Goiânia/Niquelândia

Comando da PM em Goiânia afasta GPT de Niquelândia e abre inquérito militar para apurar mortes em plantação de maconha entre Colinas do Sul e Cavalcante

Assessoria de imprensa da corporação na capital emitiu nota oficial sobre o assunto, nesta segunda-feira/24: comandante da PM em Niquelândia, no entanto, ainda aguarda comunicação formal de seus superiores hierárquicos sobre a extensão das medidas que serão adotadas

O comando da Polícia Militar (PM) do Estado de Goiás, em Goiânia, anunciou na tarde desta segunda-feira/24, abertura de Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) de Niquelândia, na ocorrência que culminou com a morte de quatro homens numa plantação de maconha no Povoado do Rio Preto, divisa entre Colinas do Sul e Cavalcante, na manhã da quinta-feira/20.

Os policiais do GPT de Niquelândia também foram afastados dos serviços operacionais, de acordo com a nota assinada pelo major Pedro Rodrigues dos Santos Júnior, ex-comandante da PM da cidade do Norte do Estado, que está respondendo pela Assessoria de Comunicação Social da PM na capital.

No domingo (23), houve protesto pelas ruas da Vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso de Goiás, contra os militares de Niquelândia, onde se pleiteava justamente que os mesmos fossem impedidos de trabalhar no serviço de rua enquanto o caso estiver sendo investigado.

Durante o manifesto popular, familiares e amigos de Salviano, Chico, Jacaré e Alan contestaram a ação da PM sob a alegação de que os indivíduos – tidos como “pessoas de boa índole, que não eram violentas; e que não andavam armadas” – teriam sido alvos fáceis de uma suposta execução.

Como se sabe, os militares de Niquelândia registraram a apreensão de cinco armas durante a apuração da denúncia anônima na região da Chapada dos Veadeiros. O GPT também fez constar que as “mortes em decorrência de intervenção policial” se deram na forma de revide aos tiros que teriam sido disparados primeiramente pelos homens que estavam na plantação com 600 pés de maconha. Outros três homens, que estavam no mesmo local, conseguiram fugir na ocasião.

O QUE DIZ O COMANDO DA PM EM NIQUELÂNDIA – “De fato, houve o afastamento em nota oficial, divulgada por nossa assessoria de imprensa em Goiânia.  Mas nós, enquanto comando local, ainda não fomos oficialmente informados de como será este afastamento [do GPT]. Ainda não sabemos se haverá um afastamento total [de todas as atividades do serviço operacional] ou se isso ocorrerá apenas em determinada área de atuação, geograficamente falando. Estamos aguardando um comunicado do setor responsável da PM, nesse sentido”, afirmou o tenente Flávio Taveira Guimarães, comandante da PM de Niquelândia, ao Portal Excelência Notícias por volta das 18h30 desta segunda-feira.

Veja também

Botão Voltar ao topo