Goiânia

Caiado atende pedido de Júlio Pina e coloca Segurança Pública no grupo prioritário de vacinação contra Covid-19

5% do total das 120.000 novas doses do imunizante recebidos esta semana pelo Estado serão aplicadas em policiais civis e militares, bem com para integrantes do Corpo de Bombeiros: requerimento do deputado estadual foi apresentado no final de fevereiro à SES-GO

Em rápida solenidade realizada no Palácio das Esmeraldas na manhã desta quinta-feira/25, o governador Ronaldo Caiado (DEM) fez o anúncio oficial de que os profissionais das forças de Segurança Pública de Goiás serão incluídos nos grupos prioritários à vacinação contra Covid-19 no Estado.

O próprio Caiado havia antecipado tal informação noite da quarta-feira/24, em sua conta pessoal no Twitter.

De acordo com o governador, 5% dessa nova remessa de 120.220 doses do imunizante recebida pelo Estado será utilizada em benefício à saúde dos integrantes das polícias Civil e Militar, bem como do Corpo de Bombeiros.

Tal benefício havia sido alvo de um requerimento apresentado pelo deputado estadual Júlio Pina (PRTB) à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Goiás, ao presidente do parlamento goiano, Lissauer Vieira (PSB).

Segundo o secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, O Estado recebeu, do Ministério da Saúde, 33.420 doses da vacina da AstraZeneca e 86.800 doses da Coronavac.

“Já vacinamos a linha de frente da saúde. Agora é a vez da Segurança Pública. Goiás só virou referência nessa área porque nossos servidores confiaram na seriedade deste governo. Nesta dura pandemia, policiais e bombeiros estão salvando vidas e se arriscando. Perdemos grandes homens e mulheres desta carreira e não podíamos mais aceitar isso”, afirmou o governador.

A exemplo de Caiado, o deputado Júlio Pina destacou, ao Portal Excelência Notícias, que policiais e bombeiros não pararam um minuto sequer de trabalhar em suas atribuições normais, bem como no enfrentamento à pandemia e apoio às vítimas da Covid-19.

O pedido ao governador, segundo Pina, havia sido feito em caráter de urgência e emergência à SES-GO no final de fevereiro.

Forças de Segurança do Norte comemoram decisão do governador e agradecem apoio Júlio Pina

O comandante da 3ª Companhia Destacada da Polícia Militar [3ª CDPM] de Niquelândia, tenente Alberto Oliveira Condez, enfatizou que realmente era necessário que o Governo de Goiás colocasse as forças de Segurança Pública em situação primordial de vacinação neste momento de agravamento da pandemia no País.

Ele destacou o falecimento, no último dia 30 de janeiro, da agente de investigação da Polícia Civil em Niquelândia, Gilma Custódio de Freitas. Ela tinha 50 anos e perdeu a guerra contra a Covid-19 após contrair o vírus pela segunda vez num espaço de apenas 60 dias.

AUMENTO DE ATRIBUIÇÕES – “Eu agradeço imensamente ao deputado [Júlio Pina] porque, infelizmente, estamos vendo muitos policiais ‘tombando’, morrendo, por causa dessa doença que assola o mundo. É fato que os entes da Segurança Pública estão na linha de frente pois, quando as vacinas chegam ao Estado, as doses são escoltadas pela Polícia Militar. O serviço da PM não parou durante a pandemia; e até aumentou até mesmo porque a PM está atuando conjuntamente com a Vigilância Sanitária nos municípios na fiscalização dos decretos que proíbem aglomerações e festas clandestinas”, comentou o comandante da PM em Niquelândia.

Para o comandante do 3º BPM de Porangatu, major Evando Polidório Lucena, tanto o governador quanto o deputado estão de parabéns pela destinação do percentual de 5% de vacinas às forças de Segurança em Goiás.

Ele lembrou que, em setembro do ano passado, que o tenente da PM de Porangatu, Delmiran Pereira Carvalho, morreu vítima da Covid-19. O militar tinha 44 anos.

“Como estamos na linha de frente em todas as cidades, pela nossa missão, acabamos ficando muito expostos ao vírus. Hoje temos centenas de policiais contaminados – alguns em hospitais em estado grave – e somos a categoria que mais vidas foram perdidas em razão do vírus”, comentou major Polidório. [Euclides Oliveira]

Veja também

Botão Voltar ao topo