Eleições 2020Niquelândia

MDB anuncia nome de Erlandio da Gamboa como pré-candidato a prefeito em Niquelândia

Daniel Vilela e Pedro Chaves, nomes de peso do MDB goiano, já declaram apoio para Erlandio, que também recebeu aval do deputado federal José Nelto (Podemos): ex-prefeito Luiz Teixeira também vai subir no palanque do empresário

Após garantir o apoio de expressivas lideranças políticas em Goiás [assista vídeos no decorrer desta reportagem especial] o empresário e agropecuarista Erlândio Amâncio da Luz – o popular Erlandio da Gamboa – teve seu nome confirmado na última semana como pré-candidato a prefeito de Niquelândia pelo diretório municipal seu partido, o MDB, atualmente sob o comando do comerciante Almir Pedroso e Silva.

Segundo ele, antes da definição pelo seu nome, o MDB realizou um trabalho bastante interessante voltado à formação da eventual chapa para o Poder Legislativo com os pré-candidatos a vereador pelo partido, no município. Nessa etapa, Erlandio ainda presidia o MDB em Niquelândia.

“Tivemos a felicidade de aglutinar excelentes nomes para a vereança, mas iniciou-se uma cobrança para que o MDB tivesse um nome de sua base em Niquelândia como pré-candidato a prefeito; e ai as coisas foram fluindo nesse sentido, à indicação do meu nome, para esse projeto aqui na cidade”, comentou Erlandio da Gamboa, em entrevista por telefone ao Excelência Notícias na manhã desta terça-feira (12).

Segundo o pré-candidato, ele garantiu amplo respaldo para viabilizar sua pré-candidatura do ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB), que foi candidato ao Governo do Estado em 2018; do suplente de senador Pedro Chaves (MDB), conhecidíssimo em Niquelândia pelos quatro mandatos consecutivos como deputado federal; e por outro deputado federal, José Nelto, ex-MDB e atualmente no Podemos.

Nesta manhã, quem fechou apoio a Erlandio da Gamboa foi o ex-prefeito por três mandatos, Luiz Teixeira: eleito para o Executivo em 2012 pelo MDB, o delegado de polícia aposentado regressou ao partido por articulação direta de Erlandio. Luiz estava filiado ao PSD em 2016, quando não disputou a reeleição.

Pedro Chaves, Erlandio da Gamboa e Daniel Vilela, em vídeo: apoios importantes ao pré-candidato em Niquelândia [Imagens: Divulgação]

“Encontrei-me recentemente em Uruaçu com o Pedro e com o Daniel quando ambos me garantiram que estarão presentes em Niquelândia, assim que possível [em função da pandemia da Covid-19]; e também no período eleitoral propriamente dito, empenhando-se na minha eventual candidatura, após a convenção do MDB local O Pedro [Chaves] sempre deu um suporte importante para nossa cidade, com carinho por todos os nossos moradores. Ele [Pedro Chaves] também me incentivou muito para que eu assumisse essa pré-candidatura a prefeito pelo MDB”, argumentou Erlandio da Gamboa

Aos 50 anos,  Erlandio  está radicado em Niquelândia desde 1982 onde chegou por convite de seu primo Joaquim Thomaz de Aquino, já falecido, eleito prefeito da cidade em duas oportunidades. Por essa ligação, Erlandio engajou-se ainda muito jovem na politica local. Ele disputou eleições uma única vez, em 1998, para a Câmara Municipal.

Sobre a reunião que teve com José Nelto, Erlandio da Gamboa disse que o deputado federal também mostra-se confiante e empolgado para que o MDB reassuma seu protagonismo na política em Niquelândia.

Após o fortalecimento do nome de Erlandio internamente como pré-candidato a prefeito, houve o entendimento que Almir Pedroso assumisse o comando da legenda em Niquelândia por seu histórico irretocável no partido de companheirismo a outros ex-presidentes, caso de Elias José Asmar.

Daniel Vilela [acima, no vídeo] também gravou mensagem de apoio à Erlandio

Segundo o pré-candidato, o MDB estava um tanto ‘debilitado’ na cidade do Norte do Estado como resquício das eleições estaduais de 2018, época em que boa parte dos ‘emedebistas’ locais encabeçaram apoio à candidatura do então senador Ronaldo Caiado – o atual governador, eleito naquele ano – em detrimento da postulação do então deputado federal Daniel Vilela, que terminou em terceiro lugar na disputa.

A SERIEDADE DO MDB EM NIQUELÂNDIA – “Apesar do momento delicado que a legenda ainda enfrenta no nosso município, o trabalho do nosso partido na cidade sempre feito com bastante seriedade, independentemente de sucesso político. Houve ocasiões em que apoiamos candidatos mesmo sabendo que o resultado [das urnas] não seria positivo. O MDB de Niquelândia sempre um partido bastante leal a seus companheiros; e a seus eleitores. Por isso, é que eu acredito que 2020 será o ano para alavancarmos novamente o MDB por aqui, para alcançarmos um bom resultado nas urnas”, comentou o pré-candidato.

Pedro Chaves, que hoje é suplente de senador, gravou um segundo vídeo em apoio a Erlandio da Gamboa [Imagens: Divulgação]

Um dos primeiros desafios de Erlandio da Gamboa é popularizar ainda mais seu nome, que já é bem conhecido por ele ser o proprietário da Chácara da Gamboa – tradicional recinto de festas variadas na rodovia BR-414 – distante cinco quilômetros da região central de Niquelândia.

SE DISPUTAR E FOR ELEITO, FARIA O QUE?  – Em todos os aspectos da Prefeitura de Niquelândia, atualmente, é necessário que façamos uma ‘mudança radical’. Precisamos ter a consciência que, diante da nossa queda de arrecadação – algo que ocorreu não somente aqui, mas em todos os municípios – precisamos ter o pé no chão e verificar as áreas da administração onde despesas poderão ser enxugadas, principalmente após a paralisação [em janeiro de 2016] da atividade de mineração da Votorantim Metais; e a redução da produção da Anglo American. O município precisa renovar-se economicamente, adotando um novo padrão orçamentário, para que a prefeitura possa voltar a remar em águas calmas”, avaliou Erlandio da Gamboa.

Erlandio da Gamboa garantiu apoio do deputado federal José Nelto [veja vídeo, acima – Divulgação]

Veja também

Botão Voltar ao topo