CoronavírusGoianésia

24 horas após confirmar 13 casos, Goianésia registra primeira morte suspeita por Covid-19

Conforme noticiado ao longo de toda semana pelo Portal Excelência Notícias, proliferação do novo coronavírus em Goianésia avança de forma preocupante: morte suspeita será investigada pelo Lacen, na capital

No final da tarde deste domingo (12) – apenas 24 horas após a confirmação do 13º caso de Covid-19 na cidade de 70 mil habitantes – a administração do prefeito Renato de Castro (MDB) confirmou a primeira morte suspeita em decorrência da doença.

Na nota oficial – assinada pelo secretário de Saúde de Goianésia, Hisham Mohamed Hamida – foi informado que o homem que veio a óbito havia sido internado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, no sábado (11).

“Prezamos pela total transparência e compromisso com a população de Goianésia”, afirmou o secretário no documento oficial, dando a entender que a gravidade do problema da Covid-19 na cidade será melhor esclarecida por ele à imprensa local, de agora em diante.

Na mesma nota oficial, Hisham Hamida detalhou que o paciente apresentava histórico anterior de problemas de hipertensão e cardiopatia.

Além dessas comorbidades, o paciente que faleceu também apresentava sintomas relacionados com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAS).

De acordo com o secretário, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde, todos os casos de óbitos com suspeita clínica de SRAS são de notificação obrigatória, providencia essa que já foi tomada pela Prefeitura de Goianésia.

Além disso, tão logo soube do óbito, Hisham Hamida determinou que fosse feita a coleta necessária à realização do exame RT-PCR [reação da transcriptase reversa, seguida de reação em cadeia da polimerase] específica para detecção do novo coronavírus.

O material, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, já foi encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Goiânia, que irá atestar se a morte em Goianésia ocorreu ou não pelo novo coronavírus.

Segundo o secretário, essa morte suspeita e os 13 casos já comprovados em Goianésia seguem sob monitoramento pelo Comitê Técnico de Enfrentamento da Covid-19 na cidade do Vale do São Patrício.

No Boletim Epidemiológico divulgado hoje, Goianésia informou a existência de 31 casos suspeitos de contaminação por Covid-19; o descarte de outros 26 cujos exames deram negativo para a doença; e a recuperação/cura de duas pessoas. [Com informações da Prefeitura de Goianésia]

Veja também

Botão Voltar ao topo