Niquelândia/Goiânia

Festival Gastronômico de Niquelândia mobiliza Associação Comercial e Poder Executivo em evento da Goiás Turismo, na capital

No lançamento oficial do “Programa Rotas Gastronômicas” na sexta-feira/13 em Goiânia, governador Ronaldo Caiado (DEM) foi convidado oficialmente à participar do "JOSEPHINA’S – Comida de Tradição", previsto ocorrer entre os dias 11 e 12 de outubro na cidade do Norte do Estado

Representantes da Prefeitura de Niquelândia e da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin) estiveram na manhã da sexta-feira (13) no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, oportunidade em que o governador Ronaldo Caiado (DEM) fez o lançamento oficial do “Programa Rotas Gastronômicas”, da Agência Goiana de Turismo (Goiás Turismo).

Como se sabe, a entidade representativa dos comerciantes da cidade do Norte do Estado, em sintonia com o Poder Executivo local, articula com a Goiás Turismo os preparativos para a realização do “JOSEPHINA’S – Comida de Tradição – 1º Festival Gastronômico do Vale Serra da Mesa/Niquelândia-GO”, previsto ocorrer entre os dias 11 e 12 de outubro.

Sonea Stival, Ronaldo (Acin), Giselle, Fabrício Amaral, Ana Mathilde, Geriana e Maria Luíza, no evento da Goiás Turismo, em Goiânia [Foto: Elaine Alves]
A coordenadora de Gastronomia da autarquia, Sonea Stival, é a responsável pela contribuição técnica com a organização do evento estadual em Niquelândia.

Além de Serra da Mesa, a Goiás Turismo quer movimentar a economia de outras nove Regiões Turísticas do Estado – através dos respectivos potenciais culinários – através de incentivos aos Turismo; à Regionalização; à Sustentabilidade; à Inclusão Social; e ao Empreendedorismo, que são os cinco principais pilares do governo do democrata para o setor.

Durante o evento no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, Caiado exaltou as iniciativas de apoio à gastronomia regional da Goiás Turismo, lembrando que vários países europeus fundamentam suas economias nesse setor [Foto: Elaine Alves]
De acordo com o governador, Niquelândia e os demais municípios serão atendidos por essa iniciativa inovadora no Estado, que ofertará identificação dos produtos e realização de festividades gastronômicas; atividades de roteirização e economia da experiência; para agregar valor aos ingredientes existentes – e largamente usados – na comunidade.

Na visão de Caiado, não existe outro caminho para uma resposta rápida, de oportunidades de emprego e renda, que não seja através das atividades ligadas ao turismo, em especial a partir da gastronomia.

RUMO AO FESTIVAL GASTRONÔMICO DE NIQUELÂNDIA – Geriana, Selma, Rubya (Sebrae/Porangatu), Ana Mathilde, Vanusa, Roneide, Giselle e Ronaldo Fernandes/Acin [Foto: Elaine Alves]
“Temos isso presente, como exemplo, em vários países da Europa, principalmente. “Toda pessoa que vem conhecer as riquezas de Goiás quer ter a oportunidade de, após a caminhada ou visita, degustar da culinária local ou conhecer um trabalho mais artesanal”, argumentou o governador.

Na solenidade, o governador ganhou doces e trabalhos artesanais gentilmente levados à Goiânia pelo atual presidente da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia, Ronaldo Fernandes da Silva; pela secretária municipal de Turismo, Roneide Pereira da Silva (que representou o prefeito Fernando Carneiro/PSD); e por sua antecessora na pasta, Ana Mathilde Martins de Souza.

PREFEITURA DE NIQUELÂNDIA MARCOU PRESENÇA – Selma, assessora-técnica da Secretaria Municipal de Governo com as secretárias-titulares de pastas, Geriana Joaquim (Governo) e Roneide Pereira (Turismo), que representaram o prefeito Fernando Caneiro no evento da Goiás Turismo, em Goiânia

Além de Niquelândia, as festas de culinária apoiadas pela Goiás Turismo irão ocorrer ainda este ano nas cidades de Silvânia; de Goiandira; de Cristalina; de Santa Rita do Araguaia; e Terezópolis de Goiás.

De acordo com o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral,  embora as empresas desse ramo de atividade geralmente sejam pequenas no âmbito dos municípios, o volume de trabalho é expressivo resultando num custo-benefício rápido e muito eficiente.

“Esse programa representa muito mais que turismo, prato na mesa e festa. Tudo que apresentamos foi muito bem estudado e vai acontecer do ponto de vista prático. Não são promessas, até mesmo porque a gastronomia, além de ser um dos pilares econômicos do Turismo em Goiás – que gera bastante emprego e renda – é a segunda forma mais eficiente de comunicação entre as pessoas, conforme atestam estudos antropológicos”, afirmou Fabrício Amaral.

Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo: estudos antropológicos citam gastronomia como a segunda forma mais eficiente de comunicação entre as pessoas, segundo ele [Foto: Elaine Alves]

DESENVOLVER PELO TURISMO – O Rotas Gastronômicas faz parte de uma gama de ações do Governo de Goiás por meio da Goiás Turismo, autarquia ligada à Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços e à Goiás Fomento.

Entre estas ações está o projeto para criação de um crédito especial para o desenvolvimento do turismo regional, que seria incluído no Programa Goiás Empreendedor. Desta forma, seria possível equalizar taxas de juros para o desenvolvimento do turismo regional.

Também foi assinado, na última semana, Termo de Cooperação Técnica entre o Governo de Goiás e o Ministério Público do Trabalho para divulgar e fortalecer o projeto “Cozinha & Voz”.

Fora isso, houve também assinatura de convênio com o Sebrae Goiás com objetivo de desenvolver ações voltadas à capacitação de lideranças; fortalecimento; governança; e o fomento da cultura empreendedora às micro e pequenas empresas do segmento turístico em Goiás.

PRESENÇAS – Naquele dia, em Goiânia, além de Caiado, de Fabrício Amaral, e das pessoas diretamente envolvidas com a organização do Festival Gastronômico em Niquelândia, o evento foi prestigiado pelo vice-governador Lincoln Tejota (PROS); pelo secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais; pelos prefeitos das outras cidades beneficiadas com o Programa Rotas Gastronômicas; por deputados estaduais que integram a base de apoio de Caiado na Assembleia Legislativa; pelos presidentes Rivael Aguiar (da Goiás Fomento); Vanusa Valadares (da Ceasa); e pelo diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Derly Cunha Fialho; dentre outras autoridades. (Com informações do Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás).

Lincoln Tejota (vice-governador), Wilder Morais (Indústria e Comércio), Caiado e Fabrício Amaral (Goiás Turismo) – [Foto: Elaine Alves]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também

Botão Voltar ao topo