retomada dos trabalhos plenários.

A construção da nova sede começou em 2005 e foi paralisada por três vezes, a última delas em 2015, permanecendo paralisada por aproximadamente quatro anos.

SATISFAÇÃO PELO DEVER CUMPRIDO – “Poder contemplar a primeira sessão nesta Casa é algo que me deixa extremamente feliz e honrado. Acompanhei todos os passos desde a retomada dessa obra, em fevereiro de 2019”, relembrou o presidente Lissauer em seu discurso, na Alego  [Foto: Ruber Couto]
As obras foram retomadas em 2019, na atual gestão. Em fevereiro de 2019, a ordem de serviço para a retomada foi assinada, dando início à execução de novo contrato.

A partir de então, a obra seguiu em ritmo acelerado para a conclusão em 2022, 17 anos após o seu início e três anos desde a retomada.

Conhecendo as dependências da nova sede – Representantes de dezenas de veículos de comunicação, da Capital e do interior, foram recepcionados com um lanche da tarde, no saguão da Casa, pelo presidente Lissauer Vieira, que, em seguida, fez um tour guiado para mostrar o local.

A primeira parada foi no gabinete do deputado Charles Bento (PRTB), que é padronizado.

Na sequência, foi apresentado o gabinete do deputado Álvaro Guimaraes (União Brasil), um modelo diferente, por fazer parte da Mesa Diretora.

Antes da visitação do prédio no Park Lozandes, Lissauer disse, em discurso direcionado aos jornalistas, repórteres fotográficos e editores que vieram prestigiar a nova sede, que o 3 de março de 2022 era um ‘dia histórico para o Poder Legislativo estadual’ e ‘um legado da 19ª Legislatura’ [Foto: Ruber Couto]
O tour continuou pelo salão nobre, seguindo pela sala da presidência e finalizou no plenário.

“Muitos de nós, deputados, não estaremos aqui no futuro, mas todos podem se sentir orgulhosos em compartilhar esse momento. Isso é um sonho realizado, que foi sonhado por muitos”, comemorou.

O diretor de Comunicação da Alego, André Furquim, frisou que, agora, os veículos de comunicação contam com um espaço mais amplo e moderno para cobrir o dia a dia do Parlamento estadual.

De acordo com ele, a Diretoria de Comunicação continuará se empenhando para garantir à imprensa e a sociedade em geral transparência e acesso à informação, essenciais para a consolidação do regime democrático e para a boa gestão pública.

]Os convidados também puderam conferir a exposição “Alego, 187 anos de Goiás”.

Com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS/Secult) e em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), a mostra reúne imagens e documentos sobre a trajetória do Legislativo estadual, trajetória essa que começa a ser desenhada a partir de uma lei, aprovada durante o Império, que alterou a Constituição brasileira e demarcou o nascimento das atuais assembleias.

[Informações da Assessoria de Imprensa do deputado estadual Lissauer Vieira]

Veja também

Botão Voltar ao topo