Goiânia/Niquelândia

Corredor de 16 anos irá representar Niquelândia no Campeonato Brasileiro de Atletismo, no final do mês

Vinícius Toledo de Paiva sagrou-se vice-campeão do Campeonato Goiano da modalidade nos 800 metros Sub-20 na UFG, na capital: "Projeto Correndo Para o Sucesso", gerenciado pela Associação de Corredores de Niquelândia (ACN), recebe apoio do apoio do MP e do CMDCA

Esporte com pouca visibilidade em Niquelândia, o atletismo tem se mostrado uma importante ferramenta de cunho social para que jovens carentes da cidade do Norte do Estado se afastem do mundo das drogas e da criminalidade.

Prova maior disso são os resultados obtidos recentemente pela Associação dos Corredores de Niquelândia (ACN) na disputa do Campeonato Goiano de Atletismo, ocorrida no sábado/27 no Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

A prova faz parte do calendário oficial de eventos da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Gilson Silvério de Bastos, que preside a ACN, visitou a redação do Portal Excelência Notícias na tarde da segunda-feira/29, bastante satisfeito com os resultados conquistados na capital.

Uma das promessas da ACN, segundo Gilson, é o jovem corredor Vinícius Toledo de Paiva. Com apenas 16 anos e 1m82 de altura, Vinícius foi o vice-campeão do Campeonato Goiano da modalidade na Categoria Sub-20 na disputa da prova dos 800 metros rasos.

Ele cravou o tempo de 2m03s21m e, por muito pouco, não superou o concorrente de São Miguel do Araguaia, que chegou em primeiro com pouquíssima dianteira em relação ao jovem atleta niquelandense.

Associação dos Corredores de Niquelândia (ACN) funciona em sede própria há alguns anos na cidade, como fruto do empenho pessoal do presidente da entidade, Gilson Silvério de Bastos [Foto: Divulgação]
“O Vinícius liderou a prova todinha e perdeu a primeira colocação a poucos metros da chegada. Porém, com esse tempo de 2m03, ele ficou entre os sete melhores corredores do Brasil na categoria dele, que é a Sub-18 originalmente, embora ele tenha concorrido pela Sub-20 na UFG”, detalhou Gilson na entrevista ao Excelência Notícias.

Na oportunidade da visita, Gilson Silvério destacou que Vinícius é um dos 40 jovens da cidade, com idades entre 7 e 17 anos, atendidos pelo “Projeto Correndo Para o Sucesso”.

A iniciativa, sob coordenação da ACN, é desenvolvida em total sintonia com o Ministério Público (MP) de Niquelândia e com o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente (CMDCA), presidido por Reneval Vaz Pires.

“O Vinicius é o mais o mais velho da turma; e atua também como monitor do projeto, nos ajudando nas atividades”, completou Gilson.

Com planos para alavancar a carreira do jovem, o presidente da ACN agora busca recursos na comunidade para que Vinícius possa disputar o Campeonato Brasileiro de Atletismo, na Categoria Sub-20, que será realizado pela CBAt no próximo dia 31 em Bragança Paulista/SP.

A cidade, que é próxima a Campinas/SP, dista cerca de 1.200 quilômetros de Niquelândia. E os custos, evidentemente, não são baratos. Mas, como bom cristão que é, o presidente da ACN está olhando para o futuro, a exemplo do projeto que administra.

EXPECTATIVA É BOA – “Quero que ele baixe o tempo para 1m57s no máximo para que o Vinícius possa lutar por medalhas lá no interior de São Paulo. A nossa intenção, nessa disputa, é terminar entre os três melhores do Brasil. O projeto, infelizmente, não tem verba para essa viagem, mas vamos conseguir. Inclusive, quero aproveitar para agradecer o secretário de Educação, o Wesley (Campos) que tem nos ajudado demais em todas as demandas da ACN com nossos atletas”, relatou Gilson Silvério.

A pequena Kauanny, de apenas 11 anos, ao lado de Gilson: ela chegou em terceiro lugar na Categoria Sub-12 [Foto: Divulgação]
MENINAS TAMBÉM FORAM BEM NA CAPITAL – Além de Vinícius, o Projeto Correndo Para o Futuro/ACN/CMDCA/MP também obteve bons resultados com duas meninas de Niquelândia que também disputaram as provas na UFG, na semana passada.

Kauanny Bonfim Alves da Silva, de apenas 11 anos, foi a terceira colocada na prova dos 800 metros rasos na Categoria Sub-12, com o tempo de 3m42s.

Por seu turno, Sandy Cristina Herneria dos Reis sagrou-se campeã goiana na Categoria Sub-20 na disputa da prova dos 5.000 metros também no Campus Samambaia da UFG. Ela completará 19 anos no próximo mês de junho.

Veja também

Botão Voltar ao topo