Eleições 2020Niquelândia

Aline Cintra busca capacitação em Saúde no DF e no RJ para ser primeira-dama em Niquelândia

Gestora das empresas do Grupo Jean Cintra, ela iniciou pós-graduação do Hospital Albert Einstein em março no Rio de Janeiro, antes da pandemia do novo coronavírus: conheça a trajetória da menina nascida no interior do Maranhão, bem como sua disposição para estudar e vencer

Tal como o evento que faria antes da pandemia do novo coronavírus, a jovem empresária Aline Cintra, de 36 anos, atualmente destaca-se como uma das mulheres que mais brilham em Niquelândia, no Norte do Estado. E hoje você saber o porquê.

Sorridente, cativante e dona de um carisma incrível, Aline é casada há 21 anos com o médico-cirurgião Jean Cintra, sócio fundador da clínica CenterMed, na Avenida São José do Tocantins, região central do município.

Ela está à frente do Laboratório Biolab, outra empresa do Grupo Jean Cintra, na área de análises clínicas, ofertando exames diversos com tecnologia e qualidade comprovadas.

Aline nasceu em Joselândia, no interior do Maranhão, hoje com 16 mil habitantes, que dista 335 quilômetros da capital daquele Estado, São Luís.

O município tem um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o Brasil dada sua condição de extrema pobreza.

Em 1999, o jovem niquelandense Jean Carlos Antunes Cintra estava prestes a se formar como médico pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) quando conheceu Aline, sua esposa e companheira até hoje.

Naquele mesmo ano, Aline cursava Direito no então Centro Universitário do Maranhão (Ceuma), hoje Universidade Ceuma. Pioneira no ensino particular, a Ceuma é a mais respeitada instituição privada de Educação Superior daquele Estado.

A BUSCA PELOS MELHORES – “Sempre acreditei que, para sermos eficientes naquilo que fazemos, precisamos estar sempre ao lado dos melhores profissionais; e assim receber orientações de pessoas que são referência em suas respectivas áreas do conhecimento, para se chegar no ponto almejado”, comentou Aline Cintra.

Ao decidir pela mudança com Jean para Niquelândia, Aline Cintra concluiu seus estudos na área jurídica na Faculdade Evangélica (UniEvangélica) em Goianésia, quando se tornou bacharel em Direito.

Antes de se formar, Aline Cintra foi estagiária do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) no Fórum de Niquelândia, inicialmente sem qualquer remuneração.

Com o diploma em mãos, a atual comandante do Laboratório Biolab foi aprovada num processo seletivo do Poder Judiciário para ser assessora do gabinete do então juiz da Comarca, Rinaldo Aparecido Barros.

Em 2006, nasceu a única filha do casal – Marina Carvalho Cintra – que completou recentemente 14 anos. Ao deixar suas funções no Judiciário; Aline Cintra voltou-se mais para a família; e hoje cuida diretamente das empresas do Grupo Jean Cintra, que ela e o marido-médico fundaram e administram com grande afinco em Niquelândia.

MAIS ESTUDOS – A jovem empresária não parou por aí: para distanciar-se do mero rótulo de ser “a esposa do doutor Jean” (algo muito comum em cidades como Niquelândia), Aline Cintra passou a investir em cursos na área da Saúde – especialmente em gestão hospitalar – pois sentiu necessidade de evoluir nessa área e dar o devido suporte às atividades do marido.

Em julho de 2019 – bem antes da paralisação de atividades em escolas e faculdades para evitar aglomerações por conta da pandemia de Covid-19 – Aline Cintra iniciou um ciclo de viagens mensais para Brasília na busca de mais conhecimento.

Às sextas, sábados e domingos, a “pré-candidata a primeira-dama” de Niquelândia – como a própria Aline se define, de maneira bem descontraída – frequentava aulas no IPOG (Instituto de Graduação e Pós-Graduação), dedicando-se a um curso de MBA em Gestão e Auditoria em Sistemas de Saúde.

MBA – cuja sigla significa Master of Business Administration – é um grau acadêmico de pós-graduação destinado a administradores e executivos das áreas de gestão de empresas, como é o caso de Aline Cintra.

CONHECIMENTOS VARIADOS – “Aprendi, por exemplo, como diagnosticar eventuais fraudes no sistema de saúde sobre o gerenciamento de técnicas de faturamento de contas hospitalares; e sobre o déficit no número de profissionais que sabem detalhar os gastos para que um hospital não tenha prejuízo, por exemplo. Mas nós aprendemos também sobre a correta utilização de ‘ferramentas de produtividade’ para melhor desempenho das empresas na área de Saúde; e também para a gestão de atendimento ao público. Essa área, de um modo geral, costuma ser um foco de reclamações entre os pacientes que aguardam por uma consulta ou pela realização de um procedimento”, detalhou Aline Cintra.

Para elas, metas de qualidade devem ser perseguidas a cada dia, tanto na pública como na rede privada – sempre prezando pela segurança do paciente – como é praxe nos procedimentos realizados por Jean Cintra, na CenterMed.

Previsto inicialmente para terminar em dezembro deste ano, o curso de Aline no IPOG deverá reiniciar suas aulas agora no mês de junho, na capital federal.

ALBERT EINSTEIN, O SONHO REALIZADO – Quem assiste televisão regularmente já deve ter notado que, vira em mexe, a imprensa nacional noticia a internação ou falecimento de alguma pessoa famosa – sejam políticos ou artistas – no renomadíssimo e ultramoderno Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, capital.

Após descobrir que o Einstein oferecia, no Rio de Janeiro, a Pós-Graduação em Gestão de Serviços Hospitalares, Aline Cintra não perdeu tempo: ainda na capital paulista, a jovem empresária que criou sólidas raízes em Niquelândia participou das quatro etapas de pré-seleção à uma vaga nesse curso de especialização ofertado pelo Centro de Educação de Saúde Abram Szajman, que é uma unidade de ensino do próprio hospital.

Ao demonstrar que possuía o perfil desejado de gestor, para ser aceita pela equipe do Einstein, Aline Cintra iniciou essa nova fase de estudos no dia 13 de março, na capital fluminense.

As atividades mensais – às sextas, em meio período e no sábado, o dia todo – também seguem suspensas no RJ em função da grande incidência de casos de Covid-19 entre os cariocas.

NÍVEL DE EXIGÊNCIA FOI ALTO – “Apesar da excelente grade curricular do IPOG, eu senti que eu precisava buscar outros conhecimentos que não eram ofertados nessa pós-graduação em Brasília. E a pós-graduação do Albert Einstein, no Rio, já era considerada a melhor da América Latina em gestão hospitalar. Pensei que, se eu já estava atrás de conhecimentos com qualidade, deveria então chegar a 100% na minha área de atuação. Quando a equipe do Einstein me falou da pré-seleção, assustei-me, preocupada se iria ou não passar. Fiz uma prova; e passei por um processo de entrevista em duas etapas em que tive que comprovar experiência e ser proprietária de alguma empresa na área de Saúde, com documentos”, detalhou a sócia-proprietária do Laboratório Biolab.

Antes do novo coronavírus, a previsão inicial de Aline Cintra era concluir o curso em fevereiro do ano que vem, compartilhando a mesma sala de aula com profissionais de conglomerados hospitalares de altíssimo gabarito. “Me senti acuada, como uma formiguinha”, admitiu.

Segundo ela, 80% dos seus colegas de turma na especialização do Einstein são médicos com experiência em gestão como a Rede D’Or São Luiz de Hospitais, uma das maiores do País.

“Depois – graças ao meu jeito de ser, felizmente – logo pude me sentir ‘em casa’ no primeiro dia do curso. Quando eu disse que era pré-candidata a primeira-dama aqui em Niquelândia, os meus colegas realmente me disseram que, no interior, há realmente necessidade de que se tenham gestores com visão de como funcionam os grandes centros médicos do País para que seja possível implantar novas metodologias na prestação desses serviços por parte das administrações públicas municipais”, afirmou Aline Cintra, na entrevista por telefone ao Portal Excelência Notícias no início desta semana.

QUALIFICAÇÃO DE ALTO NÍVEL – Professor de Marketing do Centro de Estudos do Hospital Albert Einstein em SP, Claúdio Tonello [à dir.] é um dos professores do curso de especialização que a empresária Aline Cintra [à esq.], do Laboratório Biolab em Niquelândia, iniciou em março no Rio de Janeiro [Foto: Divulgação]

 

Veja também

Botão Voltar ao topo