Niquelândia

Com 43% dos votos em pesquisa, Teacher Maria do Carmo’s English Course é eleita a melhor escola de inglês de Niquelândia

Maria do Carmo Coimbra recebeu certificado da Triunfo Pesquisas, de Cascavel/PR, na última semana: nesta reportagem especial, confira a história da educadora sul-mato-grossense que prepara alunos do Norte do Estado há 10 anos com metodologia da escola"Cultura Inglesa", referência nacional no aprendizado do segundo idioma

Em levantamento realizado por telefone com moradores de Niquelândia entre os dias 9 e 13 de setembro pela Triunfo Pesquisas (com sede em Cascavel/PR) a Teacher Maria do Carmo’s English Course foi lembrada por 43% das pessoas ouvidas, fazendo assim jus ao “Certificado Melhor do Ano” entre as escolas da cidade do Norte do Estado que ensinam a oralidade e a escrita da Língua Inglesa.

Uma outra escola ficou em segundo lugar, com 33% da preferência das pessoas contactadas; 15% não quiseram opinar; e 9% desconheciam por completo a existência de escolas de inglês em Niquelândia.

Sob o comando da empresária sul-mato-grossense Maria do Carmo Coelho Coimbra – professora de inglês com experiência de 23 anos na atividade – a escola-vencedora funciona desde 2009 na cidade.

Antes restritas à uma sala em sua casa no Bairro Alvorada, as atividades da Teacher Maria do Carmo’s English Course cresceu significativamente nos 5 anos posteriores à sua abertura.

“Certificado de Atendimento e Qualidade” à Teacher Maria do Carmo’s English Course, de Niquelândia, foi outorgado pela Triunfo Pesquisas, sediada em Cascavel/PR [Foto: Reprodução/Portal Excelência Notícias]
Em 2014, dada a demanda que percebeu em Niquelândia, Maria do Carmo transferiu a mais conceituada escola de inglês do município para um vistoso sobrado na Rua Castro Alves nº 25, no Setor Central, onde está instalada até os dias atuais.

O espaço possui três salas climatizadas, equipadas com quadro digital; biblioteca física com livros voltados ao ensino do inglês, em diferentes níveis de aprendizado; computadores; internet em sistema wi-fi; e equipamentos multimídia de última geração.

Com tal estrutura, Maria do Carmo implantou em Niquelândia a metodologia da Cultura Inglesa – tradicionalíssima escola de idiomas, de renome nacional – que foca a vivência contínua dos alunos no aprendizado do inglês.

Aliás, trata-se de uma tradição que vem de berço: durante 25 anos, Maria Luíza Coelho Coimbra, mãe da teacher  (professora), foi proprietária de uma unidade franqueada da Cultura Inglesa.

QUALIDADE COMPROVADA – O engenheiro-metalurgista Danilo Xavier, com seu filho mais novo Caio Emanuel, Maria do Carmo e Helba, que estuda há quatro anos e meio na escola de inglês em Niquelândia: reconhecimento [Foto: Euclides Oliveira]
Nesse trabalho passado de mãe para a filha – que é bastante diferenciado, por sinal – Maria do Carmo objetiva preparar seus alunos em Niquelândia às rigorosíssimas provas de certificação dos mesmos pela Universidade de Cambridge com sede na cidade do mesmo nome, na Inglaterra.

Os exames de Cambridge são aplicados regularmente nas unidades da Cultura Inglesa em Brasília, em Goiânia e em outras localidades do País.

Inclusive, 12 alunos da Teacher Maria do Carmo’s English Course integram o grupo preparatório montado pela empresária ao exame “Cambridge English (PET)”, da instituição do Reino Unido.

Há três anos, o aluno niquelandense Arthur Peixoto foi aprovado no exame FCE, pelo seu esforço e também pela aquisição de conhecimento proporcionada pela escola de Maria do Carmo.

Aceito por milhares de empresas e instituições educacionais em todo o mundo, os exames de Cambridge são os mais populares à comprovação de que o aluno possui as habilidades de aplicação do idioma necessárias para viver e trabalhar de modo independente em um país com o inglês como língua nativa; ou frequentar cursos oferecidos em inglês.

TUDO COMEÇOU NUMA SALA, NA PRÓPRIA CASA – Maria do Carmo com parte de seus alunos, do lado de fora das modernas instalações da Teacher Maria do Carmo´s English Course em Niquelândia: rua precisou ser interditada por alguns momentos para o registro do momento histórico [Foto: Euclides Oliveira]
PAI DE DOIS ALUNOS APROVA MÉTODO – “Como qualquer outro idioma, a língua inglesa requer um tempo grande para subirmos de nível nesse aprendizado. Os meus filhos ainda estão num estágio inicial, mas eu percebo que ambos tiveram uma evolução considerável aqui na escola da Maria do Carmo. Eu, particularmente, estudei inglês em várias boas escolas antes de vir morar aqui em Niquelândia, há sete anos. Aqui, com a Maria do Carmo, estudei durante dois anos. Achei muito interessante o método dela – aplicado de forma bem definida, sendo assim uma escola que eu recomendo – porque nos faz estudar tanto a parte escrita, a gramática e o vocabulário propriamente dito. É um método bem completo, principalmente para quem está começando. Fora isso, a Maria do Carmo é uma pessoa que a gente confia bastante porque ela se preocupa com os alunos de uma maneira geral – inclusive na questão do comportamento dos nossos filhos,  orientando-os sempre, porque são crianças e precisam desse acompanhamento – não ficando esse trabalho dela apenas restrito ao aprendizado do idioma”, afirmou ao Portal Excelência Notícias o engenheiro-metalurgista Danilo Gonçalves Xavier, de 39 anos, morador no Setor Planalto

Seu filho mais novo – Caio Emanuel de Souza Xavier, de 7 anos – estuda desde fevereiro deste ano na Teacher Maria do Carmo’s English Course. Seu outro garoto – João Lucas de Souza Xavier, de 12 – é aluno há três anos da escola de inglês de Maria do Carmo.

Ou seja, três pessoas da mesma família evoluíram no aprendizado do idioma graças à metodologia pela educadora nascida em Corumbá/MS.

EVOLUÇÃO NÍTIDA – “Eu cheguei aqui apenas com o inglês em nível básico, que é ensinado nas escolas de um modo geral.  Na ocasião, vim para cá porque eu já conhecia algumas pessoas que me falaram muito bem da Maria do Carmo. Quando analisei o método que é usado aqui na escola, da Cultura Inglesa, eu gostei bastante justamente porque se trabalha bastante o raciocínio, sem utilizar traduções, privilegiando as habilidades linguísticas e garantindo um aprendizado completo. O próprio material utilizado, da Universidade de Cambridge, é muito bom pelo fato dessa instituição ser reconhecida mundialmente; e também porque o curso de inglês da Teacher Maria do Carmo’s é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação)”, afirmou a administradora de empresas Helba Araújo de Souza, de 32 anos, que é aluna de Maria do Carmo há quatro anos e meio.

Maria do Carmo com a aluna Helba Araújo: jovem estuda há 4 anos e meio na escola e já está se preparando para o exame da proficiência em Inglês da Universidade de Cambridge, aplicado no Brasil pela Cultura Inglesa, rede de escolas de renome nacional [Foto: Euclides Oliveira]
A TRAJETÓRIA DE MARIA DO CARMO – Como fruto da influência materna, Maria do Carmo Coimbra começou a balbuciar as primeiras palavras em inglês com apenas cinco anos de idade.

Hoje, segundo ela, o avanço da metodologia empregada pela Teacher Maria do Carmo’s English Course com alicerce na Cultura Inglesa permite que crianças acima de três anos de vida possam iniciar os estudos.

Para quem já está na idade adulta e está programando uma viagem ao exterior com maior tempo de duração, Maria do Carmo indica períodos de um ano e meio a dois anos de estudos em sua escola, com duas aulas semanais de uma hora cada.

Mas, se a pressa em viajar for grande, pode-se conseguir uma fluência razoável com seis meses de aulas particulares com a própria Maria do Carmo, além das aulas regulares (em turmas de até 12 pessoas, por sala).

Dona de um currículo mais do que invejável, a mais badalada teacher do Norte Goiano graduou-se no Curso Superior em Letras – com Licenciatura Plena em Língua Inglesa – pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), no ano de 2002.

Para aprimorar-se, Maria do Carmo viajou várias vezes para fora do Brasil: seu currículo inclui estudo intermediário no idioma (Intermediate) na Frances School of English (Inglaterra, 1991).

Depois, em 1994, morou nos Estados Unidos onde cursou o terceiro ano do atual Ensino Médio, em Ilinóis.  Em 1998 e em 2005, respectivamente, obteve as certificações First e Advanced em Cambridge.

Após deixar a terra natal na fronteira do Brasil com a Bolívia, Maria do Carmo morou no Amapá e no Mato Grosso,  onde foi secretária-bilingue de uma multinacional canadense da área de mineração.

Ela residia em Mariana (MG) quando o esposo Helton Lemos Carneiro foi contratado pela mineradora Anglo American, em Niquelândia, onde passou a lecionar inglês.

Sobre a pesquisa que lhe deu o primeiro lugar nesse concorrido setor em Niquelândia, a empresária da área de ensino de idioma destacou que o certificado da empresa paranaense é fruto de um trabalho árduo, qualificado e sério de quase uma década com apoio de seu staff (equipe de colaboradores) e com base em muito planejamento – aula por aula, turma por turma e para cada faixa etária – para que a Teacher Maria do Carmo’s English Course chegasse a tão elevado patamar.

OUSADIA PARA CRESCER, COM GRATIDÃO – “Trata-se de um reconhecimento popular de extrema importância, até mesmo pelo fato de eu não ser nascida em Niquelândia. Quando eu comecei aqui, na sala da minha casa, atendia apenas aulas particulares. Mas o empreendimento, felizmente, foi crescendo e tomou uma proporção maior, obrigando-me a mudar para a sede atual. Eu não tive medo desse ‘salto’ na ocasião, pois essa palavra não faz parte da minha concepção enquanto ser humano. Assumi esse risco (de que poderia não dar certo) mas todo empreendedor precisa correr esse risco, quando percebe que está tendo visibilidade, para poder crescer. Com reconhecimento do MEC, sempre trabalhei com a metodologia da Cultura Inglesa – que é reconhecida mundialmente, através dos materiais da Universidade de Cambridge – preparando os alunos para os exames de proficiência no idioma. Hoje, para se ter uma ideia, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) cobra a compreensão dos textos em suas provas. Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a Deus, aos meus pais, ao meu esposo Helton;  à minha filha Pietra; aos meus alunos; e seus respectivos pais; por mais essa conquista (a pesquisa), bem como externar a minha mais profunda gratidão para com a população de Niquelândia, lugar esse onde sou muito realizada pessoalmente e profissionalmente falando”, afirmou a empresária Maria do Carmo Coimbra. Informações sobre preços e matrículas (62) 3354-2625.

ESFORÇO RECONHECIDO – Com 23 anos de experiência profissional – em trajetória vencedora iniciada em Corumba/MS, onde nasceu – Maria do Carmo Coimbra alcançou mais um prêmio em sua vitoriosa carreira como educadora do idioma mais falado do mundo [Foto: Euclides Oliveira]
Botão Voltar ao topo