CoronavírusNiquelândia

Covid-19 avança em Niquelândia e prefeitura restringe horários do comércio no período noturno

Decreto 170/2020 foi assinado na noite de ontem pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD): supermercados devem fechar às 19 horas e distribuidoras de bebidas às 18, de segunda a sábado

Para tentar frear o avanço da contaminação pelo novo coronavírus em Niquelândia, o prefeito Fernando Carneiro (PSD) expediu novo decreto municipal no início da noite da quarta-feira (17), reduzindo o horário do expediente comercial de estabelecimentos que funcionam no período noturno.

Em duas semanas, o número de casos confirmados de Covid-19 subiu vertiginosamente: eram apenas 4, mas chegou a 19 no boletim divulgado às 19h45 de hoje.

Desse total, apenas dois estão curados e os outros 16 seguem em isolamento social [ao menos em tese, pois existem informações de pessoas que estão desrespeitando essa ordem da Secretaria Municipal de Saúde].

Após a confirmação do quinto caso –  o primeiro sem que fosse possível identificar o foco do contágio – a secretária Cida Gomes e o diretor-clínico do Hospital Municipal Santa Efigênia, Gledson Maia, oficializaram a existência da transmissão comunitária na cidade.

‘Festinhas’ nos condomínios e nas praias do Lago Serra da Mesa; e as famosas resenhas em residências nos bairros da área urbana da cidade – que fomentam a aglomeração de pessoas, com estímulo ao consumo de bebidas alcoólicas – são as maiores preocupações do município, neste momento.

OS NOVOS HORÁRIOS – Pelo Decreto 170/2020, o horário de funcionamento dos supermercados, mercearias, frutarias e padarias e açougues terá início às 7 horas, devendo encerrar-se às 19 horas, de segunda a sábado.

Esse horário, vale dizer, havia sido estipulado no início da pandemia quando o governador Ronaldo Caiado (DEM) baixou o primeiro decreto de isolamento social e fechamento dos comércios em todo Estado, o que perdurou por 30 dias, a partir de 18 de março.

Depois, com a flexibilização das medidas autorizadas pelo Estado, cada prefeitura ficou responsável por definir as regras em seu território.

No caso de Niquelândia, a maioria dos supermercados voltaram a fechar entre 20h e 20h30, como de costume; e um deles, que sempre funcionou até mais tarde, voltou a operar até às 22 horas. Aos domingos, o horário será das 7 às 12 horas.

Também com o intuito de reduzir o consumo e a comercialização de bebidas, o novo decreto do prefeito de Niquelândia estipula que distribuidoras desse tipo de produto devem abrir às 8 horas e fechar às 18 horas, de segunda à sábado; e das 8 às 12 horas, aos domingos.

Bares, lanchonetes e pit-dogs podem abrir das 17 às 23 horas, de segunda à quinta; das 18 às 24 horas, na sexta e no sábado; e das 8 às 12 horas, aos domingos. Os jogos de sinuca seguem proibidos.

Para os restaurantes, o horário de funcionamento será das 10 às 19 horas, de segunda à sábado; e das 10 às 13 horas, aos domingos.

Por ocasião da prorrogação das medidas sanitárias de combate à pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma a necessidade e a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção; do isolamento social (ficar em casa, no maior tempo que for possível), evitando também contato físico próximo; e a constante lavagem das mãos e superfícies (como o visor do telefone celular) com álcool em gel, álcool 70% ou água e sabão.

Veja também

Botão Voltar ao topo