Eleições 2020Porangatu

Com 36,3% das intenções de voto, Márcio Luís e Sheillismar ampliam vantagem sobre a ‘velha política’ em Porangatu

IPCM ouviu 400 pessoas na cidade nos dias 30 e 31 de outubro: registrada no TRE-GO, pesquisa aponta Vanusa Valadares em segundo e Pedro Fernandes em terceiro a uma semana para as eleições na cidade do Norte do Estado

Levantamento estatístico realizado pelo Instituto de Pesquisa, Comunicação e Marketing/IPCM – com sede em Santo Antonio de Goiás – aponta que o candidato Márcio Luís da Silva (MDB) segue na liderança com 36,3% das intenções de voto à disputa pela Prefeitura de Porangatu, nas eleições municipais marcadas para o próximo domingo (15).

A dianteira de Márcio Luís já havia sido constatada anteriormente por outra pesquisa – realizada pela Fortiori Pesquisa, Diagnóstico e Marketing, de Aparecida de Goiânia divulgada no dia 15 de outubro pelo Portal Excelência Notícias; e nas redes sociais do advogado e ex-presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Porangatu (Aciap).

OS NÚMEROS DO IPCM – Candidato da Coligação Chegou a Hora da Mudança, Márcio Luís concorre ao cargo tendo a jornalista Sheillismar Ribeiro (PDT) como candidata a vice-prefeita da cidade do Norte do Estado, que possui 46 mil habitantes.

O advogado e a comunicadora disputam a eleição na cidade pela primeira vez, depois de atingirem enorme destaque em suas respectivas áreas de atuação em Porangatu.

Na pesquisa do IPCM, Márcio Luís aparece na pesquisa estimulada com 5,8 pontos percentuais à frente da ex-deputada estadual e ex-primeira-dama Vanusa Valadares (Podemos).

Candidata a prefeita da cidade pela Coligação Porangatu Melhor, a ex-presidente da Ceasa-GO recebeu 30,5% das intenções de voto nesse levantamento, mantendo a mesma segunda colocação obtida há um mês.

Atual prefeito da cidade, Pedro Fernandes (Progressistas) disputa a reeleição pela Coligação Porangatu Para Todos. Segundo o IPCM, ele obteve 22,5% da preferência do eleitorado, permanecendo em terceiro lugar.

Foram entrevistados num universo total de 400 eleitores porangatuenses de ambos os sexos – com idade igual ou superior a 16 anos – entre os dias 30 e 31 de outubro.

Porangatu possui 29.782 eleitores aptos para votar no próximo domingo, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

OUTROS RESULTADOS – Ainda na pesquisa estimulada [quando é apresentado, ao eleitor, um cartão com o nome de todos os candidatos ao cargo de prefeito], o candidato a prefeito José Uilton Nascimento de Oliveira (PT) obteve 1,6% das intenções de voto, ficando em quarto e último lugar no levantamento;

Outros 9,1% dos eleitores não responderam/não souberam opinar, mostrando-se indecisos sobre a escolha que farão entre os quatro nomes que disputam a Prefeitura de Porangatu.

A margem de erro máxima da pesquisa é de 4,84%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95% nas projeções de todos os cenários verificados.

NA RÁDIO TROPICAL – Sheillismar Ribeiro e Márcio Luís foram sabatinados no último dia 3 pela Rádio Tropical, tradicional meio de comunicação em Porangatu: muitos projetos e igual vontade de vencer as eleições, no próximo domingo [Foto: Reprodução/Redes Sociais]
DETALHAMENTO DA PESQUISA – Registrado no TRE-GO no dia 2 de novembro com o número GO-03.327/2020, o levantamento foi contratado por Claude Bezerra de Medeiros, com a devida emissão de nota fiscal referente ao serviço prestado dentre outras exigências legais da Lei nº 9.504/97 e da Resolução TSE nº 23.600/19.

As entrevistas com os eleitores de Porangatu foram realizadas em 10 setores do município, a saber: Central (Avenida Federal); Grupiara; São Francisco; Bela Vista; Raizama; Sol Nascente; Leste; Vila Nunes; Vila Cavalcante; e Jardim Brasília.

MÁRCIO LUÍS CONTINUA LÍDER NA ESPONTÂNEA – Por ocasião da pesquisa eleitoral em Porangatu, o Instituto de Pesquisa, Comunicação e Marketing/IPCM também apurou a preferência espontânea da população local.

Ou seja, quando a consulta ao eleitor é feita sem apresentar nenhum cartão com identificação dos quatro nomes que postulam o cargo de prefeito da cidade.

Por esse critério, o ex-presidente da Aciap também lidera o cenário: Márcio Luís recebeu 35% da preferência dos porangatuenses.

Vanusa Valadares aparece na segunda colocação: com 6 pontos percentuais a menos que o postulante do MDB, a ex-primeira-dama recebeu 29% das intenções de votos espontâneos em Porangatu.

Pedro Fernandes amargou a terceira colocação com 19,5% de preferência dos eleitores da cidade.

Em breve comparação, a diferença entre o líder Márcio Luís e o atual prefeito de Porangatu é de expressivos 15,5 pontos percentuais, sempre de acordo com o IPCM.

Na sequência, o candidato a prefeito José Uilton obteve 1,6% das intenções de voto, ficando em quarto e último lugar no levantamento.

Quando os nomes dos candidatos não são mostrados ao eleitor, apurou-se que 14,9% da amostra pesquisa não respondeu/não soube opinar.

Porém, com a proximidade do pleito, nota-se uma tendência de queda expressiva do número de indecisos em Porangatu.

No dia 15 do mês passado, a pesquisa da Fortiori Diagnóstico havia apontado que 37,7% dos eleitores locais ainda não tinham escolhido seu candidato.

REJEIÇÃO DE MÁRCIO LUÍS CONTINA BAIXA – O IPCM também apurou, entre os eleitores, o percentual de rejeição entre os candidatos a prefeito de Porangatu.

Ou seja, os nomes em que a população não votaria de jeito nenhum, em levantamento estimulado.

Por esse critério negativo, o “líder” é o candidato a reeleição Pedro Fernandes: 43% das pessoas pesquisadas declararam que não votariam no cunhado de Júlio da Retífica para um novo mandato ao Poder Executivo.

Vanusa Valadares é o segundo nome mais rejeitado: 22,5% dos entrevistados não elegeriam a esposa do ex-prefeito Eronildo Valadares para o cargo de prefeita da cidade, apontou o levantamento.

José Uilton foi rejeitado por 19% dos eleitores porangatuenses ouvidos pelo IPCM.

E Márcio Luís – a exemplo da tendência do levantamento da Fortiori Pesquisas, seria rejeitado por apenas 6% dos eleitores de Porangatu.

Um percentual baixíssimo se comparado com os nomes dos outros dois candidatos que, em “revezamento familiar” a cada quatro anos, administraram Porangatu nos últimos 24 anos.

Ou seja, desde 1996 a cidade não experimenta uma verdadeira alternância no comando do Poder Executivo em prol da melhoria da qualidade de vida do município.

Em suas manifestações públicas durante a campanha, o candidato do MDB têm afirmado que o resultado verificado em seu favor é furto do descontentamento dos porangatuenses com o que ele chama de “velha política dos familiocratas” na cidade onde nasceu e prosperou profissionalmente.

Fato histórico esse que, no próximo domingo, pode ser quebrado se as urnas confirmarem os resultado das recentes pesquisas que apontam a liderança dos candidatos Márcio Luís e Sheillismar Ribeiro à Prefeitura de Porangatu.

Candidatos a prefeito e a vice-prefeita em Porangatu, Márcio Luís da Silva e Sheillismar Ribeiro fecharam aliança política em setembro: ambos disputam cargos públicos pela primeira vez na cidade [Foto: Reprodução/Captura de Tela/Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo