Niquelândia

Com 1,2 mil atendimentos por ano, Samu recebe furgão 0Km para renovar frota e melhorar serviço

Sprinter zero quilômetro foi oficialmente entregue ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) na manhã da terça-feira (11) pelo prefeito Fernando Carneiro (PSD): novo veículo foi destinado ao município no final de maio, em evento do Ministério da Saúde no interior paulista

A Secretaria Municipal de Saúde de Niquelândia apresentou na manhã da terça-feira (11) um furgão Mercedes-Benz, modelo Sprinter, zero quilômetro, destinado ao município pelo Governo Federal para renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192).

“Nosso maior objetivo agora é conseguir agora uma viatura com tração nas quatro rodas para atender muitas áreas distantes da zona rural do nosso município. Estamos com um projeto em andamento nesse sentido para ser encaminhado ao Ministério da Saúde, por meio das parcerias que temos com vários deputados, na esperança de que essa conquista se concretize no ano que vem”, comentou a secretaria de Saúde, Maria Aparecida Gomes.

O objetivo do Samu é socorrer rapidamente pacientes com necessidade de serem levados a unidades que prestam serviços de urgência ou emergência – caso do Hospital Municipal Santa Efigênia – para atendimentos clínicos; cirúrgicos, obstétricos; dentre outros, para evitar sofrimento; sequelas; ou mesmo a morte dos munícipes.

NA BASE DO SAMU – Fernando Carneiro (PSD), prefeito da cidade, destacou empenho da secretária Cida Gomes (Saúde) para que a nova viatura do Samu fosse enviada pelo Governo Federal à Niquelândia [Foto: Euclides Oliveira]
Ao final da modesta cerimônia de entrega oficial do veículo, o prefeito Fernando Carneiro (PSD) – que é médico – quebrou totalmente o protocolo do cargo que exerce; e assumiu a direção da Sprinter para que a população da cidade fosse informada sobre a novidade. O vereador Erivaldo Piqui (PSD) também prestigiou o evento.

Enquadrada como Unidade de Serviços Básicos (USB), o novo veículo avaliado em R$ 172.700,00 está equipado com rede de oxigênio; prancha longa fabricada em polietileno (uma espécie de plástico, de alta durabilidade) para imobilização da coluna; colares cervicais; talas de imobilização de fraturas; ressuscitador manual (adulto e infantil); e material de consumo.

Segundo a coordenadora do Samu em Niquelândia, Dennifer Dias, a nova USB foi entregue oficialmente ao município no último dia 27 de maio em Sorocaba/SP, em evento que contou com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

A FROTA – Samu de Niquelândia possui, agora, três veículos em operaçâo: o primeiro, da esquerda para a direita na imagem, é a nova Sprinter, zero quilômetro [Foto: Euclides Oliveira]
Na ocasião, na cidade do interior paulista, o representante do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) entregou 419 novos furgões para 238 cidades de todo o País

Desse total, 298 unidades são para renovação de frota, em função de uma portaria do governo federal que prevê que essa troca ocorra a cada três anos, no mínimo.

Outras 121 ambulâncias foram destinadas para ampliação; expansão; e implantação do serviço. O Samu agora atende 173,8 milhões de pessoas em todo o país (84,6% da população) em 3.672 municípios.

Ao Excelência Notícias, a coordenadora do Samu em Niquelândia disse que a nova Sprinter ainda precisa ser licenciada/emplacada pelo Detran; e ter uma apólice de seguro contratada pelo município para entrar em operação, o que deve ocorrer até a próxima semana.

ENTREGA SIMBÓLICA DAS CHAVES – Cida Gomes recebe as chaves do novo veículo do Samu das mãos do prefeito Fernando Carneiro, ladeado pelo vereador Piqui e parte dos ‘samuzeiros’ da cidade do Norte do Estado [Foto: Euclides Oliveira]
Com a chegada do novo veículo, Niquelândia conta provisoriamente com quatro veículos para o Samu: a mais antiga delas em operação é um furgão Renault Master, ano 2006 (que chegou ao município no final de 2007, quando o Samu foi inaugurado em Niquelândia, Uruaçu, Minaçu e Porangatu).

Porém, Dennifer informou que esse veículo Renault apresentou defeito de fábrica na parte elétrica que nunca foi solucionado de forma o que o furgão deixa de funcionar de repente, estando hoje subutilizado pela pasta comandada por Cida Gomes.

Uma outra van, também Sprinter, fabricada em 2009 – emprestada à Prefeitura de Niquelândia pelo Governo do Estado – está em manutenção para ser devolvida à Secretaria Estadual de Saúde. A outra Sprinter, também em operação, foi fabricada em 2012.

COM ELES, O SOCORRO SEMPRE CHEGA – Cida (Saúde) e Fernando Carneiro prestigiaram as equipes do Samu de Niquelândia, durante a entrega da van zero quilômetro para o serviço [Foto: Euclides Oliveira]
Ou seja, apenas o novo veículo e o de 2012 estarão em pleno uso pela Secretaria Municipal de Saúde em função da iminente devolução da Sprinter de 2009; e da pouca confiabilidade elétrica e mecânica da Master.

“Vale ressaltar que essa nova Sprinter fará os atendimentos do Samu somente dentro da cidade; e que a outra Sprinter (de 2012) fará esse trabalho com os pacientes da zona rural”, comentou a coordenadora.

Segundo Dennifer, são realizados cerca de 1.250 atendimentos por ano pelo Samu de Niquelândia. A equipe é composta  por quatro condutores socorristas; quatro técnicas de enfermagem; e uma enfermeira;  em escala de revezamento 24 horas por dia.

Ou seja, isso resulta numa média de 104 atendimentos por mês, dentre gestantes; pessoas acometidas por algum mal-estar em casa ou na rua; e acidentes de trânsito, casos esses encaminhados ao Hospital Municipal.

REGULAÇÃO EM PORANGATU AINDA CAUSA CONFUSÃO – “É muito comum que as pessoas – ao ligarem para o número 192 da Central de Regulação, que fica em Porangatu – acharem que estão falando com a nossa base do Samu aqui em Niquelândia. E é justamente a central em Porangatu que vai definir se nós vamos ou não prestar o atendimento; se é uma situação de urgência/emergência; e se cabe a nós (ou ao Corpo de Bombeiros) o eventual socorro. No caso do transporte de um paciente de sua casa para o Hospital Municipal ou vice-versa, o Samu normalmente não pode realizar esse trâmite, que ocorre somente em casos extremos quando as ambulâncias da prefeitura não estão na cidade”, detalhou a coordenadora.

SAMU 192  – Cida Gomes, secretária de Saúde de Niquelândia; e a coordenadora do Samu em Niquelândia, Dennifer Dias: próxima meta é a conquista de uma unidade com tração nas quatro rodas, para a zona rural [Foto: Euclides Oliveira]
Dennifer ainda destacou que os condutores e socorristas do Samu em Niquelândia enfrentam muitas dificuldades no dia a dia de trabalho com a aglomeração de pessoas – curiosos de posse do celular, querendo tirar foto de todo tipo de situação.

Ela também recomendou que população em geral evite socorrer às pressas alguma vítima de acidente, pois somente o Samu e os Bombeiros possuem treinamento especializado para imobilização dos pacientes no sentido de evitar o agravamento do quadro clínico.

CIDADES CONTEMPLADAS PELO MINISTÉRIO – Além de Niquelândia, o Norte do Estado recebeu novas viaturas para o Samu de Porangatu; de Minaçu; e de São Miguel do Araguaia. Outras 18 cidades goianas foram contempladas com veículos para renovação da frota no final de maio no evento do Ministério da Saúde no interior de São Paulo, a saber: Águas Lindas de Goiás (1); Anápolis (1); Aparecida de Goiânia (4); Buriti de Goiás (1); Caldas Novas (1); Ceres (1), Crixas (1); Formosa (1); Goiatuba (1); Montes Claros de Goiás (1); Mozarlândia (1); Nerópolis (1); Orizona (1); Pontalina (1); Santa Helena de Goiás (1); e São Simão (1), totalizando 23 novas viaturas para o Samu em Goiás. [Atualizada às 11h17, em 13/06/19]

PRONTOS PARA SERVIR – Equipes do Samu de Niquelândia, devidamente uniformizados, em foto para a posteridade ao lado da secretária Cida Gomes (Saúde); do vereador Erivaldo Piqui; do prefeito Fernando Carneiro; e da coordenadora da equipe, a enfermeira Dennifer Dias [Foto: Euclides Oliveira]

Veja também

Botão Voltar ao topo