Goiânia/Niquelândia

Cássio Arantes do Nascimento é o “novo” delegado do Genarc e GIH da PC em Niquelândia a partir desta segunda-feira

Autoridade policial terá sua terceira passagem pela cidade do Norte do Estado, onde iniciou carreira na PC em 2014 com resultados expressivos no combate à criminalidade: retorno é marcado por experiência bem-sucedida como adjunto na Delegacia de Investigações Criminais (Deic), em Goiânia

Após dois anos e três meses atuando em Goiânia, onde alcançou tão esperada promoção em sua carreira profissional, o delegado Cássio Arantes do Nascimento reassume nesta segunda-feira/17 o comando do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos (Genarc) e do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da Polícia Civil em Niquelândia, no Norte do Estado.

O “novo” comandante das unidades especializadas da PC, com sede no Jardim Atlântico, substituirá o então delegado-titular do Genarc/GIH, Ronivaldo Loureiro Barros, designado pelo Comando-Geral da PC na capital para ser o novo delegado-adjunto do 1º DP de Luziânia, no Entorno de Brasília.

O remanejamento de ambos os delegados – entre as respectivas cidades – faz parte da logística administrativa da Superintendência da Polícia Judiciária (SPJ) da PC em redistribuir melhor os recursos humanos disponíveis com alteração das lotações sempre que necessário, objetivando o princípio da eficiência e o atendimento do interesse público.

Cássio Arantes chegou a Niquelândia em definitivo no início da madrugada deste sábado (15), juntamente com o caminhão que trouxe sua mudança à casa que alugou na cidade.

Ainda em Goiânia – em áudio enviado com exclusividade ao Portal Excelência Notícias, às 16h30 da sexta-feira/14 – a autoridade policial detalhou que o delegado-titular da 18ª Delegacia Regional da Polícia Civil (18ª DRP) com sede em Uruaçu, Natalício Cardoso da Silva, demonstrou interesse em seu retorno para Niquelândia.

Fora isso, detalhou Cássio, ele e a própria família possuem um vínculo muito especial com o município: em 2014, quando ingressou nos quadros da Polícia Civil como delegado, sua primeira lotação na função pública foi justamente como titular do Genarc/GIH de Niquelândia.

Depois, durante 10 meses, Cássio Arantes assumiu o cargo de delegado-titular da Delegacia da Polícia Civil em Uruaçu.

Retornou a Niquelândia pela segunda vez ocupando, desta vez, o cargo de delegado-titular Delegacia da Polícia Civil, substituindo o então titular Manoel Leandro da Silva. Nesse período, Cássio também acumulou a titularidade do GIH/Genarc quando ele e sua equipe de policiais civis conseguiram reduzir drasticamente os índices de criminalidade em Niquelândia.

Reconhecido por seu trabalho na cidade, o delegado – que é natural de Acreúna, no Sudoeste Goiano – foi agraciado com o título de Cidadão Niquelandense pela Câmara Municipal.

Mas, apesar do cenário profissional amplamente favorável em Niquelândia à época – onde já acumulava cinco anos de moradia e experiência – Cássio Arantes sentiu, no início de 2019, que era necessário evoluir e crescer dentro dos quadros da Polícia Civil do Estado de Goiás.

Por isso, requereu ao Comando-Geral da PC sua transferência para Goiânia, onde trabalhou no combate ao crime por cerca de dois anos e três meses: na capital, Cássio Arantes esteve lotado na Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), onde foi delegado-titular do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Gref) desbaratando várias quadrilhas de golpistas em casos que tiveram ampla repercussão na imprensa da capital, tornando-se presença constante em seguidas entrevistas para telejornais de grande audiência e credibilidade.

Em Niquelândia, Cássio Arantes foi sucedido em 2019 pelo então delegado-titular da Regional da PC em Ceres, Gerson José de Sousa, com quem agora dividirá as atribuições – e as dificuldades – de ser delegado no maior município do Estado de Goiás em extensão territorial, com cerca de 9.843 quilômetros quadrados de área e povoados muito distantes da área central da cidade.

A DECISÃO PELO RETORNO À NIQUELÂNDIA – “Estou encerrando agora essa temporada em Goiânia com essa passagem pela Deic, uma das mais importantes – para não dizer a mais importante delegacia – de todo o Estado, que foi um período muito bom para a minha carreira. Além da experiência muito rica, minha ida para Goiânia rendeu-me a promoção que eu tanto almejava na carreira, em dezembro do ano passado. Porém, como sempre gostei muito do interior – até porque sou do interior – Niquelândia era, para mim, a principal cidade que eu gostaria de ser designado para uma nova lotação no interior. Niquelândia é uma cidade que sempre esteve no meu coração e da minha família, onde me sinto em casa. Minha esposa e minha filha mais velha gostam muito de Niquelândia. Estou com muita vontade de voltar; e de fazer novamente aquele trabalho que fizemos, para que os ótimos resultados realmente aconteçam – como das outras vezes que fui delegado em Niquelândia – com os colegas, com o doutor Gerson, pela Delegacia Municipal; e com a Polícia Militar/PM, que certamente será novamente nossa parceira.  Como eu já disse, Niquelândia é a minha casa e estou de volta para cuidar dela. Conto com o apoio do Portal Excelência Notícias e toda a imprensa da cidade como sempre contei, formalmente a partir desta segunda-feira”, afirmou o delegado Cássio Arantes.

O delegado Cássio Arantes do Nascimento, que reassume GIH e Genarc nesta segunda-feira em Niquelândia, no trajeto para operação da Deic em Goiânia [Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal]

Veja também

Botão Voltar ao topo