Niquelândia

Após 10 anos de abandono, ‘esqueleto’ de UBS terá obra finalmente concluída em Niquelândia

Serviços na unidade do Bairro Nossa Senhora do Carmo foram retomados nesta segunda-feira/18 pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD), com recursos da Secretaria Municipal de Saúde

Abandonada há dez anos, a obra inacabada de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Nossa Senhora do Carmo, em Niquelândia, foi retomada pela municipalidade na manhã desta segunda-feira (18).

O anúncio e assinatura da ordem de serviço foram feitos pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD); pelo vice-prefeito Carlos Roberto Oliveira, o Carlos da Líder (DEM); e pela secretária de Saúde, Cida Gomes em cerimônia simples, no próprio local.

A NOVA DUPLA – Carlos da Líder, atual vice-prefeito de Niquelândia, compenetrado durante rápido  discurso do prefeito Fernando Carneiro na manhã desta segunda-feira [Foto: Excelência Notícias]
PONTO FINAL AO ESQUECIMENTO – “Esse bairro, na área da Saúde, estava muito esquecido. Essa obra, uma vez pronta, vai nos ajudar a desafogar as demandas por atendimentos primários no Hospital Municipal Santa Efigênia, já que essa futura unidade é voltada à atenção básica. Todos sabem que sou médico e, o que eu puder fazer pela Saúde em Niquelândia, eu farei”, afirmou o prefeito.

O ato de início das obras foi presenciado pelo vereador e policial civil Erlandsson Bonfim de Sena (PSL); por outros dois vereadores que cumpre também cumprem seu primeiro mandato; secretários municipais; e demais autoridades políticas locais.

Importante equipamento público para os bairros Maracanã e Santa Efigênia, a UBS Nossa Senhora do Carmo teve suas obras interrompidas ainda em 2011 pelo gestor da prefeitura, naquela ocasião [Foto: Excelência Notícias]

A conclusão da obra foi um compromisso de campanha política do atual prefeito, que reelegeu-se para seu segundo mandato em novembro do ano passado.

“Quando eu assumi a pasta, o Doutor Fernando me cobrou para que resolvesse os problemas dessa obra da Saúde, dada a necessidade de oferecermos um atendimento básico melhor à nossa população. Não foi fácil e, por isso, para mim é uma honra muito grande participar deste momento”, comentou Cida Gomes.

Carlos da Líder, Fernando Carneiro, Cida Gomes [no microfone] e Erlandsson, no anúncio de retomada de obra de UBS em Niquelândia [Foto: Excelência Notícias]

Segundo Cida, superados os antigos problemas, o Fundo Municipal de Saúde abriu licitação pública à obra, que será tocada exclusivamente com recursos do Poder Executivo.

O certame foi vencido empresa Tema Engenharia Logística LTDA com sede em Alvorada, no Sul do Tocantins.

Fernando Carneiro [à esq.] e Carlos da Líder [à dir.] conversam com moradora do bairro na porta da UBS que será terminada em breve [Foto: Excelência Notícias]
QUANTO VAI CUSTAR? – De acordo com a Superintendência de Comunicação da prefeitura, prevê-se que a obra poderá recursos na ordem de até R$ 284.614,18 (teto máximo). Isso não significa, porém, que todo esse montante será aplicado no término da UBS.

Tudo irá depender da condição estrutural do prédio – que será previamente avaliada, mediante vistoria técnica da construtora tocantinense – em função de uma década de abandono sob sol e chuva.

A expectativa da secretária de Saúde, no entanto, é bem mais modesta que a dotação orçamentária inicialmente prevista: ela crê que a obra custará, efetivamente, R$ 125 mil aos cofres públicos. Essa foi a projeção que ela fez à imprensa local, na ocasião.

Vice-prefeito Carlos da Líder (à esq) discursa no anúncio da primeira obra pública neste segundo mandato do prefeito Fernando Carneiro (à dir.): empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos nunca havia ocupado cargos públicos no município [Foto: Excelência Notícias]
A PRIMEIRA OBRA COMO VICE – Empossado vice-prefeito de Niquelândia há 18 dias, o empresário Carlos da Líder reconheceu a importância da sua primeira participação no lançamento da obra neste início de sua trajetória em um cargo público no Poder Executivo.

Ele lembrou que a reforma da UBS do Nossa Senhora do Carmo pautou os 45 dias da campanha de Fernando Carneiro e dele próprio, nas andanças e reuniões políticas que fizeram com o eleitorado niquelandense.

“Nós prometemos isso [a reforma] para a população, porque tinha dinheiro público aqui, num lugar abandonado há muito tempo. Com certeza, os serviços de Saúde que serão oferecidos aqui, futuramente, serão de excelência. O doutor Fernando e a secretária Cida, certamente, vão exigir isso dos servidores que vierem trabalhar aqui”, afirmou o vice-prefeito, principal aliado do governador Ronaldo Caiado (DEM) na cidade do Norte do Estado.

Veja também

Botão Voltar ao topo