Goiânia/Niquelândia

Presidente do Sindicato Rural de Niquelândia prestigia Encontro de Dirigentes Sindicais da Faeg, em Goiânia

Diego Coelho integrou-se ao grupo de 80 lideranças ruralistas de todo o Estado às discussões realizadas pela Faeg em parceria com o Senar Goiás e com o Ifag, em parceria com o Sebrae: trabalhos foram comandados pelo presidente da Faeg, José Mário Schreiner

O presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, Diego Coelho, participou, na última semana, do Encontro de Dirigentes Sindicais e Assembleia Geral da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), em Goiânia.

O evento – realizado de forma presencial na quarta/23 e na quinta/24 – seguiu todos os protocolos e procedimentos indicados pelo Ministério da Saúde à prevenção da Covid-19.

Na oportunidade, Diego integrou-se ao grupo de 80 dirigentes sindicais de todo o Estado, atraídos por uma extensa programação de atividades da entidade em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (Senar Goiás) e com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag).

Com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Goiás), Diego Coelho renovou seus conhecimentos sobre as ferramentas de gestão e inovação da Faeg; sobre a atuação do Senar e Sebrae Goiás; e regressou de Goiânia para Niquelândia após dois dias de capacitações ministradas por especialistas do setor produtivo.

Houve, na ocasião, abordagens nas áreas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Empreendedorismo; Crédito Rural; Infraestrutura e Transportes; Economia; Papel do Líder Sindical; Segurança Pública e Patrulha Rural; Retomada das Atividades; e Fomento.

Pedro Salles [presidente da Goinfra] conversa com Diego Coelho [presidente do Sindicato Rural de Niquelândia] durante evento da Faeg, em Goiânia [Foto: Divulgação]
DEBATE SOBRE NOVOS PROJETOS – “Foi um momento importante para que nós, presidentes de sindicatos rurais, pudéssemos nos conhecer e trocar experiências sobre as problemáticas que cada um vivencia no seu município, algo que não foi possível nesses dois anos [de mandato, desde janeiro de 2020] em função da pandemia]; debater ideias sobre novos projetos”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia, em entrevista por telefone ao Portal Excelência Notícias.

Na avaliação de Diego Coelho, o Ifag realiza um trabalho importante na coleta de dados estatísticos sobre o agronegócio em Goiás dada a necessidade de se mensurar – no menor espaço de tempo possível, frisou ele – o que é produzido; quanto é produzido; e sobre qual caminho a seguir a partir de informações consistentes na comparação com algumas discrepâncias existentes nas estatísticas dos órgãos públicos oficiais que lidam com o meio rural no Estado.

“Isso vai ser, no futuro, algo que os presidentes dos sindicatos; e as lideranças locais, de qualquer município, poderão utilizar a favor do desenvolvimento econômico dos nossos municípios, melhorando nossas tratativas sobre a questão do agronegócio”, completou o presidente do Sindicato Rural de Niquelândia.

Para o deputado federal e presidente da Faeg, José Mário Schreiner (DEM), o encontro com Diego Coelho e demais dirigentes sindicais celebrou a luta e a superação de todos que continuaram trabalhando em prol da segurança alimentar do mundo.

“Desde a pandemia, temos nos reinventado para não parar a produção. Os desafios são muitos, do campo à cidade. Mas seguimos fortes e sempre buscando soluções para manter os produtores rurais e Sindicatos amparados com assistência técnica, informações e capacitações. Não deixamos ninguém para trás”, explicou ele.

Além de Zé Mário e dos presidentes dos sindicatos rurais, a programação do Sistema Faeg/Senar/Ifag contou com as presenças, no segundo dia, do governador Ronaldo Caiado; da ministra Tereza Cristina (Agricultura), secretários de Estado e lideranças do setor produtivo.

Durante o encontro, foram apresentadas as inovações e soluções da Faeg para modernizar a comunicação e o alcance das informações, bem como para a melhoria do ambiente de negócios nos Sindicatos Rurais, com a parceria do Sebrae Goiás. [Com informações da Assessoria de Comunicação da Faeg, em Goiânia]

NA FAEG – Zé Mário, Tiago Mendonça [secretário estadual de Agricultura]], Pedro Sales [Goinfra] e Diego Coelho [Sindicato Rural/Niquelândia] – [Foto – Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo