Goiânia

Caiado prioriza incentivos fiscais para gerar emprego e renda nos municípios mais carentes do Estado

Em entrevista às rádios Brasil Central AM e FM, da capital - com a participação do Portal Excelência Notícias - governador garantiu na sexta-feira (6) que o combate às desigualdades regionais em Goiás, muito perceptíveis no Norte do Estado, será intensificado em sua gestão

O governador Ronaldo Caiado (DEM) assegurou, na manhã da última sexta-feira (6), que os incentivos fiscais concedidos a empresas no Estado a partir de agora serão alinhados com a necessidade real dos municípios, sobretudo para os mais carentes do Estado.

Caiado fez tal afirmação nos programas “O Mundo Em Sua Casa” e “Fala Goiás em Rede”, veiculados naquele dia pela Rádio Brasil Central AM e pela Rádio Brasil Central FM.

As duas emissoras, como se sabe, integram o complexo da Agência Brasil Central (ABC) em Goiânia. Também composta pela TV Brasil Central (TBC, retransmissora da TV Cultura/SP em Goiás); e pelo Diário Oficial do Estado, a ABC é uma autarquia do Governo de Goiás.

Dentre outros profissionais da ABC, Caiado foi entrevistado pelos jornalistas Gil Bonfim; Alcione Soares; Josiel Meneses, Viviane Gontijo; Débora Orsida; Luciano Almeida; e Kamylla Rodrigues. Foi a 12ª entrevista do governador neste ano à estrutura oficial de comunicação do Estado.

Além de responder a perguntas dos jornalistas da autarquia oficial e dos ouvintes da RBC AM e da RBC FM, o governador também discorreu sobre assuntos pautados por sites de notícias do interior. Um deles foi o Portal Excelência Notícias, sediado em Niquelândia, no Norte do Estado.

FCO VAI PRIORIZAR NORTE E DEMAIS REGIÕES – Ao editor-geral do Excelência Notícias, Euclides Oliveira, Caiado respondeu que o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste (FCO) – bem como os incentivos fiscais dados por seus antecessores no governo – não foram adequadamente distribuídos para que o combate às desigualdades regionais fosse efetivamente bem-sucedido.

Segundo o governador, tal medida poderia ter garantido mais oportunidades de emprego às populações mais carentes não apenas do Norte Goiano, mas também das regiões Nordeste; Oeste; e do Entorno do Distrito Federal, que terão preferência agora na gestão caiadista.

MARA ROSA NA ROTA DO SETOR PRIVADO – Segundo o governador, em recente reunião dele com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o Governo Federal autorizou a construção de um trecho de 330 quilômetros para interligar Mara Rosa – cidade de 12 mil habitantes, no Norte do Estado – até o município de Água Boa, no Mato Grosso, juntamente com a concessão da Ferrovia Norte-Sul.

Para Caiado, essa interligação favorece o avanço do desenvolvimento para o próprio Norte Goiano e também para o Vale do Araguaia.  O governador também prospectou, para o próximo mês de novembro, a assinatura da ordem de serviço à duplicação de 850 quilômetros da rodovia BR-153 no trecho que vai de Anápolis ao Norte do Estado (na divisa de Porangatu com Talismã, no Sul do Tocantins); e do Sul do Tocantins até o Norte do Tocantins, passando por Araguaína até a região conhecida por “Bico do Papagaio” (divisa entre TO, MA e PA)

PARCERIAS POR MAIS IGUALDADE – A meta de transformarmos Goiás num Estado mais igualitário e com qualidade de vida para todos os cidadãos só poderá alcançada em parcerias com a iniciativa privada; com outros agentes públicos; e com a nossa população. Estive recentemente em Águas Lindas, no Entorno, onde percebi grande quantidade de sacolas plásticas jogadas em lotes baldios. Infelizmente, o prejuízo ambiental gerado por esse tipo de comportamento da população é enorme. O povo precisa nos ajudar nesse sentido, mas os gestores locais têm que fiscalizar seus munícipes com rigor”, comentou o governador.

CAMPUS PARTY – Maior evento tecnológico do mundo, a Campus Party encerra-se neste domingo (8) em Goiânia. Ao visitar o recinto de exposições do local, Caiado lembrou da parceria celebrada entre o Estado e os organizadores – juntamente com a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) – que vai garantir a implantação de 15 laboratórios de tecnologia e informática em Goiás.

Desse total, segundo o governador, 11 laboratórios serão destinados para municípios do Nordeste Goiano. Os quatro restantes serão instalados no Entorno do DF.

Sobre essa região, além de citar o reforço nos investimentos do Estado na área da Segurança Pública, Caiado disse que os moradores das cidades do Entorno precisam unir esforços para que seus municípios não apareçam apenas em estatísticas de crimes.

Segundo o governador, quando um morador do Entorno compra um carro zero quilômetro em Brasília – ou mesmo quando não transfere o registro de propriedade do carro (novo ou usado) junto ao Detran dos municípios goianos limítrofes com o Distrito Federal – o volume de impostos e taxas que deixam de entrar no Governo de Goiás prejudicam novos investimentos do Estado para suprir as necessidades da população do Entorno.

OUTROS ASSUNTOS ENFOCADOS – O combate à corrupção e à criminalidade (com apreensões recordes de drogas); o fim da crise no Hospital Materno Infantil; e o trabalho para que a Enel garanta energia elétrica de qualidade para todo o cidadão goiano também foram temas abordados por Caiado na última sexta-feira, nas entrevistas que concedeu à ABC na capital. (Com informações do Gabinete de Imprensa do Governo de Goiás)

MARA ROSA NA ROTA DA FERROVIA NORTE-SUL – Com apoio do presidente Bolsonaro, Caiado prospectou ligação ferroviária do município do Norte Goiano com a cidade de Água Boa, no Mato Grosso [Foto: Divulgação/ABC]

Veja também

Botão Voltar ao topo