CoronavírusPorangatu

Com 23 casos confirmados de Covid-19, Porangatu registra a primeira morte pela doença

Idosa de 65 anos estava internada desde o dia 19 em Goiânia: ela tinha outros problemas de saúde, mas familiares afirmam que ela foi infectada no hospital municipal porque estava dividindo quarto com paciente que já era portadora do novo coronavírus

Rosalina Araújo da Silva, de 65 anos é a primeira vítima fatal da Covid-19 em Porangatu, conforme boletim oficial divulgado nesta terça-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Norte do Estado.

O nome dela, no entanto, veio a público porque familiares da idosa foram às redes sociais para acusar o município de tê-la colocado no mesmo quarto do hospital público da cidade com outra paciente que já teria diagnostico positivo para o novo coronavírus.

A idosa estava internada desde o último dia 19 com um quadro de embolia pulmonar no Hospital de Campanha (HCamp), estrutura da Secretaria Estadual de Saúde que funciona no Hospital do Servidor Público, em Goiânia

Com 45 mil habitantes, Porangatu registra 23 casos positivos de contaminação pelo novo coronavírus, Desse total – excetuando-se o óbito, segundo a administração do prefeito Pedro Fernandes (PSDB) – cinco pacientes teriam sido curados; um permanecia internado; e 16 permaneciam em isolamento domiciliar. Das 48 notificações registradas em Porangatu, 17 delas já foram descartadas, de acordo com a prefeitura.

Segundo a Secretaria de Saúde de Porangatu, a paciente da cidade que morreu por Covid-19 na capital era portadora de problemas cardiovasculares e sequelas motoras decorrentes de um Acidente Vascular Encefálico, sofrido há mais de 5 anos.

Em resposta por nota às suspeitas levantadas pela família, o município disse que todo o histórico preliminar de saúde de Rosalina está sendo reavaliado.

Porém, a Secretaria de Saúde diz que não se pode afirmar, com certeza, que a infecção pelo novo coronavírus tenha realmente ocorrido no Hospital Municipal de Porangatu, embora tenha informado que a vítima fatal e uma outra idosa foram internadas no mesmo quarto, com quadros ainda sob suspeita de Covid-19, mas com distanciamento adequados entre os leitos. [Com informações dos jornais Diário do Norte e O Popular]

Rosalina é a primeira vítima fatal da Covid-19 registrada em Porangatu [Foto: Reprodução/Arquivo da Família]

Veja também

Botão Voltar ao topo