Niquelândia

“Pesquisa de Audiência do Rádio em Niquelândia”, realizada pelo Excelência Notícias, apresenta resultados do levantamento

Amostra com 1.000 entrevistados foi coletada nos locais de maior movimento da cidade do Norte do Estado, entre a manhã e a tarde da sexta-feira (6): confira, na reportagem, o desempenho das quatro emissoras locais e saiba quem foi a campeã de audiência

Numa iniciativa inédita, o Portal Excelência Notícias realizou na última semana a “Pesquisa da Audiência do Rádio em Niquelândia”.  Com 111.555 acessos únicos entre janeiro e agosto deste ano, o site de notícias teve sua credibilidade reconhecida por uma agência de publicidade de Goiânia, que contratou os serviços do jornalista e editor-geral Euclides Oliveira para tal finalidade.

As partes assinaram um “Termo de Confidencialidade”, pelo qual o Portal Excelência Notícias ficou vedado em divulgar o nome da empresa-contratante; bem como a forma de utilização posterior dos números apurados.

A METODOLOGIA – Com o objetivo de aferir a preferência do público da cidade do Norte do Estado das quatro emissoras de radiodifusão instaladas no município (todas operando atualmente em Frequência Modulada/FM), dez jovens – todas mulheres, acima de 18 anos – foram às ruas de Niquelândia para entrevistar 1.000 pessoas, entre a manhã e a tarde da sexta-feira (6).

TENSÃO E ATENÇÃO – Com o resultado da pesquisa em mãos, participantes da reunião ouviram atentamente o jornalista Euclides Oliveira sobre a metodologia empregada no levantamento [Foto: Lindomar Faustino – Estúdio Níquel Color]
Distribuídas nos locais de maior movimento de Niquelândia (como lotéricas, supermercados e agências bancárias) cada moça tinha a incumbência de ouvir 100 pessoas naquele dia, através de um impresso com questões previamente elaboradas

Elas atenderam chamado do Excelência Notícias através das redes sociais e WhatsApp na quinta-feira (5) quando comparecem à redação, onde forma submetidas à um teste rápido de leitura; dicção; e desinibição na abordagem do público.

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL ACOMPANHOU ANÚNCIO – Ronaldo Fernandes e Fernanda Melo – atuais presidente e vice-presidente da Acin – foram convidados para participar da reunião sobre o resultado da pesquisa de audiência de rádios em Niquelândia [Foto: Lindomar Faustino – Estúdio Níquel Color]
Tudo isso para que o levantamento tivesse êxito suficiente para a obtenção de um número de entrevistados que se aproximasse ao máximo possível da amostra pretendida, de 1.000 pessoas. Niquelândia, como se sabe, possui cerca de 45 mil moradores.

OS NÚMEROS – A apuração dos resultados foi feita na redação do Portal Excelência Notícias das 8 às 12 horas do feriado nacional do sábado (7), em trabalho coordenado pelo jornalista Euclides Oliveira com apoio de duas das jovens que foram a campo à coleta dos dados, no dia anterior.

Eduardo Moreira, no centro da imagem, durante sua explanação em que avaliou os resultados da Rádio Serra da Mesa 87,7 FM na ‘Pesquisa de Audiência das Rádios de Niquelândia’ [Foto: Lindomar Faustino – Estúdio Níquel Color]

Do universo de 1.000 pessoas, as dez moças conseguiram ouvir 948 pessoas (25 fichas de pesquisa foram devolvidas em branco e outras 27 foram extraviadas ou rasuradas, totalizando 52 fichas sem aproveitamento) quando ocorreu o levantamento.

Desse universo de 948 entrevistados, 134 pessoas (ou 14,14% do total) disseram que “não ouviam nenhuma emissora de rádio” de Niquelândia (uma das alternativas da pergunta para apontar a emissora-líder). Apenas quatro pessoas (0,42% do total) disseram que “só ouvem rádios de fora” de Niquelândia.

Ou seja, descontando-se essas 138 pessoas, apurou-se que 810 pessoas (85,44% do total dos 948 entrevistados) compuseram, no dia da pesquisa, a “Audiência Local Efetiva” das rádios de Niquelândia.

Márcio Rocha, da Mantiqueira 92,3 FM e Eduardo Moreira, da Serra da Mesa 87,7 FM, ouviram atentamente a leitura de resultados feita pelo jornalista Euclides Oliveira [Foto: Lindomar Faustino – Estúdio Niquel Color]

OS RESULTADOS – Com 398 votos (dos entrevistados que declararam “ouvir só uma emissora”) mais o acréscimo de 48 votos extras (dentre os 111 que declararam “ouvir mais de uma emissora”) a Rádio FM 104,7 alcançou 446 votos (55,06% do universo pesquisado) sendo considerada a vencedora da “Pesquisa da Audiência do Rádio em Niquelândia”.

Na sequência, com 270 votos (dos entrevistados que declararam “ouvir só uma emissora”) mais o acréscimo de 48 votos extras (dentre os 111 que declararam “ouvir mais de uma emissora”) a Rádio Mantiqueira 92,3 FM obteve um total de 318 votos (39,26% do universo pesquisado), ficando em segundo lugar no levantamento.

O radialista Oesley Santos e também radialista Ilma Aguiar, atual diretora-comercial da Rádio 104,7 FM, prestigiaram a divulgação da ‘Pesquisa da Audiência das Rádios de Niquelândia’ na redação do Excelência Notícias [Foto: Lindomar Faustino – Estúdio Níquel Collor]

Ao obter 17 votos (dos entrevistados que declararam “ouvir só uma emissora”) mais o acréscimo de 8 votos extras (dentre os 111 que declararam “ouvir mais de uma emissora”) a Rádio Serra da Mesa 87,7 FM somou um total de 25 votos (3,09% do universo pesquisado), ficando em terceiro lugar na pesquisa.

Por fim, a ‘caçulinha’ das emissoras – a Rádio Casa Nova FM 87,9 FM – obteve 14 votos (dos entrevistados que declararam “ouvir só uma emissora”) mais o acréscimo de 7 votos extras (dentre os 111 que declararam “ouvir mais de uma emissora”) somando assim um total de 21 votos (2,59% do universo pesquisado), ficando em quarto e último lugar na pesquisa.

BALANÇO – “Entendo que números revelados nesta pesquisa de audiência serão importantes às quatro emissoras de Niquelândia para que seus ouvintes sejam beneficiados por eventuais correções em suas grades de programação, por exemplo”, comentou Euclides Oliveira, responsável pelo levantamento [Foto: Lindomar Faustino – Estúdio Níquel Color]

EM QUE LUGAR AS EMISSORAS SÃO OUVIDAS? A “Pesquisa da Audiência do Rádio em Niquelândia” do Portal Excelência Notícias também apurou em quais circunstâncias as pessoas ouvem as emissoras da cidade do Norte Goiano. Das 948 pessoas (100%) efetivamente pesquisadas em Niquelândia, 503 delas (53,05% do total) declararam que ouvem “em casa” sua emissora preferida.

Outras 210 (22,15%) afirmaram que ouvem “no trabalho” a emissora que apontaram. “No carro, pela cidade, ou viajando” foi a opção escolhida por 101 pessoas pesquisadas (10,65%). E, conforme já assinalado no decorrer desta reportagem especial, 134 pessoas (14,14%) declararam que “não costumam ouvir rádio”.

Oesley, Ilma, Ronaldo, Fernanda, Márcio e Eduardo: rádios de Niquelândia e Associação Comercial da cidade compareceram à reunião [Foto: Lindomar Faustino/Estúdio Níquel Color]
RESULTADO APRESENTADO EM REUNIÃO – No início da tarde da quarta-feira (11), representantes de três das quatro emissoras de rádio de Niquelândia participaram de uma reunião na redação do Excelência Notícias, para que tomassem ciência dos resultados.

Todos foram ‘convidados’ a colocarem seus respectivos telefones celulares numa caixa apropriada, antes da abertura dos números: fotos e filmagens do filmagens das cópias do mapeamento da audiência eram proibidas. Os aparelhos foram devolvidos ao final da reunião.

A Rádio FM 104,7 compareceu ao encontro com a radialista e diretora-comercial, Ilma Aguiar, na companhia do também radialista Oesley Santos. A Rádio Mantiqueira 92,3 FM se fez representar por seu diretor-presidente, Márcio Rocha.

Já o empresário do setor de telecomunicações e internet, Eduardo Moreira, representou a Rádio Serra da Mesa 87,7 FM. Por seu turno, Gidelvan João Ribeiro Firmo – que dirige a Rádio Casa Nova 87,9 FM – estava em Goiânia em outros compromissos e não pôde comparecer.

Leitura dos resultados aferidos na ‘Pesquisa de Audiência das Rádios de Niquelândia gerou grande expectativa nos participantes da reunião comandada pelo editor-geral do Excelência Notícias, Euclides Oliveira (c) [Foto: Lindomar Faustino – Estúdio Níquel Color]
PRESENÇA DA ACIN – A leitura dos resultados da pesquisa foi ‘testemunhada’, por assim dizer, pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (Acin), através do seu presidente, Ronaldo Fernandes da Silva; e da vice-presidente, Fernanda Melo Rodrigues. Os jovens empresários atenderam convite formal nesse sentido do Excelência Notícias, dada a representatividade da entidade classista que atualmente comandam.

EUCLIDES FAZ BALANÇO DO TRABALHO – “Confesso que fiquei um pouco receoso quando fui procurado para fazer essa pesquisa, pelo peso da responsabilidade que me foi conferida. Afinal de contas, nesses 12 anos que moro em Niquelândia, constitui laços de amizade com boa parte dos radialistas e proprietários das emissoras que foram avaliadas nesse levantamento. De um lado, tínhamos a 104 FM – pioneira nesse tipo de frequência em Niquelândia e com 21 anos de história, completados recentemente. Do outro lado, a Mantiqueira 92,3 FM – que operou em AM por mais de 30 anos, de forma muito consistente – tendo migrado para FM há quase dois anos após maciço investimento em modernização de seus equipamentos e sistemas. Já as duas outras emissoras (Serra da Mesa e Casa Nova), que são comunitárias, também possuem seu mérito de disputarem uma posição num mercado radiofônico tão polarizado como o nosso. Creio que os números revelados nesta pesquisa de audiência serão importantes às quatro emissoras, para que avaliem suas virtudes e também suas deficiências, de tal modo que os ouvintes locais sejam beneficiados por eventuais correções de rota em suas grades de programação, por exemplo”, comentou o editor-geral do Portal Excelência Notícias, Euclides Oliveira.

Veja também

Botão Voltar ao topo