Niquelândia

Aguinaldo da Van anuncia pré-candidatura a prefeito com apoio do deputado federal Professor Alcides

Trajetória do vereador por dois mandatos é marcada pela vida humilde na roça, no Povoado Indaianópolis; e pela vontade de servir ao próximo no transporte de encomendas e passageiros entre Goiânia e Niquelândia: foi assim que ele entrou na vida pública e assim deseja chegar à prefeitura, nas eleições municipais deste ano

Vereador que cumpre seu segundo mandato consecutivo, Aguinaldo Batista Rocha – o popular Aguinaldo da Van (do Progressistas), de 41 anos – anunciou na manhã desta terça-feira (23), que é pré-candidato à Prefeitura de Niquelândia nas eleições municipais deste ano.

Depois de muitas articulações de bastidores em nível federal, estadual e municipal, Aguinaldo confirmou o apoio do deputado federal Professor Alcides (Progressistas) à sua pretensão de conquistar a chefia do Poder Executivo da cidade do Norte do Estado.

“Infelizmente, a classe política no Brasil está muito desacreditada. Mas eu quero mudar esse quadro aqui em Niquelândia pois a minha história e a minha trajetória [que você vai ler no decorrer desta reportagem especial] me estimula para que eu continue na política, para poder mostrar que eu sou diferente. Por isso, é que coloquei meu nome à disposição do PP e da sociedade niquelandense”, afirmou.

Em Niquelândia, nas eleições de 2018, Professor Alcides obteve expressivos 1.483 votos – exatamente 8,19% do total de votos da cidade – ficando em segundo lugar no município.

Na ocasião, o apoio do agora pré-candidato a prefeito Aguinaldo da Van [e de outras lideranças da cidade e da região, caso do ex-prefeito de Colinas do Sul, Iran do Lago Ferreira]  foram de muita importância para os 88.595 votos conquistados por Professor Alcides em todo o Estado, há dois anos.

A trajetória política de Aguinaldo da Van em Niquelândia começou a ser escrita nas eleições municipais de 2012. Filiado à época no PSL, ele conquistou 237 votos pela popularidade alcançada na área de fretamento e transporte de passageiros entre a cidade e a capital do Estado, Goiânia.

PROFESSOR ALCIDES, UM GRANDE ALIADO – O pré-candidato a prefeito Aguinaldo da Van apoiou o deputado federal Professor Alcides em Niquelândia na eleição para o Congresso Nacional em 2018: dois anos depois, o empresário do ramo educacional agora retribui o apoio a Aguinaldo, colocando-o como nome forte do PP à prefeitura da cidade do Norte do Estado [Foto: Divulgação]
Mas o começo não foi nada fácil: nascido e criado no Povoado Indaianópolis, zona rural de Niquelândia, Aguinaldo é filho do casal de lavradores Xisto Batista Rocha, o seo Juju; e Ana Luís da Silva, a dona Nica.

Segundo o vereador, eles trabalhavam na conservação das terras de vários fazendeiros daquela região, como diaristas, inclusive para o ex-prefeito Joaquim Tomaz de Aquino, já falecido.

Faziam roçagem de pastos e cuidavam de plantações de milho e de arroz, dentre outros cultivos. Nessa época, o ainda garoto Aguinaldo tinha apenas 12 anos. Ele concluiu o Ensino Médio na Escola Municipal Paulo Rodrigues Duarte, no próprio povoado.

Ainda adolescente, o jovem Aguinaldo percebeu que precisava avançar para chegar onde chegou. Aos 17 anos, deixou o Indaianópolis para morar na área urbana de Niquelândia.

NA CÂMARA MUNICIPAL – Aguinaldo da Van durante manifestação pessoal numa das sessões do Poder Legislativo de Niquelândia: dois mandatos [Foto: Reprodução/Facebook]
Seu primeiro emprego foi na Servflora Serviços Florestais, do empresário Amarildo Mauri. Na empresa, Aguinaldo da Van trabalhou no plantio de eucaliptos em operações de reflorestamento; e também no combate da infestação de formigas-cortadeiras nesse cultivo.

Depois, Aguinaldo empregou-se na Votorantim Metais, como motorista de caminhões pesados. Ao mesmo tempo, Aguinaldo da Van seguiu estudando. Ele formou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) em Niquelândia, mas não exerceu a profissão.

Em 2004, aos 25 anos, o pré-candidato a prefeito de Niquelândia casou-se com Cláudia Fátima da Silva, sua esposa até os dias atuais. Da união, nasceram cinco filhos: Marcelo, João Paulo, Priscilla, Daniel Heloísa

O começo de Aguinaldo na atividade de transporte de passageiros – em 2007 – se deu com o apoio de um amigo que financiou a compra de carro de passeio para ele, um Gol.

Era o que Aguinaldo, ainda sem van, precisava para prosperar economicamente e pagar as contas da casa. De início, o atual vereador trabalhou de forma clandestina com o chamado transporte alternativo, sem autorização da atual Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

BENEFÍCIOS PARA NIQUELÂNDIA – Aguinaldo da Van, Professor Alcides e o ex-prefeito Iran do Lago [Colinas do Sul] no gabinete do deputado federal em Brasília [Foto: Reprodução/Facebook]
“Eu percebi a necessidade de que as pessoas, principalmente com algum problema de saúde, tinham que ir para Goiânia para alguma consulta – buscando-as em suas casas aqui em Niquelândia e deixando-as no destino em Goiânia, já que os ônibus levavam apenas até a rodoviária da nossa capital – ou mesmo para resolver alguma outra questão, das mais simples, como a retirada de alguma encomenda. Sempre tive a preocupação de estar servindo às pessoas.”, afirmou Aguinaldo, sobre o serviço que faz até hoje em paralelo com sua atividade parlamentar.

Depois, em 2009, o pré-candidato a prefeito de Niquelândia uniu esforços com cinco amigos para comprarem uma van de transportes de passageiros devidamente regularizada, já que a ANTT havia intensificado a fiscalização sobre os transportadores clandestinos.

“Isso acabou sendo um sucesso. O negócio cresceu e conseguimos comprar várias vans para ampliar esse trabalho, essa prestação de serviço à nossa população. Foi quando que, em 2012, eles [os colegas de profissão] declararam apoio para que eu fosse candidato a vereador, sendo eleito logo na primeira vez que disputei uma eleição”, relembrou Aguinaldo.

Entre 2013 e 2016, o pré-candidato a prefeito de Niquelândia dividiu seu tempo entre o mandato de vereador e seu trabalho como motorista de van.  Entre uma viagem e outra, sua popularidade cresceu naturalmente entre os eleitores da cidade do Norte.

“Em 2012, eu não tinha muita experiência, até porque eu não sou descendente de famílias de políticos em Niquelândia, tradicionalmente reconhecidas na cidade. Meus pais sempre foram muito humildes, de baixa renda. Eu vi que o meu serviço [como motorista de van] servia bastante à nossa população; e entrei na política para servir ainda mais a nossa sociedade”, comentou o pré-candidato a prefeito.

E o sucesso veio de novo: Aguinaldo foi reeleito com 450 votos no pleito passado, fato esse reforçado também por alguns posicionamentos políticos firmes na tribuna da Câmara Municipal de Niquelândia, em prol da população.

Em junho de 2018, o vereador teve outra experiência inédita em sua carreira política: disputou o cargo de vice-prefeito de Niquelândia na chapa do empresário Xisto Damas, na eleição municipal suplementar que terminou com a vitória do atual prefeito, Fernando Carneiro (PSD).

De acordo com Aguinaldo, por ter sido uma campanha muito curta – a cidade precisava eleger com rapidez um substituto para o agora ex-prefeito Valdeto Ferreira (PSB) – não houve tempo para que ele pudesse fazer uma articulação política que fosse suficientemente capaz à disputa daquele pleito em igualdade de condições em relação aos demais adversários.

Professor Alcides, deputado federal eleito em 2018 pelo PP: empresário do ramo educacional recebeu 1.483 votos dos niquelandenses com apoio de Aguinaldo da Van e de outras lideranças, caso do ex-prefeito de Colinas, Iran do Lago [Foto: Reprodução/Facebook]

COMO SURGIU SER PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO? – “Após a eleição de outubro de 2018 – por essa relação bem próxima que pude ter com o deputado, de amizade mesmo, inclusive com outros colegas do Progressistas que também o apoiaram aqui em Niquelândia, todos optaram, junto com o Professor Alcides, pela minha possível candidatura à Prefeitura de Niquelândia este ano”, explicou Aguinaldo da Van.

Segundo ele, a pandemia de Covid-19 tem atrapalhado bastante o trabalho de visitas às casas dos potenciais eleitores, dada a necessidade do distanciamento e do isolamento social.

Dessa feita, o pré-candidato a prefeito de Niquelândia disse que ainda aguarda o melhor momento de intensificar a pré-campanha, até que o PP realize sua convenção municipal e defina os rumos da legenda em Niquelândia.

ARTICULAÇÕES  – Maurício Magalhães, Lucilene Fiúza, Suely Novaes, o pré-candidato a prefeito Aguinaldo da Van, Professor Alcides e o ex-prefeito de Colinas, Iran do Lago, ao término de reunião com o deputado federal, no ano passado [Foto: Reprodução/Facebook]
E OS PLANOS? – “Se eu for mesmo candidato e tiver o privilégio de ser escolhido para ser prefeito aqui em Niquelândia, quero ser representante da sociedade mais carente, tornando assim nossa cidade mais justa com os que mais precisam do nosso apoio. Mas o meu principal desejo é, principalmente, colocar total transparência nos gastos públicos da prefeitura, numa eventual administração minha”, afirmou Aguinaldo da Van.

Ainda de acordo com o pré-candidato a prefeito pelo PP, há a grande necessidade de se trabalhar mais intensamente na geração de empregos no município, onde cerca de 2.000 postos de trabalho direto e indireto na Votorantim Metais foram fechadas em janeiro de 2016; fortalecer o Turismo em função dos atrativos naturais da cidade – como cachoeiras e grutas – pouco conhecidos [inclusive entre os próprios moradores] – também para incrementar a ocupação dos quartos de pousadas às margens do Lago Serra da Mesa.

Ele também defende maior estímulo à piscicultura no reservatório para aumentar o potencial dessa atividade econômica em Niquelândia; e reforço nas ações do município para o crescimento da agricultura e na pecuária de corte e de leite.

“Precisamos, urgentemente, pensar na instalação de um laticínio aqui em Niquelândia; e retomar programas de lavouras comunitárias”, comentou Aguinaldo da Van, na entrevista exclusiva ao Portal Excelência Notícias.

“Também desejo implantar uma Casa de Apoio em Goiânia, com total suporte às pessoas doentes de Niquelândia que precisam de tratamento por lá. E eu conheço tudo isso, pois sempre viajei fazendo esse tipo de transporte, percebendo a efetiva necessidade desse apoio pelas famílias carentes de nossa cidade”, concluiu o pré-candidato a prefeito na entrevista ao Excelência Notícias. [NOTA DA REDAÇÃO: a conversa com Aguinaldo da Van foi gravada por telefone, como medida de prevenção ao novo coronavírus].

Aguinaldo da Van foi reeleito vereador com 450 votos em 2016, fato esse reforçado também por alguns posicionamentos políticos firmes na tribuna da Câmara Municipal de Niquelândia: sonho agora é disputar a chefia do Poder Executivo da cidade este ano [Foto: Excelência Notícias]

Veja também

Botão Voltar ao topo