Goiânia/Niquelândia

Secretaria Estadual de Educação sinaliza apoio ao custeio de novos professores à Apae de Niquelândia

Presidente da entidade na cidade do Norte, Porfira Moreira reuniu-se em audiência em Goiânia com a titular da pasta, Fátima Gavioli: pedido à Seduc fora feito anteriormente ao deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) e respaldado por três vereadores da cidade, na segunda-feira/22

A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Niquelândia, Porfira Moreira de Paiva Queiroz, esteve na tarde da segunda-feira (22) na Secretaria Estadual de Educação, em Goiânia, onde reuniu-se com a titular da pasta, Fátima Gavioli.

Na presença do deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) e acompanhada por três vereadores da cidade do Norte do Estado, Porfira foi a capital pedir que a Seduc contrate pelo menos 15 professores para atender a entidade sob seu comando.

Segundo ela, esse quantitativo elevará o número de funcionários dos atuais 28 (sendo 18 professores e 10 administrativos, cedidos pela Prefeitura de Niquelândia) para 43 colaboradores, no total.

De acordo com Porfira, os planos da entidade para 2021 preveem o atendimento remoto [por causa da pandemia da Covid-19] de 150 alunos com necessidades especiais. Atualmente, apenas 73 estão efetivamente matriculados em função do déficit de educadores no presente momento.

Nos próximos dias, explicou a presidente, a entidade fará a matrícula dos 77 alunos restantes, que aguardam em lista de espera. Depois, Porfira apresentará essa documentação complementar à Secretaria Estadual de Educação, além de algumas certidões negativas de praxe.

Ofício enviado por Porfira [à esq] ao deputado estadual Bruno Peixoto {à dir.] agilizou tramitação do pedido de mais professores à entidade de Niquelândia [Foto: Divulgação]
Porfira explicou que essa foi uma das exigências de Fátima Gavioli para a assinatura futura de Termo de Cooperação entre o Estado e a Apae, visando a contratação dos professores solicitados na audiência com a autoridade do primeiro escalão do governador Ronaldo Caiado (DEM).

BRUNO PEIXOTO PEDIU AGILIDADE – “Tudo está caminhando muito bem e saí de lá [da Seduc] com uma esperança muito grande. De início, eu enviei um ofício ao deputado Bruno Peixoto. Porém, quando chegamos, a secretária [Fátima Gavioli] já sabia do assunto. Ela [a secretária de Estado da Educação] me fez algumas perguntas sobre as matrículas; e disse que a parceria [com a Apae] poderá ser assinada, em breve. Acredito que tudo se resolva no máximo em 30 dias, até porque o deputado pediu agilidade sobre o assunto; e eu também notei boa vontade da secretária de Estado de ajudar a nossa Apae, aqui de Niquelândia”, detalhou a presidente da entidade, em entrevista por telefone ao Portal Excelência Notícias.

Porfira detalhou que, no plano geral, o Governo de Goiás já ajuda bastante na manutenção das Apaes em todo o Estado, com isenção das tarifas de água (Saneago) e de energia elétrica (Enel); bem como fornecimento de pão e leite para o café da manhã dos assistidos, dentre outras ações.

APOIO POLÍTICO – Além do apoio de deputado Bruno Peixoto, a presidente da Apae de Niquelândia foi até a secretária Fátima Gavioli prestigiada pelos vereadores Diorge Moreira de Paiva (DEM), Anderson Spíndola (DEM) e Deyvi Charlle Araújo Alves (PROS).

Eleitos em primeiro mandato, os três vereadores da cidade do Norte do Estado estão dando respaldo às necessidades da Apae local através de requerimentos e outras ações pertinentes, na Câmara Municipal de Niquelândia.

“O deputado ficou muito satisfeito pelo fato deles terem ido ao encontro comigo, já que esses vereadores integram a base de apoio do governador Caiado em nossa cidade”, destacou Porfira.

Ela também agradeceu ao apoio do vice-prefeito Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (DEM), para a Apae niquelandense, muito antes do empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos ocupar seu primeiro cargo público no município na gestão do prefeito Fernando Carneiro (PSD), reeleito no ano passado.

APAE  DE NIQUELÂNDIA PRESTIGIADA NA CAPITAL – Diorge, Porfira, deputado Bruno Peixoto, Anderson e Deyvi Charlle, ao final da audiência com a secretária Fátima Gavioli [Educação] em Goiânia [Foto: Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo